Talking With Gods


"Eu vivi tudo aquilo. Eu me tornei o personagem. Ia aos mesmos lugares que ele, praticava seus rituais, me envolvia com os deuses, e punha tudo nos quadrinhos. Isto me deixou à beira da morte." 
(Grant Morrison)





Tem uma ideia que vaga pela minha mente desde meus 15 anos que conflui com pensamentos de Grant Morrison: de que somos todos Deuses, e que o autor britânico leva para suas histórias de super-heróis transformando-os em arautos, inspiradores para a divindade que existe dentro de nós se elevar e nos tirar da condição de simples humanos. E Talking With Gods (Conversando com Deuses), que mostra a caminhada do escritor Britânico, só me reforça esse pensamento.

O filme  passa a limpo os 30 anos da carreira de Morrison, e os momentos de sua vida que inspiraram suas histórias. Narrado pelo próprio autor, o video fala de seus primeiros anos na Escócia, inicio de carreia nos quadrinhos, dos anos 90 quando ele resolveu viajar pelo mundo e experimentou toda uma loucura de ácidos possivéis, a mistura de sua vida pessoal com os seus quadrinhos e as recentes buscas em fazer quadrinhos pertinentes dentro do mainstream americano.

A lista de entrevistados também inclui alguns dos criadores de quadrinhos mais populares e influentes como: Warren Ellis (The Authority), Geoff Johns (Lanterna Verde), Frank Quitely (Novos X-Men), Dan DiDio (Vice Presidente Sênior, e Diretor Executivo do Universo DC), Frazer Irving (Homem de Ferro), Phil Jimenez (Homem-Aranha), Cameron Stewart (Mulher Gato), Jill Thompson (Sandman), Mark Waid (The Flash).



Assim como Morrison, acredito que os heróis das histórias em quadrinhos são uma das grandes criações do século XX, e que ideias são tão poderosas que podem de verdade tornarem-se reais. Conversar com os Deuses não é só se entupir de drogas e alcançar um campo metafisico/espiritual diferenciado, não é ser abduzido por alienígenas, não é falar com seres gigantes de outra dimensão. É, sim, dialogar com a fonte vital galáctica que se propaga desde o Big Ben pelo cosmos e existe dentro de cada um de nós, é ouvir a voz poderosa do pós-humano e deixar que ela se liberte, mesmo que seja em páginas de papel de quadrinhos.

Conhecido por trabalhos inovadores e contraculturais como Os Invisíveis, e reinvenções audaciosas de super-herois como Grandes Astros Superman, Homem Animal, Patrulha do Destino, Liga da Justiça e Batman, nesse documentário ficamos sabendo mais sobre a pessoa Grant Morrison, e vale muito a pena ser visto não só por quem é fã do trabalho dele, mas quem gosta de refletir sobre o universo dos quadrinhos e seus personagens icônicos.

Abaixo deixo o filme completo e legendado para quem quiser se aventurar no mundo insano e divertido de Morrison:

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus