Ter ou não ter banda?

Aeeee demorei mas cheguei galera! Hoje eu ia falar sobre alguma banda famosa e tal mas não posso perder a “dica” que um amigo meu me passou... você tem banda? Sonha em ter uma banda? Sabe como funciona ter uma banda?


Ter banda é mais complexo do que você acha que pode ser. Na teoria é só juntar um bando de amigos (ou não) cada um saber tocar a mesma música e fazer o som ficar o mais parecido possível com o da banda original (se for um cover) ou fazer a música sair direitinho se for própria. Se fosse só isso tava beleza. A parte musical é melhorada com estudo, empenho, vontade e treino...muito treino!! Eu já tive trocentas bandas, as boas, as médias e as ruins...ai eu lhe pergunto o que é uma banda ruim pra você? Não estou falando de gosto musical, e sim do som da banda não ser “redondo” como dizem. Estou falando quando a banda não tem sintonia, não tem tempo de música, não ensaiou, não consegue ser fiel ao original por vários fatores. Isso pra mim é uma banda ruim. Não sou um musico profissional nem nada, mas tenho um ouvido féladaputa pra perceber notas faltando, tempo de música, métrica, compasso, timbres o que falta na melodia e por ai vai.

Não precisa ser nenhum expert no assunto para identificar que a música ta capenga certo? Em nível de comparação com o original da pra sacar que o som não ta lá essas coisas...mas e quando se trata de música própria? Alguém consegue identificar o que tem de errado com essa banda ai do vídeo?

Bom, hãããã deu pra ter uma idéia do que eu estava falando né? Ritmo, Métrica, Melodia, Compasso... Enfim. Mas nem tudo está perdido nessa vida, como eu disse tudo é treino! Fazer música não é lá uma coisa muito simples não tem uma fórmula 100% correta de criação, alguns criam a melodia primeiro, depois fazem um riff ou fazem um refrão e a melodia se desenvolve dali não existem uma regra, o que deve existir é a melodia! A Melodia é antes de tudo é a base de sons que você tem na cabeça, o “dó-ré-mi-fá-sol-lá-si-dó” que aprendemos (ou devíamos) aprender ainda na escola. Essas 7 notas misturadas nos dão melodias infinitas. Nota Musical (segundo o Wikipedia) é o termo empregado para designar o elemento mínimo de um som, formado por um único modo de vibração do ar. Sendo assim, a cada nota corresponde uma duração e está associada uma freqüência, cuja unidade mais utilizada é o hertz (Hz), a qual descreverá em termos físicos se a nota é mais grave ou mais aguda. Lembrando que o som fisicamente é uma onda (ou conjunto de ondas) que se propaga no ar com uma certa freqüência, sendo que se essas ondas estiverem com a freqüência na faixa de 20 a 20.000 Hz, o ouvido humano será capaz de vibrar à mesma proporção, captando essa informação e produzindo sensações neurais, às quais o ser humano dá o nome de som. As ondas com freqüência bem baixa (entre 20 e 100 Hz por exemplo, soam em nossos ouvidos de forma grave, e sons com freqüência elevada - por exemplo acima de 400 Hz, soam de forma aguda).Dado uma explicação mais técnica da coisa (mas mesmo assim superficial) fazer música ainda está ligado ao meu modo de ver como uma forma expressão. Não da pra você pintar um quadro, escrever um livro ou fazer uma música se você não está devidamente motivado pra fazer isso. Você tem que sentir o que falta na melodia, geralmente a própria música sugere aquela nota ou aquela pausa, é como eu gosto de chamar de “evolução musical” acontece muito com isso com o Pink Floyd, por ser uma banda Progressiva. Mas não necessariamente a música tem por obrigação ser progressiva (que pra mim é um pé no saco!) e é isso que me fascina na música, essa liberdade e poder de criação é infinita, a combinação de elementos musicais distintos por exemplo já nos rendeu ótimas surpresas, quem não se lembra do início dos Raimundos fundindo o Rock com forró?

Sensacional!! Hoje em dia montar uma banda e ser original é como achar uma virgem num puteiro. Além dessas coisas todas que eu já disse lá em cima, a banda ainda precisa ter cabeças (as de cima por favor) que pensem a favor da banda e que remem junto num único sentido. Não da certo cada um querer tocar para satisfação própria...cara é uma espécie de casamento, tem que conviver, discutir, conversar e fazer a coisa fluir da melhor maneira possível! Existe brigas? Lógico meu filho, do contrário o Oasis estaria ai até hoje! O que eu quero dizer é que se você tem uma banda ou está afim de montar uma...nego já se prepara por que nem tudo são flores se a banda quiser sair da garagem e do anonimato. Tem que ralar e MUITO pra conquistar um lugar ao sol, mesmo com as mídias mais voltadas a tecnologia e trocentas ferramentas de divulgação na net, a banda precisa ter qualidade sonora e publico para fazer o nome, e isso só acontece com quem da a cara pra bater nas noites tocando por ai.

Acho que já falei demais né? Vou deixar uns exemplos ai pra doer os ouvidos de vocês e ao mesmo tempo dar esperanças a sua banda....afinal, se tem banda fazendo isso por ai sem a menor vergonha, vocês podem fazer melhor!




Lembrando que ter uma banda e tocar pra se divertir está muito além de tudo isso que eu falei, a experiência é válida demais! Fazer um som por fazer e ainda poder dar risada disso tudo, fazer amizades e ter histórias pra contar não tem preço. O Importante é não parar e procurar sempre melhorar o ouvido musical e as suas técnicas para sair um som mais fiel e redondo a cada dia!

Leeeet´s Rock
Duende Amarelo.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus