RETROSPECTIVA DA DECADA-PARTE 2



RETROSPECTIVA DA DECADA
PARTE #2-ACONTECIMENTOS DA DECADA

Na segunda (e final) parte da retrospectiva da década, vamos fazer um apanhado dos principais fatos que aconteceram no ambito nerd.As coisas boas, as coisas ruins,coisas que nem te interessam,mas que falarei de qualquer maneira.


Malditos remakes!
Hollywood é burra.E o dinheiro as deixa cega.Não que há gente com imaginação extensiva em Hollywood,só que é mais fácil seguir por um caminho já determinado do que se arriscas em mares desconhecidos.E eles se utilizam do primeiro recurso,mesmo que cagam com a obra original.E isso geral resultados horríveis, como A Casa de Cera e o mais recente Karate Kid, com o muleque mais odiado do mundo, Jaden Smith.Não que todos sejam assim, há remakes competentes que fazem jus ao original, vide Madrugada dos Mortos de Zack Snyder e os Gatões:Uma nova balada (no caso esse é gosto pessoal rs)e pelo andar da carruagem, o novo Clash of Titans,mas é melhor esperar pra ver...


Ah,o Horror...
Não sei se é por não ter pego essa fase direito,mas não me lembro de nenhum grande filme de terror na década de 90, só alguns(Pânico não conta,aquilo é comedia).Mas nessa decada,ah muitas coisas boas aconteceram...A volta de George Romero aos zumbis em grande estilo, graças a ótima homenagem Shaum of the Dead e ao surpreendentemente bom remake de Madrugada dos Mortos.De certa forma graças ao Grindhouse, os filmes de terror trash voltaram a ter o hype de antigamente, em especial por causa da internet.Nasce o torture porn e a mais nova mente genial dos filmes de terror JigSaw,e a praga dos remakes inúteis se alastra também pelo gênero, para o bem ou para o mal.



Filmes de Quadrinhos levados a serio e ganhando respeito!
Depois do fracasso de vários projetos,em especial Batman & Robin, os filmes baseados em hqs entraram em um hiato.Muitos projetos tentaram surgir e nada,até que de mansinho, e muito bem feito, Blade, o caçador de vampiros d Marvel, chega de sopetão e mostra que ainda tem muito pano pra manga o gênero.Depois disso veio X-Men,e Homem Aranha já estava sendo encomendado.A trajetória dos heróis das revistas no cinema s assemelha muito aos quadrinhos, e dessa vez de novo a Marvel traz a mudança. Muitos filmes começam a sair,de editoras grnades ou pequenas.Em 2005, coneça o contra ataque sutil mas muito eficaz da DC, que trouxe o patamar de filmes sérios e para públicos mais maduros com The Dark Knight e (você gostado ou não) Watchmen.O filme do Wolverine nos trouxe os anos 90, junto com os possíveis futuros lançamentos Deadpool e Youngblood.Vingadores vai dar certo?O filme da Liga vai sair de fato? Os cinemas vão dominar as HQs ou vice versa?Isso amiginhos, só o futuro dirá...


Os grandes do sci-fi de volta!
Antes só eram 2 grandes,para o grande publico: Star Wars e Star Trek.Na década de 90 veio as edições especiais de Star Wars. Com novos efeitos e algumas novas cenas, choveu grana na horta do Rancho Skywalker.Enquanto isso no outro lado,Star Trek conseguiu sua respeitabilidade de volta com a Nova Geração e permitiu que voltasse para o cinema com alguns filmes e mais uma serie nova, Deep Space Nine.Enquanto isso,velhos ícones venerados pelo mundo nerd, mas desconhecidos pelo grande massa,tomava força e forma a partir de um projeto apaixonado feito por um diretor desconhecido pela maioria chamado Peter Jackson... então em 1999, o inicio da origem de Darth Vader é contado em A Ameaça Fantasma, e o rolo compressor visual e histórico Senhor dos Anéis chega e sepulta a franquia Star Trek com seu Insurreição,e quem mais viesse pela frente.A Guerra dos Clones chega com batalhas violentas demais pro padrão Lucas seu Yoda porrador e As Duas Torres dava um gosto de como se faz uma batalha épica e preparava o terreno pro avassalador Retorno do Rei.A Vingança dos Sith relembrava as pessoas que Vader é mal que nem pica-pau e Tio Lucas vê uma oportunidade de ouro de lucrar horrores com spin offs bacanas,porem talvez desnecessários, das Guerras Clonicas ...e no espaço continuo, JJ Abrams chega a Fronteira Final e com o novo filme de Star Trek põe a serie em um hype nunca visto antes e uma qualidade a muito tempo necessária.Agora nas convenções jedis, klingdons e guerreiros medievais de terras mágicas vivem em conjunto,e quem ganha somos nós.

Mega-sagas de Infinitas Crises Civis Secretas
Ah,as mega-sagas...depois de tanto tempo ela traz de fato mudanças?Tivemos Invasões secretas, mundos pós apocalípticos(isso é Wildstorm), novas Crises...Algumas são realmente muito boas, como Crise Final, outras são um lixo sem sentido, como a maioria da Marvel...apesar dedar a sensação de união, de link entre as revistas, todo ano uma mega-saga que mudará tudo enche o saco.A DC ta inovando focando os acontecimentos em personagens e seus universos,não em situações especificas, como Blackiest Night e War of Superman.E a Marvel? Bem, continua lucrando, no fim é isso que o Quesada quer...

Invasão BR
Bá e Moon.Ivan Reis. Marcio Takara.Artistas brasileiros invadindo as pequenas e grandes empresas de HQ americanas. Eddy Barrows será o principal desenhista do próximo megaevento do Superman, Ivan Reis foi premiado pela wizard em seu trabalho n DC, em especial com Lanterna Verde, Moon e Bá conquistando o publico lá fora e fazendo grande sucesso,Takara desenhando pra Marvel e encabeçando a equipe da revista dos Incríveis, Érica Awano desenhando Alice no Pais das Maravilhas pra Dynamite...É engraçado como criamos um grande movimento de desenhistas mas somos tão pobres de roteiristas lá fora...




A volta do mestre!
Avatar de James Cameron? Que se foda! No fim das contas o que o povo quer é sangue, sexo e peitinhos! E depois de muito tempo recluso em seu canto, eis que ressurge Quentin Tarantino trazendo algumas perolas cinematográficas! Começando revelando ao grande publico Eli Roth, com Albergue e Cabin Fever, trouxe um dos melhores filmes de Jet Li pro ocidente (Hero) e voltou triunfantemente a dirigir com a historia sangrenta romântica mezzo filme de kung fu, mezzo faroeste spaguetti Kill Bill, o fodástico projeto incompreendido Grindhouse junto com seu chapa Robert Rodriguez, e dentro dele o extremamente feminista (apesar de não parecer) Death Proof, dando a Kurt Russel um papel de fodão novamente.E no final da década,nos coroa com o seu tão atrasado (apesar da espera realmente ter valido a pena) e de seu melhor filme até (ou melhor que, você escolhe) Pulp Fiction, Bastardos Inglórios (ou Sacanas Sem Lei,como é chamado em Portugal) e na próxima década temos a sequência da saga da noiva Beatrix Kiddo, uma prequel de Bastardos Inglórios e nas palavras do cara, “um filme menor”.Em relação ao senhor, quanto mais melhor,Tarantas.



Então vamos as homenagens póstumas da semana,sim mais gente morreu...



Britanny Murphy, morta no auge da gostosura

Dan OBannon, roteirista que pôs no mapa um certo James Cameron com o filme Dark Star e Alien, alem disso trabalhou em Dead & Buried, Blue Thunder, o segmento “B-17″ em Heavy Metal e também dirigiu e escreveu The Return of the Living Dead.
Bem,acabou-se o que era doce... Se você não tiver vida social e não for passar o ano novo com ninguém, reze que saia algum update por aqui e também no meu blog. Feliz ano novo!

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus