Freud Explica

E ae, cambada, duas semanas sem Freud Explica!! Que beleza, hein? Tem uma galera preparando os fogos de artifício ai, crentes que se livraram de mim!!

Mas nããããããoo, não é assim não, malandrão!! O velho Freud aqui é duro na queda!!

Seguinte, peço desculpas pelas falhas. Teve trampo em excesso aqui, teve feriado de São Jorge (sim, o matador de dragões) na quinta passada (só no Rio galera, morram de inveja) e por isso deixei o Uarévaa na mão, mas tamos de volta, atendendo as súplicas de uns 2 ou 3 que deram falta dessa humilde coluna. Vlw pessoal!!!

Pra começar, tenho uma resposta de quase um mês que ficou incompleta, então vamos a ela:
Pergunta de Rufus, o Bode!: "Não, nossa ciência não é uma ilusão. Ilusão seria imaginar que aquilo que a ciência não nos pode dar, podemos conseguir em outro lugar." — Freud
Essa frase é realmente sua ou é de algum wannabe? Se a frase não for sua, você concorda com ela?
É minha não, cara, eu só só um blogueirin de merlin... Essa frase ai é do pai da psicanálise, um Freud ainda mais véio que eu. Ela vem do texto O Futuro de uma Ilusão, que eu acabei de achar na net e não tive tempo de ler ainda, não gostaria de opinar agora sobre a frase fora de contexto, mas retomo esse tema sem falta na próxima coluna, beleza? Quem mais quiser ler, o link tá no nome do texto, quem sabe podemos discutir algo profundo aqui semana que vem, hein?

Então vamos ao complemento que eu fiquei devendo... Li o texto do verdadeiro Freud (que na verdade é um livro inteiro publicado por ele em 1927) e é bastante interessante, mas realmente nem precisava ter lido pra responder essa, pois o sentido que eu imaginava pra essa frase, fora de contexto, acabou sendo exatamente o mesmo ao ler o livro todo.

Resumão, MUITO RESUMIDO MESMO da bagaça: Segundo o velhinho de charuto, a religião, com as idéias de um pai todo poderoso que zela por nós e promete a vida eterna, aplaca uma série de insatisfações comuns aos homens que entrariam em atrito com a necessidade de viver na civilização. Ele bate e assopra na idéia de Deus (mais bate que assopra) dizendo ser uma ilusão mas reconhecendo sua necessidade para a civilização. A parte mais polêmica certamente é quando ele compara a religião com uma “neurose obsessiva infantil”, uma fase da humanidade que deve ser superada para dar lugar à razão científica.

Mas a pergunta era simplesmente se eu concordo, certo? Vou parar de enrolar e chegar logo lá: NÃO!!

Posso ir para o inferno agora pelo que vou dizer, mas a questão é que, assim como Freud, eu considero difícil crer em Deus da forma como a igreja o coloca, o ser todo poderoso consciente que olha por nós (e faz de nós todos participantes do maior reality show de todos, hehehe) mas eu discordo do velhote quando ele atribui que a ciência vai ter um dia explicação racional para tudo. Não vai.

Cada descoberta científica se desdobra em muitas outras. Ele mesmo cita, coisas dadas como certas em uma época, mudam totalmente quando se descobre mais do assunto. E, não sei dizer como, haja ou não uma entidade superior, eu acredito que há alguma razão maior para a existência da vida, algo que nunca será totalmente compreensível e faz com que os complexos mecanismos universais existam e botem a máquina toda pra funcionar. Quem sabe se a fé, de alguma forma, não faz parte disso? Muitos cientistas acreditam e trabalham em cima dessa questão. Um dia saberemos? Eu duvido.

Perguntas de Monster:
1) Mussum e Zacarias vão voltar em Blackest Night?
Claro que não, pois a DC certamente só vai trazer de volta gente sem graça alguma comparado a essas figurassas hilárias que nunca poderão ser substituídas.
2) E quem vc confia no Uarévaa (depois da revelação final do Algures)?
Eu acredito em mim. Em Yoko e em mim... Opa, quer dizer... Na Yoko é o John Lennon quem acreditava... No Uarévaa todos são suspeitos até que se prove o contrário, temos até um Skrull na equipe!! Aqui só acredito em mim mesmo (mas não recomendo a ninguém fazer o mesmo, Muaaahahahah).

Pergunta de Rufus!, o Bode: Esta correto afirmar que a maioria das pessoas é mediocre?
Eu diria mais, todo mundo é medíocre, de alguma forma. Cuma? Sim, é isso mesmo....
Medíocre básicamente significa mediano, comum, portanto qualquer um que não se destaque dentre a maioria pode ser considerado medíocre. Como para se destacar, óbviamente, a pessoa deve estar acima da média, é impossível que a maioria se destaque, então, sim, a maioria das pessoas é medíocre. Falando assim, pode soar natural ser medíocre, mas não é nada agradável ser considerado assim, irrelevante, vulgar, até porque tudo depende muito do critério utilizado para “medir” essa mediocridade. Todo mundo é medíocre se você considerar que é impossível se destacar em tudo. Quem se destaca, por mais áreas em que consiga, sempre vai ter um número ainda maior de coisas em que é medíocre. E uma pessoa das mais “simples”, que nunca tenha alcançado nenhum destaque, talvez considerada medíocre por todos, pode às vezes te passar através de uma mensagem ou atitude algo que valha mais do que muita coisa “importante” que você já fez ou aprendeu na vida.

Perguntas de Madruga Man:
1) Se a gente pede um café no restaurante, o café vem frio a gente reclama, se o cafe vem quente a gente esfria, pq?
Porque a tiazinha do cafezinho não é a Mãe Dinah, ou ela serviria o café exatamente na temperatura que cada pessoa gosta de tomar, hehehe

2) Direito penal é aquele q trata das relacoes entre aves?
Tudummm-Tssss…. Apelo ao meu direito blogal de não responder essa tiradinha infame.

3) Pq cueca nao se chama Paueca?
Porque a cueca serve pra proteger as partes íntimas masculinas, e existem homens eunucos, como o Bátema, por exemplo, que não tem pinto algum para proteger. Portanto chamaram de cueca, de forma a não discriminarem os eunucos, afinal todos os homens tem a parte de trás, pelo menos. Há também a teoria que o nome venha da utilidade da veste em aparar a eca que, obviamente, não sai do pinto.

Perguntas de Marcelo Soares:
1) Com quantas críticas se faz um quadrinho nacional?
Com nenhuma. Podem ser quantas forem, mas só elas, por mais importantes ou não, construtivas ou não, relevantes ou não que sejam, não fazem nada sozinhas. Se dependesse só de críticas não haveria nenhum quadrinho nacional.

2) Por que o nerd brasileiro é tão louco por Super-Heróis Nacionais?
Ele é? Sério? Está certo disso? Como já discutimos num ótimo texto do leitor Fábio, Super-Heróis brazucas nunca emplacaram aqui como lá nos EUA. Torço cada vez mais por bons quadrinhos brazucas, mas dos poucos que já li ainda não conheci um de super-herói brasileiro (não estou falando simplesmente feito aqui, mas com características e estórias passadas no Brasil) com potencial pra se tornar um grande sucesso, nem mesmo que seja restrito aos “nerds”.

Pergunta de Rafael Rodrigues: Porque?
Porque SIM e não discuta que você é novato aqui, Sr. Rodrigues.

Perguntas de flasHQ:
1) Por que o Superman em um desenho velhaco (aquele onde ele falava "para o alto e avante!" que passava no SBT) sempre repetia: Santa Escócia?
Porque adaptaram assim a expressão “Great Scott!”, que os americanos usam pra expressar surpresa, e que o Super também usava com frequência nos quadrinhos, embora Santa Escócia não tenha Nádia a ver com a expressão original, hehehe... Outro personagem famoso a usar muito essa expressão é o Doc. Emmett Brown, da triologia De volta para o futuro.

2) Por que dizem "Macacos me mordam"? Qual a origem e significado disto?
Posso estar enganado, mas creio que foi mais uma dessas “traduções” espetaculares feitas aqui para substituir expressões de desenhos americanos, nesse caso, no desenho do Popeye que falava "Well, blow me down!" (“Bem, ventanias me empurrem!") e aqui acabou virando não só “Macacos me mordam!", mas também "Tubarões me mordam!" ou "Camarões me belisquem!" O significado, assim como a Santa Escócia, era de surpresa diante de alguma coisa.

3) Qual o primeiro super-herói americano? Qual o priomeiro super-herói japones? Qual o primeiro super-herói do mundo?
Ok, reuni essas 3 numa só pra facilitar o entendimento pois essa é bastante controversa. No blog antigo já respondi a uma pergunta parecida, explicando que considero o Superman como o primeiro super-herói, pois antes dele o próprio termo super-herói não existia, apesar de já existirem outros personagens que poderiam se enquadrar no que se considera um super-herói. Exemplo: O Zorro é de 1919 enquanto o Super é de 1938. Outro exemplo é o Fantomas, criado em 1930 por Ichiro Suzuki e Takeo Nagamatsu, que é considerado por todos o primeiro Super-Herói Japonês, e foi criado antes do Super Homem.

4) Quais os heróis brasileiros mais relevantes?
Se estamos falando de Super-heróis, (porque se forem heróis nacionais históricos, a lista é grande, meu amigo) creio que os mais famosos até hoje são o pioneiro aqui, Capitão 7 e o Raio Negro de Gedeone Malagola, mas não posso deixar de citar o meu favorito, o OVERMAAAAN!!


5) Como saber se um determinado hermafrodita é uma moça com um bingulim de brinde ou um cara com uma perereca acoplada?
Cara, esse lance é complicado. Geralmente os intersexuais (termo correto para quem nasceu fisicamente entre o sexo masculino e o feminino, tendo parcial ou completamente desenvolvidos ambos os órgãos sexuais) tem um dos órgãos mais desenvolvidos do que o outro o que eventualmente leva a decisão de eliminar o órgão menos desenvolvido. São raros os casos (1 a cada 2000) em que ambos os órgãos se desenvolvem igualmente. Só que muito se discute hoje sobre a legitimidade de se retirar um órgão sexual deles logo que nascem, como acontece a maioria das vezes, pois a “identidade sexual” do indivíduo só poderia ser determinada quando ele tivesse discernimento para decidir a que sexo pertence.

6) Por que o Gordon Schumway era chamado de Alf?
Porque esse era o nome verdadeiro dele lá no planeta Melmac, de onde ele veio. Pô nem acredito que você não sabia dessa… mas tudo bem… TÁ LIMPOOO!!
------ ERRATA ------
Eu sou um jegue, e respondi essa na pressa, foi a última que entrou pois eu já tinha fechado as respostas outro dia e hoje ao postar que percebi que tinha mais uma. Uarévaa... O fato é que , na pressa, li a pergunta errado, e, como o próprio flasHQ comentou ai, a resposta correta seria que ALF é a sigla para Alien Life Form (Forma de vida alienígena), e é por isso que o personagem é chamado assim na Terra.

Pergunta de Hammer: qual o video game mais longo do mundo (o que as pessoas perdem mais tempo jogando para zerar)?
Rapaz, dessa aqui eu realmente não consegui a resposta. Procurei um bocado pela net, óbviamente por jogos possíveis de se zerar, pois tem muito jogo que simplesmente não acaba. Encontrei muita gente citando os jogos Daggerfall e Oblivion, da série The_Elder_Scrolls e um cara no Yahoo Answers disse que é o NetHack, mas nenhuma fonte que eu pudesse comprovar a resposta. Então deixo essa pro VOCÊ EXPLICA de hoje. Vamos ver se algum de vocês consegue me superar na habilidade de busca Netgooglewikipediana e trazer uma resposta definitiva pra essa (com alguma explicação ou fonte que comprove isso, claro).

E o vencedor do último VOCÊ EXPLICA, Freud, vai falar ou não? Claro!! A pergunta era "O que fazer se apenas um dos irmãos siameses for condenado à cadeira elétrica?" e mais uma vez ele, Rufus!, o Bode, o cara que acha que não sabe perguntar, soube responder!!

Só há problema se os brothers estiverem juntos pela bunda, se for por outra parte do corpo da pra só um se sentar, se não for esse o caso é só mudar a sentença pra câmara de gás e dar uma mascara pro inocente.

Palmas pra ele que venceu a segunda seguida!! E vamo que vamo, continuem perguntando que prometo estar aqui quinta que vem.

Abraço e bom feriadão a todos.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus