O Escudo VS Capitão América


Se o Capitão América é um PLÁGIO d`O Escudo, da DC, porque ele faz mais sucesso?(Pergunta do leitor Pulga)

A resposta para essa, assim como para muitas perguntas envolvendo personagens da Marvel é:
STAN LEE!!

Sim, pode botar mais essa na conta daquele velho safado. Mas antes de explicar porque, vamos recapitular um pouco sobre a criação dos dois personagens.

The Shield (ou O Escudo, como preferir) é um personagem criado por Harry Shorten e Irv Novick e lançado em janeiro de 1940 (mais de 1 ano antes do Capitão América) na primeira edição da revista PEP COMICS, da editora MLJ. Era uma versão patriótica do Super-Homem, inclusive com poderes similares: invulnerabilidade, super-força e capacidade de dar grandes saltos.

Ora, mas se ele era uma "cópia" do Super Homem, cadê o Capitão América nessa história? Acompanhe comigo... Embora ele fosse similar ao último Kriptoniano, tinha algumas características bem diferentes:

- Seu uniforme era baseado na bandeira americana;

- Seus poderes vinham da exposição a uma fórmula química, que os nazistas estavam tentando roubar;

- Após conseguir seus poderes, se torna um herói a disposição do governo americano, para combater os inimigos da américa.

Alguma similaridade com o Capitão América? Rs.. A chupinhação foi tão grande que a Timely Comics (que anos depois se tornaria a Marvel Comics) mudou o escudo original do Capitão para um escudo redondo (cujo arremesso acabou se tornando uma grande marca do herói) temendo um processo por parte da MLJ, afinal era muito parecido com desenhado no uniforme d`O Escudo.

Ambos os personagens fizeram sucesso inicialmente, mas desapareceram algum tempo depois do fim da Segunda Guerra Mundial. O Escudo aliás desapareceu tambem graças a um poderoso inimigo de cabeça vermelha (não, não foi o Caveira Vermelha...): ARCHIE!!

Na edição 22 da PEP COMICS estreou um adolescente de cabelos vermelhos cujas estórias foram ganhando cada vez mais espaço dentro da revista. Logo ele chegou a capa da revista e mais, a própria editora mudou seu nome, devido ao sucesso do personagem, para Archie Comics!! O Escudo continuou aparecendo como personagem secundário dentro da revista por um tempo, até que foi abandonado de vez.

Houveram algumas tentativas de se trazer de volta tanto O Escudo como o Capitão América, e foi numa dessas que o velho safado Stan Lee entrou nessa história. O Capitão foi criado por Joe Simon e Jack Kirby e pertencia a Marvel. Outro personagem da antiga Timely, o Namor, já havia sido trazido de volta com sucesso na revista do Quarteto Fantástico e Stan estava querendo dar uma moral na revista dos Vingadores, então teve a idéia de trazer o Capitão de volta para fazer parte da equipe. Assim, o Capitão acabou se tornando o grande lider da principal super equipe da Marvel e seu sucesso só aumentou desde então.

Enquanto o Capitão América se tornou um ícone, O Escudo acabou esquecido pois as tentativas de trazê-lo de volta foram todas mal sucedidas. Sua melhor chance vem agora que a DC Comics adquiriu os direitos sobre os antigos super heróis da Archie Comics para inserí-los no Universo DC através da minisérie Red Circle, escrita por J. Michael Straczynski.


Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus