La Jetée

CURTA VOCÊ TAMBÉM
por Freud


A história de um homem marcado por uma imagem de sua infância.



La Jetée é um curta de ficção científica francês de 1962, em preto e branco, feito por Chris Marker. Foi montado usando uma sucessão lenta de fotos, com alguns efeitos de aproximação ou distanciamento, acompanhada de trilha e narração, exceto por um trecho mínimo realmente filmado.

Queria ver esse curta desde que soube ter servido de inspiração para Os 12 Macacos de Terry Gilliam, através dos extras do DVD, e esses dias finalmente lembrei de procurá-lo na internet (achei AQUI).

Embora o final do curta seja óbvio, desde o início, para quem já assistiu Os 12 Macacos (e o mesmo vale pra 12 Macacos se você vir esse curta antes), La Jetée é uma bela obra que vale muito a pena conhecer.







Um ótimo conto envolvendo viagens no tempo e futuro apocalíptico que mais do que inspirou Os 12 Macacos. Não só a história mas até muito do visual do filme de Terry Gilliam vieram de La Jetée.

Os 12 Macacos compartilha mais do que o final com La Jetée, mas acrescenta coisas únicas a história, se tornando mais do que um remake, no entanto, sem diminuir meu prazer em conhecer o curta que com seu ritmo, beleza de imagens e narração, cria empatia com o protagonista e emociona.

La Jetée foi o único filme de ficção de Chris Marker, artista multimídia cujos outros filmes são documentários. La Jetée ficou em primeiro lugar numa lista da Time dos 10 melhores filmes sobre viagens no tempo.

Apesar do final conhecido e do ritmo lento (pros que reclamam da lentidão de Blade Runner, esse ai então...) espero que tenham curtido essa dica de curta.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus