LULU

Eae galera! To de volta e hoje u vou falar sobre o Projeto do MetallicA com o Lou Reed, que pra mim é justamente o contrário é um projeto do Lou Reed com o MetallicA.

E ta dando polêmica pra cacete esse novo trabalho!!


--------------------------ATUALIZADO--------------------------------

Vamos bater um papo sobre isso?

Eu vou tentar ser mais imparcial possível na análise do CD e depois vocês jogam as pedras beleza?

Antes de começar a ouvir o CD você PRECISA saber que não vai encontrar NADA do que espera do trabalho do Metallica...dito isso (ainda mais por mim). Encare “Lulu” como um a peça de teatro do mais alto nível e amplie seus conhecimentos culturais, musicais e se liberte do preconceito.

Pra dar uma base sobre qual a idéia de se gravar o “LULU” Lou Reed se inspirou nas peças teatrais de Frank Wedekind. Um dramaturgo Alemão que escreveu "Erdgeist" (Espírito da Terra) e "Die Büchse der Pandora" (A Caixa de Pandora), foram escritas por volta do século XIX para o XX, e contam a história de LULU, uma vagaba que morava em Londres e fazia a festa dos homens por lá, chegando a se prostituir fodidamente (redundante?) até ser vítima dum famoso Estripador chamado...Jack. (Entenderam agora a capa?)

Com essa Idéia Reed, fez versos fortes e perturbadores como “"I will swallow your sharpest cutter. Like a colored man's dick." Ou “Little dog don't have much at all. A puny body and a tiny dick." trecho da faixa Little Dog" Ah, preciso dizer que Lou Reed quando era moleque foi submetido a um tratamento de choque para “Curar” seu Bissexualismo....pesado né?



É um trabalho difícil de se ouvir, confesso. Não vão achar melodia na voz de Lou Reed....a letra é recitada, como se narrasse um trecho de um filme....ou no caso uma peça de teatro. É perturbador o contraste entre o peso do MetallicA e a voz fúnebre do cara.

Sendo curto e grosso...não gostei do trabalho logo de cara...mas aprendi a ouvi-lo. Esse é o segredo.

Por que? Duas coisas me incomodam... Poesia (coisa que eu realmente não gosto) e a falta de melodia na voz de Lou Reed, realmente musicalmente não me agrada nenhum pouco! Mas, virando a “chavinha” dentro da cabeça e imaginando uma grandiosa peça teatral na sua frente com uma trilha sonora dessas rolando...é um trabalho para se tirar o chapéu!



É totalmente contraditório eu falar que não gosto do que ouço, mas quando a sua imaginação entra e cria um mundo na sua mente, com cores, personagens e situações...LULU vira uma grandiosa obra de arte.

Não é um CD pra ouvir indo viajar...é um CD pra ouvir E viajar.

Essa é a magia desse trabalho ousado e absurdo! Incomoda, dói no ouvido...como eu disse antes, é perturbador. Mas não dá pra ignorar o fato de ser um desafio gigantesco das duas partes (Metallica e Lou Reed) envolvidas, fazendo um terceiro desafio nascer naturalmente, fazer VOCÊ ouvi-lo.



Alguns falam que é uma merda completa...outros falaram que é uma obra prima musical como a muito tempo não se ouvia, o fato é que certamente só você vai poder responder se é bom ou não, é pessoal e intransferível.

Ninguém vai sentir a emoção de uma Montanha-Russa por você.

Dica que eu dou aqui é deixe o preconceito de lado e dê uma chance aos seus ouvidos. É uma experiência estranha, desconfortante...desafiante.

Por que no momento em que eu termino essa matéria eu estou ouvindo LULU em alto e bom som... continuo dizendo que não é meu estilo favorito de “arte” mas que tenho que dar os devidos créditos...tenho!

Vou encerrar com uma frase de James Hetfield que disse em uma entrevista.

“Tenho certeza de que alguns fãs do Metallica vão pensar ‘este é o novo álbum do Metallica e eu não gosto’. E não é isso. Este é um projeto que nos foi apresentado e nós quisemos encarar o desafio."

E você topa o desafio? (clica na foto)


--------------------------ATUALIZADO--------------------------------

HOJE (8 de Novembro) o Lou Reed e Metallica fizeram uma apresentação no programa Later... With Jools Holland, da BBC2, onde tocaram "Iced Honey" e "White Light/White Heat". Confira os vídeos abaixo.







Let´s Rock
Duende Amarelo

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus