Edgar Allan Poe: O Legado

“For my own part, I have never had a thought
Which I could not set down in words
With even more distinctness that which I conceived it.
There is however a class of fancies of exquisite delicacy
Which are not thoughts and to which as yet
I have found it absolutely impossible to adapt to language.
These fancies arise in the soul,
Alas how rarely, only at epochs
Of most intense tranquillity
When the bodily and mental health are in perfection.
And those mere points of time
When the confines of the waking world
Blend with the world of dreams.
And so I captured this fancy
Where all that we see or seem
Is but a dream within a dream.”

(Narração de Orson Wells para Dream within a Dream, na música homônima de Alan Parsons Project)




Tema Macabro

A influência de Edgar Allan Poe na Literatura é incontestável. Autores e poetas como Baudelaire, Maupassant, Dostoievski e H.P. Lovecraft estão entre os conhecidos que tiveram no autor uma grande Inspiração em seus trabalhos. Mas Poe não teve impacto apenas na literatura, abrangendo uma grande quantidade de profissionais nas mais diversas áreas de entretenimento, dos quadrinhos à música pop, passando também pelo cinema.

Entre os escritores de quadrinhos assumidamente influenciados pelo autor estão Neil Gaiman (influência esta presente em praticamente todo o seu trabalho e na sua forma de escrever) e Allan Moore, que trouxe uma pitada de Edgar Allan Poe em sua passagem pelo Monstro do Pântano.

Já na TV, poderíamos citar um sem número de séries e programas, mas podemos destacar algumas, como Além da Imaginação, Brimstone, Arquivo X e Millennium como algumas que tinham muita inspiração em Edgar Allan Poe.

No cinema, temos diversos filmes que homenageiam Poe, mas interessante mesmo é ressaltar que Roger Corman filmou uma série de contos de Poe, entre os quais O Corvo, A queda da Casa de Usher, Enterro Prematuro, entre outros (nota.: Muitos deles protagonizados por Vincent Price). Está previsto para breve uma adaptação cinematográfica do conto Ligéia. A data de estréia ainda não foi divulgada, mas a produção já tem Site Oficial.

Mas talv
ez a mídia que mais sofreu – e continua sofrendo – influência das obras de Edgar Allan Poe é, sem dúvida alguma, a música. De Bandas de Heavy Metal à cantoras Pop, passando pela música clássica, são variadíssimos os estilos que tem o autor como inspiração – direta ou indireta. A seguir, alguns exemplos:

O poema final de Poe, "Annabel Lee", foi adaptado para música pelo compositor Don Dilworth, e foi gravado por Joan Baez como parte de seu álbum de 1967 chamado "Joan", assim como pela banda pop espanhola Radio Futura, e pelo cantor israelita Shlomo Artzi em 1972;

Quando os Beatles compilaram imagens de seus heróis para a capa de "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", uma das faces mais fáceis de reconhecer é a de Poe, no centro da fila no topo da imagem. No mesmo ano, 1967, os Beatles declararam em sua música, "I Am the Walrus," "Man you should have seen them kicking Edgar Allan Poe." (Cara, você devia ter visto eles chutando Edgar Allan Poe) A banda britânica adotou o romântico, melancólico Poe como um de seus precussores, prenunciando o impacto do escritor em uma grande variedade de músicos populares.

Beatles – I am Walrus


Em 1976, o grupo de rock artístico Alan Parsons Project lançou um álbum, "Tales of Mystery and Imagination", basedo nas estórias e poemas de Poe. Abrindo com um instrumental intitulado com o nome do poema de Poe "A Dream Within a Dream" (Um Sonho num Sonho), o álbum possui músicas baseadas em "O Corvo", "O Barril de Amontillado", "O Sistema do Dr. Abreu e do Dr. Pena" (que esteve em um Top 40 hit) e "Para alguém no paraíso", assim como uma sinfonia de rock em cinco partes, chamada "The Fall of the House of Usher". O produtor e engenheiro Alan Parsons lançou uma versão remixada do álbum em 1987, incluindo uma narração feita por Orson Welles; o produtor executivo Eric Woolfson revisitou o conceito em um teatro musical em 2003 (Poe: More Tales of Mystery and Imagination). Além disso, em seu álbum "The Turn of a Friendly Card", há uma música instrumental chamada "The Gold Bug" (O escaravelho de ouro).

Tool incluiu o verso "seems like I'm slipping into a dream within a dream" na música "Sweat" em seu álbum de 1992, "Opiate".

A banda de metal avant-garde Arcturus tem uma música em seu álbum "La Masquerade Infernale" (1997) chamada "Alone" incorporando o poema completo e inalterado de Poe, "Alone" (Só).

Arcturus – Alone


A cantora pop Britney Spears intitulou sua turnê de 2001-2002 de "Dream Within a Dream" (Sonho num Sonho), incorporando as linhas desse poema (e de outros textos de Poe) em seu show.
Lou Reed lançou um CD duplo, álbum conceitual chamado "The Raven" em 2003 que incluía um número de interpretações musicais e faladas de Poe, com a presença de vários atores convidados, incluindo Steve Buscemi e Willem Dafoe.
Marilyn Manson já foi visto declarando que um pouco da inspiração para sua música e arte vem da obra de Edgar Allan Poe, e já até pintou um retrato de Poe.

Várias bandas de heavy metal fizeram referência a Poe em suas gravações. Iron Maiden gravou uma música entitulada "Murders in the Rue Morgue" (Assassinatos da Rua Morgue) para o seu segundo álbum, de 1981, "Killers". O álbum de 2001 do Grave Digger, "The Grave Digger" é dedicado a Poe, e alguns dos trabalhos de Poe, incluindo "The Raven" (O Corvo) e "Fall of the House of Usher" (Queda da Casa de Usher) são a base de várias músicas. A banda de trash metal/progressivo Nevermore tirou o seu nome ("Nunca Mais") do poema "The Raven".
A banda de metal gótico Tristania tem uma música chamada "My Lost Lenore." A música se refere a "her raven eyes" (seus olhos de corvo) e termina de maneira similar ao poema "The Raven," ainda lamentando a sua Lenore perdida.

A música "The Poet and the Pendulum" (O Poeta e o Pêndulo) da banda finlandesa de metal sinfônico Nightwish é parcialmente inspirada no conto de Poe "The Pit and the Pendulum" (O Poço e o Pêndulo). Poe é um dos escritores favoritos do líder da banda, Tuomas Holopainen.

Nightwish - The Poet and The Pendulum - Live in Brasilia, Brazil


Fernando Ribeiro, vocalista e líder da banda de death gothic metal portuguesa, o Moonspell, também é admirador da obra de Poe, e todos os seus álbuns, com destaque para o álbum "Memorial", tiveram alguma inspiração em Poe.

P.S.: Mais informações sobre Edgar Allan Poe podem ser conseguidas no Portal Edgar Allan Poe Brasil, de onde algumas informações aqui foram extraídas.


Na Próxima Madrugada:
Uma séria casa num sério mundo.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus