Freud Explica

Viagens no Tempo - Parte 2
Fala galera!! Após uma breve ausência, o Freud Explica tá de volta. O trampo tem sido brabo, por isso só tive hoje, sábado, pra continuar nossa jornada pelo tempo.
Perai, sábado? Mas o post tá com data de sexta!!

Claro, é pra isso que existem máquinas do tempo, para enviar posts como esse para o passado, hehehe

E é justamente sobre viagens para o passado que vamos falar hoje. Simbora!!

Pergunta de Flávio: Vemos em revistas em quadrinhos, filmes e até em livros, sobre viagens do tempo, porem se no futuro de fato fosse criado uma maquina do tipo, como funcionaria nas leis da fisica?
Pois bem, no post passado já falamos das viagens só de ida para o futuro. Perdeu? Então clique AQUI e leia antes de continuar. Mas e voltar para o passado, e então, quem sabe, do passado pro presente, que na verdade é o futuro do passado pra onde se tinha ido? E que tal depois disso uma outra viagenzinha pro futuro mesmo, o futuro do presente, pra então aprontar altas confusões e então ter que voltar prum passado mais passado ainda, tipo o velho oeste e.... Bem, isso é roteiro de trilogia, CONCENTRAÇÃO, FREUD, CONCENTRAÇÃO!!

Ok, o fato é que não existe forma comprovada cientificamente de se viajar para o passado. O que existem são teorias, ainda impossíveis de se constatar na prática e baseadas em suposições de como o universo funciona. Vejamos algumas delas:

Viajando mais rápido que a luz
Baseado na Teoria da Relatividade, já vimos que viajar próximo a velocidade da luz afeta a passagem do tempo. Mas e se viajarmos ALÉM da velocidade da luz? Sim, mizifio, ai sim, conseguiríamos realmente voltar no tempo. Mas que moleza, é só isso? Sim, só quero ver você conseguir viajar A MAIS DE 300.000 KILÔMETROS POR SEGUNDO!! Construir algo que se mova a essa velocidade certamente é impossível.

Buracos de minhoca
Não, não estou falando das minhocas do seu quintal. Buracos de minhoca são supostos atalhos que existiriam no universo ligando uma região do espaço a outra muito distante. Entrando nesse atalho, uma nave alcançaria velocidade mais rápida que a da luz e chegaria em pouco tempo ao lado oposto. Além da improbabilidade desses buracos de minhoca existirem, há ainda o fato de que teriam tamanho muito menor do que o de um núcleo atômico e durariam muito pouco tempo. Usá-los para viagens necessitaria conseguir detectá-los e manipulá-los para aumentar seu tamanho e prolongar sua duração.

Táquions
São SUPOSTAS (sempre suposições...) partículas capazes de se mover mais rápido que a luz. Caso se conseguisse criar feixes de táquions em laboratório, talvez fosse possível enviar, não matéria, mas pelo menos informação de volta no tempo. E falando em enviar somente informação, vem logo a idéia de passar o resultado da Mega Sena pra voce mesmo no passado, né?

Buracos negros rotativos
Buracos negros são o fim da linha, meu camarada. Uma vez sugado por um, voce certamente vai acabar parando num ponto dele chamado singularidade, onde toda matéria é esmagada até ficar irreconhecível. Legal, né? Só que especula-se a existência de um tipo específico de buraco negro formado por um anel de neutrôns rotativo, que impediria a formação dessa singularidade, e permitiria, entrando nele, se viajar através do tempo (ou talvez até a realidades paralelas!!).

Cordas Cósmicas
Outra especulação sobre o universo, as cordas cósmicas seriam longas concentrações de energia, na forma de filamentos mais finos que um átomo, que exerceriam forte força gravitacional e distorceriam a perspectiva do tempo ao seu redor. Se tivéssemos duas cordas dessas passando uma pela outra em velocidades opostas, talvez fosse possível pra uma nave espacial realizar uma trajetória específica ao redor delas que a faria viajar no tempo. Parece bem SIMPLES de se conseguir isso, não? Hehe...

Pergunta de Diogo: No primeiro filme, Superman girou a terra ao contrario ou poderia haver a possibilidade dele voltar no tempo e a cena da terra girando ao contrario fosse uma representação disso? Ou foi as duas coisas?
Rapaz, se ele girou a terra ao contrário, fodeo geral, porque isso não provocaria uma viagem de volta no tempo P**** nenhuma, e sim uma cacetada de desastres naturais no planeta pra ninguém botar defeito. Ninguém mesmo, porque seria difícil algum ser humano sobreviver a tamanha desgraça que isso causaria, hehehe
Prefiro imaginar que o roteirista que bolou a cena colocou a Terra girando ao contrário pois seria essa a visão que o Super teria enquanto viaja em direção ao passado. E afinal, como ele foi pro passado? Alcançando uma velocidade maior que a da luz? Pelo visto sim, afinal na Era de Prata dos quadrinhos ele conseguia ATÉ ISSO!! Mesmo para o Super Homem, eu acho uma forçada de barra federal, mas.... Uarévaa!!


Pergunta de Creed: Viajar no tempo será algo possível no futuro? Se sim, por que ninguém veio de lá até hoje?
Se um dia será possível, só o tempo dirá (Tudum-Tssssss), mas sua segunda pergunta é exatamente o argumento usado pelo sabidão Stephen Hawking para ironizar as viagens no tempo. Segundo ele, se isso fosse possível, o passado e o presente estariam cheios de "turistas do tempo" visitando essas épocas. Eu, pessoalmente, acho MUITO improvável que algum dia se consiga viajar no tempo da forma como as obras de ficção mostram, mas admitindo que seja possível, talvez a própria forma como a tal "máquina do tempo" funcione, ou como o universo se comporta diante dessas viagens, explique a ausência dos tais "turistas" citados por Hawking.

Pergunta de Ortogonal: Que tal ir ao futuro e corrigir erros gramaticais?? - "e considerarmos uma viaJem de ida e volta" - Viajou mesmo na viAgem, Froide.
Aeeeee, troféu Pasquale pro rapaz!! Carai, esse posts tem a palavra "viagem" o tempo todo e, se na frase ela é usada como verbo, é com J, mas se for como substantivo, é com G. E não é que, no meio do post passado, o cara não me pescou uma em que eu errei? Palmas pra ele e, principalmente, pra mim tambem, afinal eu sinceramente estou pasmo de só ter errado uma vez, huahaaua
Mas... ir ao futuro corrigir erros? Acho que ai o vacilo foi seu, pelo menos de lógica. O cara vai adivinhar que vai errar e vai pro futuro corrigir algo que nem fez ainda? Se o cara já sabe que vai errar ele evita o erro sem necessidade de viajar no tempo. Mais lógica teria voltar ao passado para corrigir o erro (coisa que inclusive já fiz no post passado, hehehe).

Então é isso galera, isso aqui deve tá chatinho bagarai, muita teoria rala e poucas respostas pras perguntas que a galera fez, 99% delas sobre um assunto ainda intacto aqui: paradoxos e complicações geradas pelas viagens no tempo. Semana que vem prometo fechar essa trilogia de posts (eu tinha que fazer uma trilogia, hehehe) respondendo sobre isso tudo.

E semana que vem também vamos fechar o...

VOCÊ EXPLICA

...que ainda tá em aberto, então
digam ai nos comentários: Se você pudesse viajar no tempo, pra que época iria e porque?

Já tenho um caminhão de perguntas sobre paradoxos pra responder (quero ver caber tudo num post só), mas mesmo assim, se voce tiver mais alguma outra dúvida sobre viagens no tempo, bota ela ai nos comentários ou cale-se para sempre!

Hasta la vista, baby!! I'll be back.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus