Moura em Série

Muita gente fala mal da TV brasileira. Realmente, de programas bons, estamos com falta tremenda.

Humorísticos mesmo, pífios.

Reconhecidamente, o Brasil nunca se destacou por séries. A força da novela brasileira (que, sem entrar na questão do conteúdo, é a melhor tecnicamente do mundo) tomou conta, deixando o público tão acostumado com esse formato diário e com tramas mais fáceis e digeríveis, que o formato semanal acabou se restringindo a humorísticos e programa de auditório.
Mas, lá no final da década de 80 (coisa longínqua que me faz sentir mais velho do que sou) havia um programa de humor na TV que simplesmente arrebentava com conceitos politicamente corretos e sentava o pé na porta com piadas tanto ousadas quanto nonsense.

Em 1988 estreava na rede Globo o TV Pirata.


O elenco do programa é de tirar o chapéu. Muitos deles ainda estavam iniciando a carreira na comédia, outros eram sensações dos anos 80, alguns estreantes e outros veteranos.
Cláudia Raia (muito antes de ficar um porre choraminguante com nome de Tartaruga Ninja), Débora Bloch, Marco Nanini, Ney Latorraca, Cristina Pereira (cadê essa mulher???), Luiz Fernando Guimarães, Pedro Paulo Rangel, Regina Casé, Guilherme Karan, entre outros.
O time de roteiristas não deixava a desejar - de Luis Fernando Veríssimo, Laerte, Glauco, até a trupe embrionária do Casseta e Planeta. Aliás, o TV Pirata foi o pai do Dóris para Maiores, de onde surgiu o Casseta e Planeta Urgente. Mas o humor do grupo parece que se perdeu durante os anos.

Mas voltando a vaca fria, o TV Pirata tinha um humor muito similar em estética e organização com o Monty Python. Quadros fixos e outros aleatórios, sempre abusando de um humor inteligente, e nada correto.
Aliás, algumas piadas dificilmente poderiam ser veiculadas hoje em dia (eu já disse que esse negócio de politicamente correto ta FUDENDO com tudo??).
Esse quadro, por exemplo, nunca iria ao ar hoje em dia:


Tudo era motivo de chacota pelo grupo, formado por atores dramáticos que enveredaram para a comédia. Esse estilo de humor ainda não havia sido assimilado pelo público da época, e o TVP teve risco de ser cancelado. Mas a qualidade do programa deu uma lição na audiência, mostrando que nem só de Agildos Ribeiros (arghhhh...) vive o humor nacional. Zoação com política, TV, classes sociais, econômicas, famosos ou anônimos. Tudo era motivo para paródias.

Aliás, até a chamada do programa era uma grande brincadeira.


Pra tentar ser mais específico, era o humor que os Cassetas costumavam apresentar no inicio do programa deles (porque, aliás, eles eram redatores do programa, que ainda contava no roteiro com Miguel Falabella e Pedro Cardoso).

Aliás, esse post vai ser só de vídeos, porque é difícil explicar a natureza do humor dos caras. Sobrou até para humorístico do canal concorrente...


Percebeu a zoeira com as piadas idiotas de Praças e Zorras da vida??
O elenco foi mudando conforme as temporadas foram passando. Marisa Orth, Denise Fraga, Antonio Calloni e Otávio Augusto entraram no elenco, substituindo alguns atores que iam deixando o programa.
No ultimo ano do TV, ele estava sendo exibido uma vez por mês, no Terça Nobre (que tinha também o bacanudo Comédias da Vida Privada), e mudou de esquema, apresentando programas temáticos.

E para provar que Michael Jackson era piada desde sempre...


Denise Fraga de Michael...
Até que enfim tiração de sarro de verdade com o rei do pop! Graxa, polimento e bombril???

Bem, mas no meio de tantas piadas aleatórias e doideiras gerais dos redatores, dois quadros fixos simplesmente pegaram e são as maiores referências que tenho do show...

O TV Macho, programa apresentado por Zeca Bordoada (Guilherme Karan), uma alusão ao TV Mulher. Um programa sem frescura, feito pra macho. Cenário feito pra macho, duas cadeiras, uma mesa de bar e muita cerveja. Porque sofázinho é coisa de boiola!


E a melhor telenovela brasileira da história. FOGO NO RABO. Uma tirada com a novela Roda de Fogo, ela tinha como protagonistas Reginaldo (e seu tema musical.. "Como uma Deusaaaaa") e sua apaixonada Natália. Mas Reginaldo é um homem inescrupuloso que apenas usa do amor de Natália para seus golpes, pois o sonho da inocente menina é se casar com o amado e ter seus dois filhos, Daniele Aparecida e Cleverson Carlos. Na banda do vilão, ele ainda conta com sua amante piranhuda Penélope e com seu capanga bizarro Agronopoulos. Mas para defender os interesses da ingênua menina estão são irmão Amilcar, um rebelde geração diretas já, sua mãe dedicada, Clotilde, e ele, o grande e maior personagem de toda a humanidade: Barbosa, pai de Natália, um homem de personalidade forte. Ninguém manda nele, só a mulher e o porteiro do prédio.


Barbosa foi talvez o mais marcante personagem que o programa teve. Ney Latorraca mandou um velho maluco que só repetia o que os outros falavam e não tinha o menor senso de... Nada. Mas a carreira de Barbosa foi alavancada e ele ganhou até um talk show.
Isso até ser assassinado, no especial "Quem Matou Barbosa", na última temporada. No final é revelado que ele foi morto pelo próprio Latorraca, que não aguentava mais as pessoas pedindo pra ele "fazer o Barbosa".


Outros quadros que fizeram sucesso foram Delegacia de Mulheres, Piada em Debate, Casal Telejornal, Esporte Esportivo e O Segredo de Darcy.
Bom, agora que eu vi... Só tem vídeo mesmo aqui nessa matéria heheheh...

Mas é isso aí... Depois de cancelado, a trupe do Casseta criou o Dóris para Maiores, que deu origem ao Casseta e Planeta. Quanto aos outros, todo mundo sabe onde estão. Criaram e seguiram carreiras sólidas, mas dificilmente fizeram algo tão divertido quanto isso. Vários deles, que eram atores apenas de drama, enveredaram pela comédia com muito sucesso e hoje são grandes nomes da TV e do teatro brasileiro.
Saiu um DVD com vários dos melhores episódios, e deve estar nas melhores locadoras. Além disso, o Youtube ta recheado de vídeos hilários. É só procurar. O Multishow chegou a repetir a primeira temporada, mas pelo que eu sei, parou. OOO MULTISHOW acorda e põe de novo no ar.
É um raro caso de um programa que eu tinha uma lembrança ótima, e ela escapou da regra dos 15 anos. TV Pirata era realmente bom (pelo menos eu me mijo de rir assistindo os quadros). To até com pena de não ter encontrado a segunda abertura, em que várias novelas e programas da Globo eram satirizados, com Guilherme Karan matando Odete Roittman e Luis Fernando Guimarães resgatando Gabriela do telhado.

Finalizando o post, vai mais um vídeo... Prometo que as próximas matérias serão menos... Youtubicas...
Mas não poderia terminar o post sem esse vídeo, que combina muito com o Uarévaaa... A versão TV Pirata da Liga da Justiça!


E não adianta, nunca um redator de TV vai perceber a diferença entre Marvel e DC. O Ney Latorraca é o Namor porraaaaaa!

Abraços galera e até o próximo episódio.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus