Moura em Série

Wolverine e os X-Men

Bom, depois de a Pin pisar em cima do filme do baixinho canadense e sapatear sobre o mesmo, tenho que dizer que não to nem um pouco animado por assistir essa pérola.
Mas... Isso aqui não é uma coluna de cinema e nem de quadrinhos, então me coloco aqui falando do desenho animado que parece ter chegado apenas para embarcar de carona no sucesso do carrancudo com máscara de carnaval. Wolverine e os X-Men.


Comecemos pelo principio. Perceberam que o nome do desenho começa com WOLVERINE e os x-men. Alias, esse deveria ser o nome dos filmes dos mutunas. Aqui se segue à cartilha certinha do que foi feito no cinema. Logan é fodão, líder, indestrutível, bacana, massa véio. O resto do povo fica ao redor dele babando ovo ou sendo alivio cômico.

Isso, na real, me dá vontade de vomitar.

E por isso, eu não gostei do desenho.

Eu sei que parece questão de gosto, mas vai mais além. Os X-Men são uma equipe, um grupo. O desenho dos anos 90 era bem fiel a isso.
Mas estamos no século XXI e Logan, talvez o único personagem anti-heróico que estourou nos anos 80 (eu sei que ele foi criado antes, mas era um coadjuvante uarévaaa) e continuou com sua fama aumentando cada vez mais, assume aqui a vaga de protagonista por ser mais popular.

E isso eu digo: eca.

Mas por que, Moura, se ele vende mais, não colocar o nome dele no titulo?
Por que eu acho que X-Men é muito mais que Wolverine. Um desenho solo do Wolvie? Concordo plenamente. Colocar os mutantes como coadjuvantes de luxo do mesmo? Sou contra.

“Todo mundo pra trás que quem manda aqui sou eu!”

Ou então teríamos que mudar alguns títulos de séries para “Sawyer and the Losties”; “Rachel and her Friends”; ou ainda “Hiro Nakamura and the League of Heroes”.

Assisti a uma meia dúzia de episódios do desenho e posso dizer que é extremamente bem produzido. Os roteiros são meio clichezentos, mas a premissa começa bem: um ataque na mansão faz Jean Grey desaparecer e o professor Xavier entrar em coma, acabando assim com os X-Men. Algum tempo depois Logan resolve reuni-los novamente para enfrentar uma ameaça que se aproxima.

Bom, minha critica hoje vai se ater ao fato do Logan ser alçado a um papel que acaba por estragar o personagem.

“Maaaaaassa véiooooo!!!”

Ciclope é e sempre foi o líder dos mutantes. Ele pode ser frio, calculista, chato algumas vezes, mas o principal cerne do personagem é ser o líder perfeito, sempre tentando fazer a coisa certa e decidindo os rumos dos mutantes. Scott Summers é o Jack Shepard dos X-Men. Tire isso dele, e temos um personagem inexpressivo. É isso que sobra no personagem do desenho. Numa tentativa besta de inverter papéis, Scott se torna o outsider, sofrendo pela perda de Jean, enquanto Logan assume a liderança da equipe.

E é aqui que o costeleta perde toda a graça, pois não é mais aquele renegado do grupo, o melhor no que faz, resmungão e politicamente incorreto. Vira um personagem deslocado, bonzinho, que fala grosso e nada mais que isso.

“Sim, Zord. Estamos prontos para morfar!”

Perdeu-se aqui a chance de um verdadeiro desenho de qualidade da equipe para apenas seguir tendências. Nenhum, observe bem, NENHUM personagem do desenho tem destaque, para que não possa ofuscar o Wolverine. Estão ali apenas para constar, e para dar apoio ao protagonista.

Esqueça Tempestade, Fera, Vampira e até mesmo a Emma Frost, que finalmente debuta em animação. Logan vai resolver tudo, e os outros só estão ali para fazer a figuração adequada.

Tipo síndrome de Pescador Parrudo, sabe?
Acho que é isso. O Logan do desenho (e dos filmes) é o Marcos Pasquim. Sem camisa boa parte do tempo, comendo todo mundo, foda pra caraleo, arrebenta com a cara geral e todos os personagens ao redor só servem para ressaltar o quão fodástico o personagem é.
Será que o Carlos Lombardi escreveu os filmes e o desenho?

“Só falta meter o adamantium”

Só pra finalizar, sinto falta de alguém com o gabarito do Joss Whedon escrevendo uma versão em movimento de sua Astonishing X-Men. Uma lição de como trabalhar os X-Men como um grupo, respeitando e demonstrando todas as características essenciais de seus personagens. Um desenho (ou série, ou filme) em que o Logan é sim o cara foda e melhor no que faz, mas que não roube para si todas as personalidades, qualidades e características dos demais heróis, deixando-os como não muito mais do que seres inertes e apáticos.

“Primeiro lugar em vendas do Marvel Legends! Batuta!!”

E é isso aê

Até o próximo episodio

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus