A verdade está Algures

Watchmen nas entrelinhas


Bom, toda grande obra que se preze precisa ter suas mensagens subliminares. Bom, não exatamente mensagens subliminares, mas insinuações, que ficam nas entrelinhas e só são percebidas por olhos atentos e já acostumados com o universo da obra (o que quer dizer que já leram trocentas vezes e ficam procurando pêlo em galinha). Watchmen, obviamente, não é diferente. Então aqui vão algumas insinuações interessantes que apenas engrandecem a obra (e que com certeza vai ter gente discordando) e mostram porque ela é considerada a melhor entre o gênero de super-heróis.

P.S.: Claro que deve ter muito mais coisa que eu não citarei aqui, coloquei apenas aquilo que hoje me chama mais atenção e que talvez alguns de vocês tenham passado batidos, portanto se tiverem coisas a acrescentar, fiquem à vontade para fazê-los nos comentários!


Entrelinhas narrativas:

1 – Hooded Justice (Justiceiro Encapuzado) foi morto pelo Comediante
Caso vocês não lembrem, HJ (hooded Justice) foi o primeiro vigilante mascarado da história americana, e apesar de ter apenas uma breve aparição na trama, foi ele quem salvou Sally do estupro perpetrado pelo Comediante.
Principais Indícios:
- Segundo o livro de Hollis Mason, HJ desapareceu misteriosamente (e nunca foi descoberto quem ele era na verdade, apesar de Mason ter suas suposições).
- Foi HJ quem impediu o estupro da Sally Júpiter pelo Comediante, que o ameaça, dizendo que tem o telefone de HJ e uma hora a piada será “sobre ele”.

2 – Rorscharch Homossexual
Muita gente torce o nariz para essa declaração, alguns acham óbvio. Independente do que se pensa, existem diversas insinuações na HQ de que Rorschach seja homossexual.

Principais Indícios:
- Rorsharch conta que trabalhou numa confecção. Ele comenta que era desagradável por ter que manusear roupas femininas. Isso demonstra certa aversão, não às mulheres, mas a figura feminina em geral.
- Quando Coruja e Espectral salvam Rorschach, ele comenta que é bom vê-los de uniforme, mas faz a ressalva que nunca gostou do uniforme da Espectral. Talvez por ser muito ousado, ou por ser “roupa feminina”
- Quando discutem dentro do Arqui, Coruja e Ozzymandias ficam de bem e Rorschach aperta a mão de Dan, olhando para ele fixamente, e não solta até que Dan o faça. A cena é muito parecida à que ocorre com Dan E Laurie no apartamento dele, onde ele segura a mão dela e ela diz “Dan, já pode soltar minha mão”.
- Ele é o único que insinua uma possível homossexualidade em Adrian Veidt; nem mesmo o Comediante faz comentários do tipo.

3 – Não existe vida em outros planetas
Apesar da história falar sobre heróis e ter um ser com superpoderes sendo quase um Deus, a HQ tenta passar a idéia de que não existe vida inteligente em outros planetas na realidade de Watchmen.

Principais Indícios:
- Quando Dr. Manhatan vai para Marte, ele é um mundo desolado que não só é sem vida, como aparentemente nunca a teve nem em seu passado remoto.
- O plano final de Ozzymandias sequer cogita a possibilidade de uma invasão alienígena DE VERDADE ocorrer.

4- O plano de Ozymandias não vai dar certo
Apesar de, na minha opinião, o plano de Veidt ser perfeito, diversas insinuações trazem a idéia de que, mais cedo ou mais tarde, tudo iria por água abaixo.

Principais Indícios:
- Antes do Dr. Manhatan ir embora de vez da terra, Ozzymandias pergunta a ele se valeu a pena, se deu tudo certo no fim, ao que este recebe a resposta: “Fim? Nada chega ao fim, Adrian” E vai embora sem dar maiores explicações
- O diário do Rorschach chegou na redação do Jornal News Fronstiersman e, eventualmente, será lido por alguém, e talvez publicado pelo jornal.

5 - Sally Júpiter e a “síndrome de estocolmo”
Apesar da tentativa de estupro e da canalhice sem limites do Comediante, há indícios claros de que, após esse incidente ele e Sally não só “fizeram as pazes”, como tiveram um caso (sim, eu sei que é óbvio quando Laurie descobre ser filha do Comediante, mas a questão é que o buraco foi mais embaixo)

Principais Indícios:
- Fica explícito ao final da história que Sally amava Blake.
- Num flashback em que Laurie confronta Blake sobre o estupro, ela menciona o fato de ele ter pego a mãe à força, e ela diz “apenas uma vez”.
- Na Edição 9, no material adicional, há uma entrevista com Sally onde ela alega que "sente que contribuiu de alguma forma" para o estupro, mostrando que, mesmo ela tendo consciência da barbárie do ato, é algo “justificável”.

6 – Nixon mandou o Comediante matar JFK para subir ao poder
Embora isso tenha sido escancarado na adaptação cinematográfica, isso é algo bem sutil que surge apenas em uma insinuação feita pelo Ozymandias ao final da HQ.
Principais Indícios:
- Comentário do Ozymandias, ao final do HQ, revelando que o Comediante estava em Dallas no dia em que JFK morreu, e insinuando que ele o tenha feito a mando do presidente Nixon.

Entrelinhas gráficas:

Simetria
- No Capítulo 5, cujo título é “Temível simetria”, todas as páginas da edição são simétricas.

Paranóia alienígena
- A crescente tensão e proximidade psicológica da guerra influencia na aceitação do público a idéias extremas, como a crença em civilizações alienígenas avançadas, isso é mostrado através de diversas referências gráficas, inclusive cartazes de filmes sobre invasores do espaço e na estréia do filme “o dia em que a terra parou” (que é mostrado no início do último capítulo)

Expressões que dizem tudo
É possível definir certos pontos-chave da trama apenas pelas expressões dos personagens no decorrer da história:
- Após Rorschach ir visitar Manhattan e Espectral, esta decide ligar para Dan e, enquanto está ligando, vemos Dr. Manhattan com uma expressão feliz. Esta é a mesma expressão que ele faz ao fim da história, quando vê Dan e Laurie Juntos no refúgio de Veidt na Antártida.
- No funeral do Comediante, quando Veidt lembra a reunião fiasco que acabou com o Comediante dizendo que Veidt seria o homem mais inteligente das cinzas, a expressão do mesmo mostra o momento exato onde Ozzy começou a pensar no que ele deveria fazer.
- Também podemos notar um certo ressentimento (ciúme?) na expressão de Rorschach na casa de Dan, logo após a fuga da prisão, quando Dan e Laurie conversam.
- É possível notar que Veidt realmente esperava melhorar o mundo com seu plano e o quanto ele sente pelas vidas que foram perdidas quando ele chora de emoção ao ver que a URRS e os EUA cessaram as hostilidades e ele grita “eu consegui!”.
- Porque Rorschach chora quando pede para Manhatan destruí-lo ao final da história? Apesar disso não ficar claro (e muita gente dizer que tem a ver com o romance entre Dan e Laurie), creio que a melhor interpretação é a de que ele sabia que Veidt fez o certo, mas nunca admitiria isso, pois iria contra seu próprio código moral. Ele estava chorando porque todo o seu “mundo” desabou quando seu código moral de um mundo preto e branco foi destroçado com o plano de Veidt.


No geral, era isso. Sei que algumas coisas eram meio óbvias, mas não tive tempo de ficar catando piolho, então me ative às referências que pesquei nos últimos anos lendo e relendo a HQ. Qualquer contribuição nos comentários será mais do que bem vinda.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus