Preconceito Musical



Essa semana no Uarévaa estamos tratando sobre consciência! Cada um tem a sua. Mas o que a sua lhe diz a respeito do Preconceito? Seja ele racial, futebolístico ou musical? (óia rimou...rs) Pois é, rola muito no cenário musical também e vou levantar a lebre aqui pra gente bater um papo.



Ter um gosto diferente do comum gera um certo “eca” das pessoas, desde que você não sofra algum tipo de preconceito tudo bem. Digo isso por que o ser humano nasce puro e ignorante, somos bombardeados por informações, conceitos, preconceitos e valores. Isso de certa forma vai moldando a personalidade, caráter e uma coisa que gosto de chamar de “lado humano”. No contexto preconceito musical, chega a ser absurdo o nível de babaquice das pessoas, vou contar uma história curta que aconteceu comigo no colégio.

“Em meados da década de 90 eu era um cabeludo (juro meo...eu tinha cabelo!) de calças rasgadas, com correntes penduradas no cinto, munhequeira e camiseta do Metallica sempre que possível. E na escola eu era o único nesse naipe. Um belo dia na saída da escola eu sou cercado por uma turma que eu nunca tinha visto na vida e começam a me questionar sobre o meu conhecimento da banda que eu estava vestido... para cada resposta errada, um belo murro.

Para o azar dos brigões não errei as perguntas e ainda corrigi uma ou duas sobra banda e essa eu lembro... rs... me perguntaram:

- Que cor era a batera da Pearl do Lars no Álbum Preto.

- Então, a cor da batera usada na tour era branca e não era da Pearl, era uma Tama”



Um olhou pro outro e ficaram com aquela cara de merda e pararam por ai... me deram um tapinha nas costas e falaram uma frase que eu nunca me esqueço.

- Mandou bem cabelo, você é roqueiro mesmo... Estamos testando os paga pau de banda por ai... Daqui pra frente você pode usar a camiseta aqui na região, blz? Ou se quiser fazer parte do nosso grupo tbm é uma boa!

- Não, não valeu.”

Cara, isso foi em 90 e lá vai fumaça e juro, não é invenção... Aconteceu comigo na porta do colégio! Eu estava todo arrebentado se eu fosse um fã de 2 ou 3 músicas e não conhecesse a banda... Quer dizer que não posso usar a camisa do U2 por não saber a cor do óculos do Bono em 93? Qualé?

O Rock tem várias vertentes, vários rótulos, vários expoentes... e ai é que mora o perigo. Eu explico.

Quando o rock era apenas o Rock and Roll, o grito de liberdade e rebeldia de uma geração inteira... Era encarado como um estilo satanista, coisa do capeta e isso marcou os roqueiros para todo o sempre. Quando você diz por ai que gosta de rock automaticamente na cabeça de outra pessoa soa um alarminho “Ou fuma maconha, ou é bêbado ou é porco... ou todas as anteriores juntas.” Esse é o rótulo do roqueiro no mundo. É o cara mal encarado, cheio de tatoos que se tu falar um bom dia, é briga na certa!

Hoje tem a galera que curte o som colorido, o chamado som Emo, sofre um preconceito FUDIDO, talvez por não levar a imagem do roqueiro citado a cima. O Fato é que chega a ser homofóbico para alguns conviverem com um Emo. (veja bem, estou citando os Emos pq hj é a tribo que de longe mais sofre com o preconceito pelo seu estilo, mas isso ocorre com diversas pessoas que gostam de outros estilos, ok?) E isso meu amigo, é esquecer que aquela pessoa é antes de qualquer coisa.... humano.

Várias bandas se colocam contra o preconceito, seja ele em qual grau ou gênero. Citar Bono Vox é chover no molhado, mas é uma figura mundialmente respeitada pelos projetos que faz questão de participar. Não sou um grande fã da banda dele, gosto de algumas músicas, mas é inegável e é absurdo não respeitar um cara como esse.



Bono é um cara que da a cara a tapa! E você? É capaz de ajudar alguém pedindo comida no farol?

Outro cara que veio antes de Bono e tinha uma ideologia incrivelmente humanista era Jonh Lennon. Acho que não preciso apresentar muita coisa sobre o cara, né?



Vimos a forma light de dar um tapa na cara do mundo…mas e a porrada pesada? Não consigo pensar em outra banda que batia tanto como Rage Against the Machine! Crítca social uma atrás da outra.



Enfim galera, fico por aqui mas com muita coisa a ser dita sobre esse tema que estamos abordando em vários níveis aqui no Uarévaa.... participa ai.

Let´s Rock

Duende Amarelo.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus