A verdadeira história do Papai Noel

ou como esse cara ficou mais famoso que o Seu Quinca da padaria.

Momento Uarévaa
Por Alex Matos e Al Lock


Essa é a história da estória. Quando digo verdade, devo lembra-los que a verdade vive na região dos sonhos. A verdade consiste em saber que um velho gordo, com mais idade que Oscar Niemeyer, todo ano invade propriedades privadas pelo mundo todo deixando presentes para as crianças, excluíndo é claro as que foram um pé no saco o ano inteiro, as pobres, as comunistas e as escravas! Até mesmo José Sarney já recebeu presentes quando moleque provando que o velhinho é bem eclético!

Todo o natal eu acordo todo serelepe às seis da manhã para conferir se o velho gordo de vermelho, (meus pais e a globo disseram que ele dava presentes), tinha deixado a minha Caloi 10 debaixo da nossa já velha árvore de natal... Acho que o lance de não termos chaminé é que tá empatando a foda... Mas esse ano vai, já que devido a uma infiltração de água tenho um belo buraco no teto, bem maior que uma chaminé!

De qualquer forma, Papai Noel foi um cara real chamado Nicolas, apesar de ser um santo bem famosinho pelo mundo afora, pouco sabemos do homem por trás (ui) da lenda. Sabemos que era bispo de Mira na Anatólia, Turquia atual, também chamado Nicolás de Bari, na Itália. Bacana pensar que um turco distribui presentes, mas enfim, era um defensor da fé (tinha sido encarcerado em tempos de Diocleciano), liberto por Constantino (aquele tiuzinho que editou a biblia), ao mesmo tempo um fazedor de milagres. A tradição conta que nasceu em Patras, no Peloponeso da Grécia, de uma família rica e que sendo bebê, não aceitava o peito nos dias da semana que os cristãos da época jejuavam a não ser uma vez por dia, acredito que é por isso que virou padre.

Muito batutinha, tem uma estorinha que conta que existia uma família com três filhas adultas (pelo jeito feias pá caramba), que o pai enfermo não podia casar por falta de dote. Então o pai as persuadiu a por um pano vermelho na janela (Símbolo de puteiro na época), as moças não queriam virar puta, mas sem escolha fizeram. Na primeira noite não entrou homem algum, mas uma bolsa foi lançada pela sua caminé com 50 moedas de ouro, valor para casar uma das três. Na noite seguinte mais uma bolsa. Na terceira noite pegaram o doador com a boca na botija, provavelmente entalado na tal chaminé, e resultou ser o Sr Nicolás um dos mais ricos cidadãos de Pátara ou Patras, cidade da Lícia que se servia de sua imensa fortuna para fazer o bem a seus semelhantes. Socorria os enfermos, libertava os escravos, ajudava os navegantes, ligava de volta no dia seguinte e sempre jogava com um clérigo em D&D, por tudo isso foi nomeado bispo de Mira.

Certa feita em um concílio, teve um arranca-rabo com um tiuzinho chamado Ário, Nicolau arrebentou o cabra de porrada! Por causa disso Constantino emputecido o jogo no xadrez. Porém o bispo, que era camaradaço de Morpheus, apareceu em sonho ao imperador dizendo que ele e uns truta eram inocentes. Constantino então se retificou e soltou o Bispo parrudo. Faleceu em Mira no ano de 343. Diz a tradição que da sua tumba brotou um azeite de dendê que operava milagres, deixava qualquer salada uma delíca! Sua fama lendária foi tal que chegou a ser o padroeiro da Grécia e da Rússia, em sua homenagem foram erigidas milhares de igrejas na Europa medieval, uma grande e bela franchize somente igualada mais tarde pelo MacDonalds.

Cientes da fama do santo bispo em 1083, uns mercadores italianos contrataram mercenários sobreviventes do Vietnam e resgataram seu corpo dos muçulmanos e o levaram para Bari no sul da Itália. Sua basílica é bastante procurada pelos peregrinos que buscam o tal óleo que seus ossos destilam, em busca de remédio para males e doenças. A sua fama de milagreiro e distribuidor de presentes foi levada por colonos holandeses à América do Norte, onde sua figura se transformou no bondoso velhinho de Santa Claus, pois na cultura bizantina era apresentado como o sucessor de Deus quando este envelhecesse. Na América e nos paises do Norte sua festa, 6 de dezembro, e o dia dos presentes que se tornou o famoso Natal que conhecemos, deixando para escanteio o nascimento de Jesus, o filho de Deus, não o que come a Madonna.

O nome Santa Claus, como Noel é conhecido em inglês, é uma adaptação de Sinter Klaas, forma como São Nicolau era chamado pelos holandeses, que levaram suas tradições natalinas para colônias na América no século 17 (entre elas a região da cidade de Nova York). Já por aqui, a origem da expressão "Papai Noel" tem raízes no idioma francês, no qual Noël significa "Natal". Ou seja, no Brasil, o bom velhinho ganhou um carinhoso nome que significa literalmente "Papai Natal". Ainda em alguns países aparece como papai natal (portugues), viejito pascoero (chile), father Christmas (inglaterra) e nosostros vamos vender muamba para carajo (paraguai).

Agora sobre a imagem atual que temos atualmente é o que os estudiosos do boteco daqui da esquina de casa chamam de evolução do mito através dos tempos, igual à aquela brincadeira de passa anel (não a Campineira, a versão inocente) ou “Cada conto, cada um aumenta um ponto.”. Quando a história chegou à Alemanha, no século 19, o velhinho ganhou roupas de inverno, renas, um trenó de neve e uma nova casa no no lugar mais frio que conheciam, os americanos posteriormente o jogaram no Pólo Norte. Nessa época, Noel ainda era representado como um homem alto e magro com roupas que variavam de cor - dependendo do relato, elas eram azuis, amarelas, verdes ou vermelhas. A silhueta rechonchuda, o rosto barbudo e os trajes vermelhos que conhecemos hoje apareceram pela primeira vez na revista americana Harper’s Weekly, em 1881. A figura, desenhada pelo cartunista Thomas Nast, sofreu uma nova transformação em 1931. Na criação de um anúncio para a Coca-Cola, o desenhista Haddon Sundblom acrescentou um saco de presentes e um gorro ao personagem. A série de comerciais que mostrava Noel metido em situações engraçadas para entregar seus brinquedos rodou o mundo, popularizou essa imagem e, claro, turbinou as vendas do refrigerante.

Nota1: As renas Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago este ano ganharão a ajuda do Duende Amarelo devido a reclamações de atraso na entrega de presentes aqui no Brasil.

Nota2: Tauma, anota ai o enderenço correto do Papai Noel pois acho que tu não tava recebendo presente por isso:

Santa Claus
FIN-96930 Arctic Circle
Rovaniemi - Finlândia

Ou pode mandar para a filial brasileira na região de Penedo, distrito de Itatiaia, no Rio de Janeiro, que é uma colônia finlandesa, se auto-declarou como a "residência de verão" do Papai Noel segundo a wikipedia.

Nota3: Trocentas partes do texto foram tiradas de um livro de mitologia velha que tenho aqui, de uma playboy velha e do site http://www.thehollandring.com/truestory.shtml

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus