Black Dynamite

DE FORA DA PANELA

O Festival do Rio 2009 já está no finalzinho da repescagem, mas nosso super correspondente, não remunerado, Diogo Mourão, ainda tem reviews na manga pra gente e hoje fala sobre o filme do negão mais modafócka do momento, Black Dynamite.

Black Dynamite, o filme que homenageia o gênero cool blaxploitation, finalmente aporta os cinemas. Você percebia que pelo trailer o filme seria muito bom, mas nada te prepara pra viagem que de fato ele nos trás. Foda é pouco pra descrever.

Dynamite é o Chuck Norris negro. Ele come 5 mulheres e leva todas elas ao orgasmo. É um porrador de meter medo nos mestres mais experientes, mais temido nas ruas do que o Shaft, respeitado pelos cafetões, desejado pelas mulheres. Ex-vietnã, ex-CIA e atual cafetão por hobby, ele vê seu mundo ruir quando seu irmão mais novo, que é agente da CIA, é morto numa emboscada enquanto tentava desmascarar um rede ilegal de drogas que pode levar a descaracterização de uma das marcas da masculinidade dos negros. E a busca ao assassino do seu irmão leva a conflitos épicos com gente cada vez mais perigosa, envolvendo uma bela ativista, órfãos drogados, ilhas do kung-fu e uma batalha muito foda contra o real vilão do filme, do qual não falarei o nome, mas do qual a situação é completamente surreal.

Michael Jay White é meio um cara que adoramos odiar. Não gostam dele por ter Spawn (um daqueles personagem que mesmo não prestando, muitos gostam, mas não querem assumir), a sua participação em The Dark Knight foi boa, e muitos não sabem (mindfuck alert) que ele dublou Doomsday no desenho da Liga da Justiça. Mas esse será o personagem que colocará o nome dele na historia do cinema, porque esse filme é um ótima comédia de ação, sacaneia e expõe todos os erros e todo o charme do gênero. É impossível não rir de certas situações, e como os roteiristas (incluindo o próprio Jay White) não só colocaram a cultura da blaxpoitation, mas como todos os acontecimentos político-sociais da época de uma forma relaxante. Não há um absurdo de informações sendo jogadas na tela, mas dá pra reconhecer as citações ao movimento dos Panteras Negras, da política da época, da situação social, cultural, e etc.

Destaque também para o elenco, cheio de caras que algum dia já fizeram parte da sua vida de nerd/cinéfilo e afiliados! Por exemplo temos o mano do Sammu Hung em Martial Law, Arsênio Hall fazendo o cafetão Tasty Freeze, a atriz do desenho Gárgulas, da serie Eureka e do filme Eu Sou a Lenda(2007), Salli Richardson, fazendo o papel da ativista Gloria, Phil Morris (que fez Ajax, o Caçador de Marte em Smallville, Imperiex no desenho da Legião dos Super Heróis, Jackie Chiles em Seinfeld, King Faraday em A Nova Fronteira e Vandal Savage na serie da JLA-ufa!-) fazendo o líder rebelde Saheed, o eterno Dee Jay do “clássico” Street Fighter e o clássico do SBTeta Juwanna Mann, Miguel A. Núñez Jr., como o cafetão Mo, Tommy Davidson (Eddie em "Everybody Hates Chris", o guerreiro baixinho, porem invocado de Ace Ventura 2 e também em Juwanna Mann) como Cream Corn, Roger Yuan (Bater ou Correr, Double Dragon, Massacre no Bairro Japonês e em algum lugar ele aparece em Batman Begins, mas não me pergunte aonde) como mestre traiçoeiro de Kung-Fu Dr. Wu, Kym Whitley (Eu a Patroa e as Crianças) como a prostituta Honeybee e Mike Starr (Debi e Loide, Martial Law, Joan Of Arcadia) como o Don, chefão do crime.

Com um ótimo elenco, e uma historia inspiradíssima, não tinha como Black Dynamite não se tornar um clássico, tanto que vai ganhar um desenho na Cartoon Network pelo Adult Swin. Filme que você tem que ver e rever até não puder mais, risadas garantidas e mais um ícone pra ficar na história.

Nota:10, com louvor!

Obs: Uma cena muito legal, mas que não colocaram no filme, está no Youtube e mostra como é poderoso a palavra de Black Dynamite, e as influências que isso pode trazer, principalmente num pequeno rapaz chamado Barack...

Visitem o Blog do Diogo: http://caveabovethemansion.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus