Kirby Super Star Deluxe


AEEEE!! Hoje tem colaborador novo aqui no "De fora..." É o Berserk X 33 que mandou uma série de posts bem legais pra gente.. já faz algum tempo, admito. Não tem saído por total vagabundagem do velho Freud aqui que vos escreve, peço penico 3 vezes por isso!! PENICO, PENICO, PENICO!!

MAS AGORA ACABOU A MOLEZA!! Vamos retomar essa coluna aqui regularmente com os posts dele e outros que já chegaram. E mande o seu post tambem!! Envie DJÁ seu texto e imagens pro "De fora da panela", através do e-mail contato@uarevaa.com.


Jogos Velhos Que Valem a Pena Lembrar:
Kirby Super Star Deluxe

Bem, como meu primeiro texto para o Uarévaa, gostaria de começar falando de um assunto que eu entendo bem.

Quem lembra do Super Nintendo? 
(A melhor pergunta seria quem jogou Super Nintendo, já que hoje em dia  pessoas acreditam que num existia video game antes do PS2)

Quem lembra de Kirby?

Então, eu estou aqui para lembrar um jogo de Super Nintendo que me faz lembrar por que eu ainda acredito que o mercado de video game esta matando os video games.

Kirby Super Star Deluxe (ou seu ÓTIMO remake pra DS Kirby Super Star Ultra) era um jogo onde você controlava o bicho rosa e glutão Kirby, que tem o poder de comer (sem sacanagem) seus inimigos e roubar os poderes deles, e pode voar enchendo o corpo de ar e balançando os braços.




(Imagens são todas da versão DS, com gráficos redesenhados. Eu ia tirar as imagens da versão SNES, mas perdi meu save)

Até ai tudo bem, um jogo normal. O que tinha de especial neste jogo era que ele vinha com 9 jogos em 1 (6 “completos” e 2 minigames e 1 modo combate). Mas o porem é que os 6 jogos completos e o modo combate tem exatamente os mesmos personagens e os mesmos controles. E isso pode parecer meio sacanagem.

Como eu vou explicar aqui, isso não é sacanagem, mas eu vou fazer um paralelo com jogos de hoje em dia.

Bem, como eu disse são 7 jogos com mesmos controles e personagens, isso soa meio preguiçoso mas na verdade ele demonstra uma diferença entre “fazer mais com o mesmo” e “fazer mais do mesmo”.

Os jogos de Kirby Super Star Deluxe se tratam de:

1-Spring Breeze

2-Gourmet Race

3-Dynablade

4-The Great Cave Offensive

5-Revenge of Meta Knight

6-Milk Way Wishes

7-Megaton Punch

8-Samurai Kirby

9-Arena





Destes jogos, de 1 a 6 são completos, 7 e 8 são minigames e 9 é o modo combate. O que diferencia estes jogos são os detalhes e como eles foram montados.

Spring Breeze:

Montado como os clássicos jogos de plataforma, nele você avança por telas, chega num chefe e passa para o próximo mundo/nível, coisa bem linear, mas um bom ponto de partida, nele você pode se acostumar com os controles, que se você apertar Start você pode ver os comandos e quando você tiver poderes absorvidos, você poderá ver seus golpes também. Nele a historia é simples, o rei Dedede roubou toda a comida do reino e você tem que recupera-la. As fases são longas e para a época ele estaria próximo de estar no patamar de jogos promocionais.

Gourmet Race:

Neste jogo, você tem que apostar corrida com o rei Dedede, e o que conseguir a melhor pontuação das 3 corridas ganha. É admitidamente um jogo curtíssimo e não passaria de um minigame em outras circunstancias, mas ele serve como o segundo jogo a ser jogado e o ajuda a pegar o jeito dos controles, e nele você vai aprender a manusear melhor o personagem e trabalhar os obstáculos.

DynaBlade:

É aqui em que os jogos começam a se aproximar de serem completos. Ainda bem curto para o padrão da época, em Dynablade, você passa por várias fases com variados cenários e nele existe um mapa e segredos, como salas e até fases secretas. Nele você tem que descobrir o que está causando os ataques da ave Dynablade. Neste você joga sem muito diferença do modelo mais padrão nos jogos de plataforma, mas é como a passagem que Super Mario Bros fez para Super Mario Bros 3. As fases são bem maiores e muito mais complexas.

The Great Cave Offensive:

Este sim é um jogo completo, garantido que você levara no mínimo uma tarde pra terminar ele sem detonados ou saber o que está fazendo, ele segue um estilo mais aventuresco, neste jogo, ele foge do estilo plataforma padrão e passa a ser um estilo aventura/exploração. Nele você vai parar dentro de uma caverna e fica preso e tem que achar outra saída.
O porem deste jogo é que pode explorar TODO o mapa do jogo, ele é todo interligado e não possui fases, assim como os jogos no estilo Zelda. O divertido deste jogo é achar os baus do tesouro escondidos e pra isso você vai ter usar tudo o que você aprendeu com os 3 jogos anteriores e aprender alguns truques novos para poder coletar todos.
Neste modo também passa ser extremamente interessante usar jogar com um parceiro, pois devido a natureza exploratória e os quebra cabeças, um player 2 passa a ser de muita ajuda. O chefe final é criativo e se você for atras dos tesouros com certeza vai levar mais que uma tarde pra bater, mesmo com detonado (a não ser que você jogue de 2, daí a coisa fica mais fácil).

Revenge of Meta Knight:

Este aqui é um dos jogos curtos, não daria um completo mas é um pouco maior que Dynablade, alias, se jogassem Dynablade e Revenge of Meta Knight num mesmo jogo com os 2 seguidos passariam como um jogo completo, incluindo o fato que Revenge of Meta Knight se passa um após Dynablade contando até com a ave gigante te ajudando. Nele você tem que parar um golpe de estado orquestrado por Meta Knight invadindo sua fortaleza voadora e parando ele.
O grande diferencial deste jogo é o fato de que em vez de os cenários e fases se passarem como se tudo que tivesse acontecendo fosse só com você, ele pega a ação e joga nos cenários, fazendo ela acontecer em volta do você, como o cenário sempre mudando porque pedaços da fortaleza explodem, soldados correm atras de vocês, e até perseguições em alta velocidade. Essa técnica era muito usada por jogos de ação como Contra 3 e Assault Suit Valken, e realmente mostra como eles davam atenção pros detalhes.
Ele mostra a evolução dos jogos de plataforma com o jeito simples e estatico de Spring Breeze, as fazes longas e complexas de Dynablade e fechando com Revenge of Meta Knight, com sua ação e dinâmica.

Milk Way Wishes:

Este é outro jogo que passaria por um jogo completo, ele não é linear e você pode completar os mundos em qualquer ordem e no final você abre o ultimo mundo.
Neste jogo você tem que achar Nova, a lendária estrela dos desejos e desejar para que o sol e a lua parem de brigar para que a noite e o dia voltem ao normal.
O diferencial deste jogo é que aqui você não pode mais absorver os poderes dos inimigos por comer, portanto você tem que achar estatuetas que contem eles, a após obter as estatuas você poderá usar este poder a hora que quiser. Nele, você tem uma mapa totalmente livre que você pode navegar e escolher entro os mundos disponíveis e completa-los para obter as estrelas necessárias para acordar Nova.
Cada mundo representa um tema e tem poderes diferentes para serem obtidos, e vale a pena usar um parceiro pra jogar neste aqui também, pois ele fica bem divertido já que os dois podem ser quem eles quiserem.
Os mundos variam de temas como as estações (com o cenário e as passagens mudando de acordo com a estação), o munda noite, onde tudo é difícil de ver, o mundo da luta onde existem várias salas recheadas de subchefes, o mundo das maquinas onde tem vários botões dos mais variados efeitos.
No mundo final você ainda passa por uma fase de tiro com a Star Chariot, e o seu parceiro pode entrar na brincadeira também, tomando um passo para os clássicos de navinha. O chefe final é muito legal também.

Megaton Punch:

Um minigame em que você tem quem é o mais forte tentando partir o planeta ao meio (isso é possível, e muito legal), acerte a potencia, mira e equilíbrio, e você dará o golpe mais forte. Legal para passar o tempo.

Samurai Kirby:

Um minigame de quem saca mais rápido. Espere o apito a aperte o botão o mais rápido o possível, é fraquinho mas vale a pena pra testar os reflexos.

Arena:

É aqui que o jogo brilha, você começa numa sala com todos os poderes disponíveis, é só você escolher qualquer um e pular na estrela, eu pessoalmente recomento jogar com um parceiro, pois a maquina só vai te atrapalhar.
Este modo funciona como um boss rush cooperativo, nele você tem que enfrentar todos os chefes do jogo em ordem aleatória até chegar ao chefe final de Milk Way Wishes, que sempre vem por ultimo.
É o modo mais divertido do jogo e suas habilidades serão colocadas a teste pois a vida é limitada e perder significa começar do começo de novo.

Agora, falando do remake que eu citei la em cima, ele tem alguns jogos extras que valem a pena jogar, como Revenge of the King, Meta Knight Ultra, Helper to Hero e The True Arena. Também possui alguns minigames mas me enjoei rápido deles.

Revenge of the King:

Continuação direta de Spring Breeze, se passa logo apés a derrota de Dedede onde ele pode revanche e você tem que lutar contra uma horda de inimigos novos para alcança-lo. Se colocassem Spring Breeze a este seguidos também dariam um ótimo jogo completo para bater numa tarde. Segue o mesmo estilo do spring breeze só que com uma dificuldade maior e com fases mais completas. Alias, agora ele tem uma fase de tiro, que é muito legal.

Meta Knight Ultra:

Neste jogo que é completo e bem longo, você tem que por todas as fazes do jogo todo usando o Meta Knight, vale a pena tentar bater tudo de uma só vez, mas é muito difícil, principalmente porque Meta Knight é bem mais rápido e difícil de controlar. Nele as fases são todas dispostas linearmente e não pode ser alterada a ordem que se pode completa-las, alias, ele só salva em que jogo você parou, então eu recomendo em não parar de jogar perto depois que você passou a metade de The Great Cave Offensive e Milk Way Wishes, senão vai ter perdido bastante tempo.

Helper to Hero:

Similar a Arena, só que desta vez você controla só os helpers, e como poderão notar, não é nada igual jogar com os helpers, já que eles tem física completamente diferente do Kirby, a são particularmente melhores do que ele em certos aspectos. É o modo em que eu passo mais tempo jogando.

The True Arena:

Uma versão hard da arena onde todos os novos chefes são colocados para serem enfrentados e um chefe novo aparece no final, que é fodíssimo de bater.

Agora, vocês devem estar se perguntando porque eu citei que faria um paralelo com este jogo e os jogos de hoje em dia, bem, aqui vai o meu ponto:

Eu jogava este jogo desde de criança, eu conheço ele com a palma da minha mão, e notei que as diferenças entre os jogos eram coisas que se via entre sequencias de um jogo de uma mesma franquia pra outro. Alguns até chegavam a ter mudanças que pertenciam ao patamar de jogos de franquias diferentes. E isto num mesmo cartucho, com as mesmas mecânicas básicas, os mesmos personagens e sprites. Todos os jogos dentro do jogo soavam mais como uma compilação do que um único jogo. E isso é muito mais do que posso dizer de jogos de hoje em dia.

Pegue como exemplo God of War, Dante's Inferno e Castlevania: Lord of Shadow. Eles são 3 jogos de franquias diferentes, com personagens diferentes, temas diferentes, estilos de arte diferentes, locações diferentes e historias diferentes. Mas veja só, jogue eles seguidos, nem precisa bater o jogo, passe por uns 2 chefes em cada jogo, você notou algo em comum? Eles  jogam completamente iguais, sentem completamente iguais (O lord of shadow sente como bosta mas ainda assim sente god of war). Desde e o sistema de batalha, os inimigos, os estilos de luta, os chefes e seus dispensáveis quicktime commands, tudo igual até a ultima ponta. E isso que foram produzidos por empresas diferentes em datas diferentes.

Eu não quero tirar o mérito de God of War que é uma ótima franquia, e Dante's Inferno que é um ótimo jogo também, mas graças ao horrivel Lord of Shadow se tem prova de que isso deve parar. Como se consegue fazer 3 jogos totalmente diferentes que jogam completamente iguais hoje em dia que temos 5 vezes mais poder do que a maquina que nos deu Kirby Super Star Deluxe? Isso se aplica também aos vários FPS de hoje em dia. Qual o problema com as pessoas? Antigamente vender um jogo igual a outro que você já tinha fazia você se questionar: Por que comprar algo igual a outro jogo que eu já tenho, se eu poderia estar comprando um diferente? Hoje em dia é praticamente o reverso. Quando se tem originalidade ela é exaltada e simplesmente some em seguida, já cópias de jogos que todo mundo já jogou continuam aparecendo e batendo recordes de venda. Isso tem que parar.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus