Andreas Englund: O velho como novo


É fato que nossa sociedade tem uma cultura, ou pelo menos um fetiche, maior voltada pra juventude, corpos belos, fortes, repletos de cores, atitude e ação. Mas, também é fato que a faixa de população idosa cresce consideravelmente a cada dia e são ou menosprezados ou muito mal representados tanto em termos de cultura quanto de mídias. 

Então, mais do que curioso, fiquei animado em ver um trabalho dentro do universo dos quadrinhos, em especifico dos super-heróis que tanto gosto, que busca trazer esse lado pós vida adulta e juvenil. Estou falando do trabalho de Andreas Englund.



Diretor de arte numa empresa de publicidade de Estocolmo, Englund já abocanhou vários prêmios internacionais, inclusive três Leões de bronze de Cannes. O artista sueco se apropriou da cultura quadrinhistica dos super-heróis para mostrar o cotidiano de um já aposentado e idoso personagem, produzindo uma série de pinturas hiper-realistas colocando um super-herói em problemas comuns do humano e da sua idade, sempre com um toque de humor.

“O humor pode ser o portador de mensagens que são de outra forma difícil de transmitir. Para mim, liberta meus pensamentos e idéias e, ao mesmo tempo, abre portas para novas rotas e ângulos”

Segundo a Folha de São Paulo, seu super-herói nasceu há sete anos. De lá para cá, o artista já pintou 18 telas, que capturam momentos da vida dessa insólita figura. Seu trabalho vem sendo exposto em galerias e hotéis de Estocolmo, além de ter figurado numa mostra na Noruega e de ter recebido citações em concursos internacionais.

Achei simplesmente fantástica a idéia, não que seja inédita, afinal já vimos caricaturas de heróis velhos em todo tipo de blog sem qualidade por aí, mas eram mais brincadeiras com icones já existentes que algo novo, criado do "zero". Me fez questionar por que não um super-herói de terceira idade? Será que aquele leitor de quadrinhos das antigas que hoje é um avó não gostaria de ver um herói que o representasse? 

Tá, eu sei que quadirnhos de supers são escapismos e o que o cara vai querer é menos ler sobre alguém com dificuldades para segurar sua própria urina, mas eu mesmo gostaria quando velho de ver algo assim. E ainda por cima seu trabalho tem uma qualidade artística muito legal, que enche os olhos, será que seria mesmo legal uma HQ dentro dessa temática ou é só viagem alucinógena minha mesmo?

Enfim, confira mais um pouco do trabalho desse excelente artista:


Além do “velho herói”, Englund tem outras maravilhosas pinturas em seu site oficial: http://artofdala.com/

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus