Freud Explica

VIAGENS NO TEMPO, PARTE 1

E ai, pessoal, hoje o Freud Explica literalmente volta no tempo pra cumprir uma dívida do ano passado: o ESPECIAL VIAGENS NO TEMPO!!


Pronto para saber mais sobre a Quarta Dimensão? Então ajeite seu assento, aperte os cintos, clica no play, aumente o volume e VAMO NESSA!!

Tudo começou com uma bateria de perguntas do leitor Flávio sobre o assunto, depois vieram outras, e outras e vi que tinha que ter um dia dedicado só a Viagens no Tempo aqui.

Só que, enrolão como eu sou, inventei uma desculpinha esfarrapada, fui embromando, e só agora chegou a hora. Teremos tanto perguntas que foram feitas naquela época como as da semana passada. Vou rearranjar a ordem das perguntas para poder fluir melhor a explicação. Comecemos pela situação mais “simples”:

Viagens para o futuro

Pergunta de Rafael Rodrigues: Porque as pessoas falam tanto na possibilidade de ir para o futuro sem perceber que, na verdade, estamos indo para o futuro a todo instante?
Sim, craro, craro, somos todos viajantes no tempo, um instante de cada vez, Sr. Rafael. Como também disse o Al Lock na época que surgiu esse assunto por aqui, mas as pessoas simplesmente não tem a paciência necessária para aguardar o ritmo natural das mudanças, ou até tem curiosidade sobre como vai ser o mundo em épocas em que certamente não estarão mais aqui para ver, por isso essa falação a respeito de como ir para um futuro distante, de forma mais rápida.

Pergunta de Marcelo Soares: Cientificamente, o que é mais fácil: voltar ao passado ou ir para o futuro?
Como você já deve ter imaginado, por eu ter dito que viagens para o futuro são mais “simples”, viajar para o passado sim é um problemão. Viajar para o futuro, de certa forma, é algo que já foi alcançado pela ciência. CUMA? Esse Freud andou bebendo de novo...

Caaaalma, eu explico. Como já bem disse o Onemaster ao Flávio, de acordo com a Teoria da Relatividade formulada por Einstein, é possível se “viajar para o futuro”. Isso acontece porque o tempo passa mais lentamente para um objeto em movimento à medida que ele se aproxima da velocidade da luz. Isso já foi comprovado através de experiências com relógios de alta precisão em naves muito velozes.

Resumindo, qualquer coisa em movimento uniforme sofre um efeito de passagem do tempo menor do que outra coisa parada ou em menor velocidade. Ainda que seja uma diferença de 0,0000001 pentelhésimo de milisegundo, a diferença existe. Mas isso não é desculpa pra você sair por ai dirigindo seu carro como se estivesse na F1, engraçadinho.

Quanto mais aproximamos essa velocidade a velocidade da luz, maior o efeito: se colocarmos um astronauta numa nave que alcançe 98% da velocidade da luz (craro que isso ainda não é possível, se é que algum dia será), cada ano que ele passasse viajando corresponderia a 5 anos na Terra. Se o cara viajasse por 5 anos e retornasse a Terra, teria envelhecido apenas 5 anos mas chegaria 25 anos depois de sua partida.

É ou não é viajar pro futuro? De certa forma, sim, mas na verdade ele não teria dado nenhum salto no tempo, que continuaria fluindo normalmente tanto para ele quanto aqui na Terra, porém com velocidades diferentes.

Pergunta de Cembi: Se eu viajar para o futuro, como saberei se estou bem de vida, se ao fazer a viagem, eu desapareceria?
Exato. Você não saberia isso, justamente porque, assim como o astronauta da pergunta acima, sua vida foi para o futuro junto com você, hehehe Esse tipo de recurso só seria possível se considerarmos uma viagem de ida e volta para o futuro, com sua vida continuando normalmente depois do retorno. Normalmente, entre aspas, afinal teve um retorno do futuro ai, supostamente com informações do futuro, que afetariam sua vida a partir daí. Nessa ida e volta, tem embutida uma viagem ao passado (o seu presente, que é passado do futuro que você visitou), e são as viagens ao passado que complicam tudo...

Complicam tanto que vão ficar para a parte 2 desse especial.

Má que merda, Freud, só isso hoje, 3 perguntinhas? Sim amigos, infelizmente, é isso por enquanto. Mas relax que tem pergunta a beça na pauta pra semana que vem, quando falaremos das teorias que existem sobre viagens para o passado, sobre os famosos paradoxos que elas criam e etcetera e tal...

Aproveitem então que hoje foi rápido, e respondam ao...

VOCÊ EXPLICA

... pois semana passada eu esqueci de incluir ele no post. Botei depois nos comentários e nos Uarécados mas apenas o Moura respondeu, e como pra ter graça tem que ter concorrência, a pergunta continua:

Se você pudesse viajar no tempo, pra que época iria e porque?

Até semana que vem com mais viagens no tempo. O tema continua aberto para mais perguntas nos comentários.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus