Moura em Série

Fala, galera. Sei que De fora da Panela é amanhã, mas como o Moura tá até a tampa de trabalho, hoje essa coluna também abre espaço pra um leitor, o Gabriel Martino lá do Bacanarama que, após ler o post sobre Wolverine e os X-Men aqui, se inspirou pra falar da nova animação do Homem de Ferro no blog dele e tambem enviar pra gente.

Valeu Gabriel, o Moura curtiu a beça ter inspirado seu post e o Bacanarama realmente tá bacana.

Então, vamo que vamo:

IRON MAN ARMORED ADVENTURES


Estreou mês passado nos Estados Unidos a nova animação da Marvel, Iron Man Armored Adventures. Desde que foi anunciada, a série passou a ser vista com desdém pela comunidade nerd. Do seu visual computadorizado (no estilo do mal-fadado desenho em CGI do Homem-Aranha) à história que mostra o Homem de Ferro como um adolescente, certamente haviam muitos obstáculos a serem superados.

Mas será que ela consegue passar por cima do preconceito nerd e surpreender com uma nova e refrescante história de um personagem clássico, da mesma forma que ocorreu com a espetacular O Espetacular Homem-Aranha?

Normalmente eu dou uns quatro episódios de chance para que uma série nova me cative de alguma forma e me faça continuar assistindo. Às vezes mais, já que algumas séries demoram mesmo pra engrenar. Desisti de assistir Iron Man Armored Adventures depois do segundo episódio (na verdade o terceiro, pois o piloto é episódio duplo). Precisa falar mais? Tá bom, então eu falo.

Quais são algumas das características clássicas de Tony Stark? Beberrão, gênio, mulherengo, playboy... Coisas que o filme estrelado por Robert Downey Jr. apresentam muito bem. Nada disso você vê em Iron Man Armored Adventures.

O que temos aqui é um jovem Tony Stark que tenta encontrar tempo entre as aulas para atuar como o Homem de Ferro e investigar a morte do seu pai. Além disso, sendo órfão de pai e mãe, ele vive com uma família adotiva. No caso, mamãe Rhodes e o melhor amigo de Tony, Jimmy. É um Tony Stark que mais parece Peter Parker.

O que me faz questionar o que diabos os criadores dessa animação estavam pensando. Se você vai querer fazer uma série caça-níqueis, seria mesmo uma boa idéia remover o que há de mais memorável no personagem para criar uma versão genérica de outro? Se você for fazer um desenho animado do Homem de Ferro com sucesso, tem de ser algo que possa ser visto por adultos (que notam facilmente as falhas de lógica no roteiro, como “o que um gerador que pode explodir um prédio está fazendo NO MEIO DOS TRILHOS DE TREM?”). Senão você acaba com um resultado tão idiota quanto Iron Man Armored Adventures ou, se você ainda tentou ser um pouco mais fiel, tão pateta e ridiculamente anos 90 como o desenho que passava na Fox Kids.
Além de Tony, também aparecem na série uma incrivelmente irritante Pepper Potts e Flash Thomp... Ops, Happy Hogan. Como eu disse, tentaram fazer do Tony o Peter Parker. O vilão principal no início é Obadiah Stane, que causou a morte do pai de Howard Stark no mesmo “acidente” de avião que causou o dano no coração de Tony. Aliás, aí está outra característica clássica eliminada aqui: nada de guerras. Tony não cria a armadura pela necessidade de escapar do cativeiro. Acredite se quiser, ele constrói a armadura de bobeira. É apenas um a forma de mostrar que Tony Stark é um menino-gênio. O que posso dizer? Mais babaca impossível.

Não demora para o Mandarim aparecer, como um velho samurai de máscara e armadura negra, quase lembrando um Darth Vader invocado. Todo e qualquer potencial para o vilão é jogado fora que quem está por trás da máscara é Gene Khan, coleguinha do Tony que aprisiona Zheng Khan, o Mandarim original da série.

Talvez a série pudesse ser assistível se a animação fosse boa, com algumas cenas de ação empolgantes. Mas nem com isso podemos contar. O que podemos mesmo contar é com animações recicladas. A qualidade (ou falta de, nesse caso) do visual pode ser comparada com uma versão mais limpa de jogos do final do Playstation 1, como Fear Effect 2, que usa uma forma parecida de cel-shading, mas com menos tecnologia e muito mais estilo.

Mandarim ou Darth Vader em versão japa?


Eu não estava esperando algo bom, mas realmente gostaria de ter me surpreendido, como aconteceu com O Espetacular Homem-Aranha. Aquela série mostrou que as primeiras impressões podem estar erradas, e se você der uma chance, pode acabar se deparando com uma ótima história, que respeita o original.

Iron Man Armored Adventures pega toda essa boa-vontade que o Aranha conseguiu juntar e joga tudo por água abaixo. A série não presta em nenhum aspecto, nem mesmo encarando como um “What if...?” A não ser que você seja insone, evite como se fosse a dengue. Se você for insone, assista e durma bem.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus