PalhetadA



Bom Dia senhoras e senhores, hoje falarei sobre uma banda das antigas que foi ressurgida nos dias atuais pelo extraordinário jogo...Guitar Hero!!
Bão, se tem uma coisa boa que aconteceu com a explosão desse jogo incrível (além de dar a sensação de tocar uma música inteira, seja no controle ou na guitarra e ter a moral de “transformar” qualquer mané num cara de respeito! Rs..) foi resgatar bandas que o pessoal já não se lembrava mais a não ser quando tocava em festinhas daquele tio pentelho! O fato é que a banda da semana voltou a figurar nas rádios graças ao GH, e hoje falarei dessa banda de nome complicado de se pronunciar mas bacana demais de ouvir! Hoje....vamos de Lynyrd Skynyrd!
Van Zant um menininho pentelho de 16 anos na época se juntou com uns colegas de escola e montaram uma banda chamada Noble Five. Os fedelhos não queriam saber de estudar nem a pau, e sempre que podiam (e sempre que não podiam também) cabulavam aula para tocar e beber, e eram sempre perseguidos pelo professor de educação física – Leonard Skinner – que suspendia os moleques a torto e a direito...rs..de tanto se repetir a cena os caras da banda fizeram uma singela homenagem ao “querido” professor e fizeram uma apresentação usando o nome do psor, a resposta foi tão forte da galera que os assistia que imediatamente mudaram o nome da banda para Lynyrd Skynyrd. E em 1971 ( O Freud já tava velho gente ) um produtor se interessou pela banda e pelo poder vocal de Van Zant, e em especial por um som dobalacobaco...”Free Bird” (famosa por ter uma melodia inicial maravilhosa, um lirismo incrível e um solo monstruoso de 6 minutos e pouco...furioso!!). Logo saiu o primeiro CD dos caras "Pronounced’ lêh-nérd ‘skin-‘nérd" estouraram nos States de imediato! Foram convidados a abrir os shows do The Who e receberam o disco de ouro pelo sucesso de “Sweet Home Alabama” (Para quem nunca ouviu a banda, os caras conseguem fazer uma mistura de Country, Blues e Hard Rock, de um jeito único! Hoje tem bandas que mesclam estilos diferentes mas na minha opinião, não conseguem manter uma qualidade sonora elevada como LS).
Tudo ia bem pacas para a banda quando no dia 20 de outubro de 1977 o avião privativo da banda ( um Convair 240 turbo) cai perto de uma floresta em Mississipi, num sobrou ninguém para contar história, por sorte não estava a banda completa no vôo e Gary Rossington e Allen Collins montam em seguida a Rossington Collins Band junto com a vocalista Dale Krantz, mas não vinga... Depois do acidente de avião o mundo do LS parecia resumir-se a coletâneas com gravações antigas e um disco-tributo ao vivo ("Southern by the Grace of God"), que conta com a participação especial de Steve Morse, Charlie Daniels, Jeff Carlisi e Donnie Van Zant (38º Special), subindo ao palco 5 guitarristas para tocar em "Free Bird". Infelizmente a banda nunca mais teve a mesma força sem o vocal de Zant, hoje o Lynyrd Skynyrd é só um uma banda com um passado glorioso que para muitos fãs...acabou em 1977.
Apesar de ainda ser desconhecido de uma grande parte da comunidade do Rock, o Lynyrd Skynyrd tem 19 CDs lançados, uma 3CD–boxset e já vendeu mais de 30 milhões de álbuns até hoje. O LS é um ícone nos States e a fama do clássico "Sweet Home Alabama" é tão grande que já virou cover de vários grupos pop (até o Green Day toca nos seus shows) e até foi citada num diálogo no filme Con Air, quando Nicholas Cage comenta "sutilmente", ao som da música, que espera que o avião em que estão também não caia...

Bom, deixo o vídeo de Free Bird ao vivo altamente recomendado para apreciar esse solo que na minha opinião figura entre o meu top10 solos de guitarra (ainda vou fazer uma matéria falando mais sobre isso..aguardem).



Boa Semana povo!
Let´s Roooooock!!!!
Duende Amarelo!

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus