No Cinema com a Pin

Ok Ok caros leitores Uarevianos.... Ta na hora de mais um aquecimento!! Nessa quinta entra em cartaz o quarto filme de um dos personagens mais clássicos do cinema: Indiana Jones! E eu, como uma fãzona desse cara, preparei um mega-especial-aquecimento pra essa data....

O personagem, criado pelos gênios George Lucas e Steven Spielberg, é um arqueólogo de vida dupla: além de ser um professor de Arqueologia de uma universidade, Henry Jones Junior é um aventureiro destemido que busca relíqueas pelo mundo.

Em 1981 foi lançado o primeiro filme da até hoje, trilogia, do personagem: Os caçadores da arca perdida. A história se passa no ano de 1936, o arqueólogo Indiana Jones é contratado para encontrar a Arca da Aliança que, segundo as escrituras, conteria Os dez mandamentos que Moises trouxe do Monte Sinai. Mas como a lenda diz que o exército que a possuir será invencível, Indiana Jones terá como adversário na busca pela arca perdida o exército nazista, em missão a mando próprio do Adolf Hitler.

È desnecessário dizer que o filme foi marco na historia do cinema. George Lucas conseguiu repetir o sucesso de sua primeira criação (Star Wars galera!), com um universo totalmente diferente. Curioso, que a primeira escolha para o papel não foi o interprete do charmoso Han Solo, mas sim o bigodudo que na época bombava no papel principal da série Magnus na TV, mas sinceramente eu não consigo imaginar outra pessoa com o chicote, chapéu e pistola além do excelente, um dos melhores no cenário mundial do cinema na minha opinião, Harrison Ford.

O filme recebeu 9 indicações para o Oscar de 1982, e levou pra casa 5 estatuetas, nas categorias de melhores efeitos especiais, melhores efeitos sonoros, melhor som, melhor edição e melhor direção de arte. Destaque para melhores efeitos especiais, que é a marca da dupla responsável pelo filme, depois do show de inovação que deram ao criar Star Wars, Lucas e Spielberg mandaram muito bem de novo e criaram um novo universo que é atual até hoje. O filme foi feito antes de eu pensar em nascer, e eu assisto admirando o milagre que eles fizeram pela tecnologia da época. Foi nesse filme que eles criaram a histórica cena do arqueólogo correndo da bola gigante, referencia principal do personagem junto com sua eterna música, que volta a aparecer no novo filme.

Como todo bom filme de sucesso, o personagem ganhou sua continuação 3 anos após o lançamento do primeiro filme e em 1984 estreava nos cinema Indiana Jones e o Templo da Perdição. Diferente do primeiro e terceiro filme, onde Indiana Jones enfrenta os nazistas, na trama desse filme o arqueólogo é convocado para recuperar pedras mágicas roubadas por um feiticeiro e libertar uma aldeia onde ele faz sacrifícios humanos e escraviza crianças.

Embora esse seja o segundo filme da trilogia, seguindo a cronologia do personagem, os acontecimentos de Indiana Jones e o templo da perdição ocorreram antes dos de Os caçadores da arca perdida. Certamente, esse filme não teve o impacto e o sucesso do primeiro, de toda a trilogia é ele que apresenta a trama mais pesada, envolvendo mais mortes e até sacrifícios. É o filme mais fraco do personagem, mas não chega a ser ruim.

E chegamos a cereja do bolo dos filmes do arqueólogo aventureiro, em 24 de maio de 1989, estreava a terceira parte da história de Indiana Jones. Nesse filme, Jones vai a procura de seu pai, Henry Jones, desaparecido enquanto procurava o Santo Graal. Seguindo os rastros dos pais, Indiana volta a encarar os nazistas que assim como seu pai estavam a procura do objeto sagrado.

Pra mim, Indiana Jones e a Última Cruzada é o melhor de toda a trilogia, e grande parte disso se deve a excelente química na tela entre dois monstros do cinema. Sean Connery, embora seja apenas 12 anos mais velho que Ford, entra na história como o pai de Indiana Jones e junto com o personagem principal, dá um show em frente as câmeras. A cena do incêndio no quarto enquanto os dois estão presos na cadeira é memorável.

Em termos de prêmios, o segundo e o terceiro filme não foram tão bem sucedidos quanto o primeiro, mas mesmo assim faturaram o Douradinho de melhor efeitos especiais, entre outros prêmios menos conhecidos.

Ficaram com saudades, com vontade de rever todos os filmes? Eu recomendo, junte a galera, façam baldes e baldes de pipoca e façam uma maratona pra relembrar toda a história, pois nessa quinta feira, estréia nos cinemas de todo o Brasil, o quarto filme de Indiana Jones, que pelo que vi até agora, manteve a essência original do personagem. O filme promete, e eu e vocês sabem quem (não? O Duende poxa!), estaremos na estréia mais uma vez e aguardem segunda que vem o review completo do filme.

Ate semana que vem
Bjus
Pin!

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus