Paraíso ou esquecimento

“Reclamar apenas, sem propor alternativas, não adianta nada”
Jaques Fresco





Não sei se vocês conhecem o Projeto Vênus (tenho a impressão de já ter feito algum post sobre, mas não tenho certeza). Mas achei interessante postar este vídeo aqui. Para quem não sabe, é uma iniciativa de Jaques Fresco (Designer, arquiteto, Futurólogo e mais um monte de outras coisas) e Roxanne Meadows que há décadas trabalham na criação de um novo modelo de sociedade, diferente de tudo o que já foi visto antes.

Imagine um mundo onde todos as coisas necessárias para o ser humano (casa, comida, roupa, comunicação, transporte, etc), estejam disponíveis para todos, sem exceção, sem uma etiqueta de preço. Isso mesmo, assim, de graça. Um mundo que, segundo os criadores desta proposta, seria livre dos principais problemas que afligem a humanidade hoje, como egoísmo, ganância, pobreza, fome, ignorância, criminalidade, violência... É isto que é o Projeto Vênus.

Para quem não conhece, parece “bom demais para ser verdade”, não é? De fato, parece. Mas o que diferencia o Projeto Vênus de sistemas de governo como Socialismo/Comunismo ou de propostas semelhantes baseadas em fé religiosa, é que a economia baseada em recursos não é um ideal; é um estudo sistemático e planejado durante décadas de trabalho e dedicação sobre a melhor forma de utilizar nossos recursos em prol da sobrevivência do planeta e da humanidade, sempre atualizados com nossos conhecimentos científicos atuais.

É claro que existem detalhes que (pelo menos para mim) são discutíveis, mas o conceito básico por trás desta ideia me interessou bastante e é algo do qual concordo muito. O vídeo abaixo dá um panorama geral do nosso mundo e explica com detalhes o conceito da economia baseada em recursos e é bastante convincente, racionalmente falando.

Mas é importante comentar que atualmente o Projeto Vênus geralmente é vinculado ao Movimento Zeitgeist, que começou com um documentário cagador de regra sobre conspirações e por esta razão é mal visto em alguns círculos. Só que o Projeto Vênus não tem NADA A VER com o movimento Zeitgeist, pois já existe há décadas e há muito tempo antes. O que acontece é que o movimento descobriu o projeto Vênus e hoje é um dos seus divulgadores. Peço que deixem esta questão de lado e se foquem no vídeo, e a partir daí tirem suas próprias conclusões.

Um mundo melhor é possível? Com certeza. O projeto Vênus é o caminho? Bom, aí já é outra história, e eu não sou o mais indicado para dizer. De uma coisa eu estou convencido: Do jeito que as coisas estão atualmente no mundo, não dá para continuar.

(O vídeo tem legendas em português, é só apertar o botão “CC” no player e escolher o idioma - se não aparecer no player aqui, assistam direto no Youtube)

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus