Los Cronocrimenes (2007)

Uaréview
Por Marcelo Soares

“Ainda temos um tempo antes da chuva”

Fazer um bom filme sobre viagens no tempo nem sempre é fácil, além de ter que lidar com uma realidade tão ficcional e deixá-la no mínimo crível (claro que se essa for a proposta), tem que se preocupar com os possíveis paradoxos, furos de roteiro e afins. Poucos filmes conseguiram transitar entre o presente e o passado de uma forma bem estruturada, citaria ai um De Volta Para o Futuro II e Os Doze Macacos. Por isso, é importante exaltar obras que conseguem esse feito, ainda mais quando não tem orçamentos hollywoodianos em mãos, e um exemplo desse feito é o filme espanhol Los Cronocrimenes.


Para inicio de conversa, vamos aquele resumo básico: “Héctor (Karra Elejalde) um homem de meia idade, entra acidentalmente em um dispositivo que o faz viajar no tempo e retornar uma hora antes. Isso o faz encontrar a si mesmo, desencadeando situações e gerando conseqüências incontroláveis”.

A obra do diretor Nacho Vigalondo (indicado ao Oscar 2003 de Melhor Curta-Metragem por 7:35 de La mañana), usa a ficção cientifica como um pontapé para abordar até outros gêneros, como o suspense, terror e, por que não, romântico. Mas, o que chama atenção além do uso sábio de gêneros cinematográficos é como com pouca grana Vigalondo conseguiu fazer um thriller que prende sua atenção do inicio ao fim pelo conteúdo e curiosidade de como tudo vai terminar.

O diretor trabalha algumas perguntas filosóficas bem interessantes, tipo: se você souber do seu futuro conseguiria modificá-lo? É possível escapar do determinismo temporal (da vida)? Isso sem ser chato ou didático, pois são questionamentos que você faz ao ver o filme e não o filme faz ao ver você. Além de tudo isso, ele consegue, através de jogo de edição e boas atuações, interligar seqüências temporais com boa maestria, onde vimos algo que já vimos por um outro ângulo e explicando o porque daquele acontecido ter sido de tal jeito – chega a dar raiva em alguns momentos.

Outra coisa bem construída é o protagonista – excelente atuação de Karra Elejalde – que passa de um dono de casa tranqüilo para um homem obsessivo perdendo o controle de seu próprio destino. Para quem curte quebras-cabeças temporais, formas inventivas de contar uma história e prefere viagens no tempo mais em conta – isto é, sem grandes efeitos visuais – Los Cronocrimenes é uma ótima pedida.


Título no Brasil : Timecrimes
Diretor: Nacho Vigalondo
Gênero: Ficção/Mistério/Suspense
Prêmios: Best Picture at 2007 Fantastic Fest (USA), Gold Medal of Jury Award Competition in 2007 Fantastic Fest (USA), Silver Medal of Audience Award Competition in 2007 Fantastic Fest (USA)
Site: http://www.loscronocrimenes.com/ (Muito legal de visitar, tem até um tipo de Arg)

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus