Uaréview

Todo mundo aqui já está cansado de me ver dizendo que sou “casado, fiel e pai de família” (sim galera, post do Freud), e a parte “pai de família” dessa frase responde por um moleque elétrico e fascinante de dois anos de idade. Por esses poucos anos de primeira viagem, já te digo que ser pai dá um trabalho indescritível, mas é absolutamente maravilhoso. É fácil dizer isso quando você sempre quis ser pai e foi tudo planejado. Mas e quando não é?

Há casos e casos, vamos falar de um específico: o jovem Sam, 15 anos, skatista, que acaba de tomar o maior tombo de sua vida até então...

SLAM, de Nick Hornby
Ok, gravidez adolescente e indesejada, assunto para “Casos de família”, conversas moralistas, ou qualquer outra coisa chata do gênero, certo? Poderia ser, mas nas mãos de Nick Hornby vira um livro bem legal, rápido, ágil e bom de se ler, reflexivo mas engraçado, e cheio das referências pop que são marca do autor.

Vemos o jovem Sam amadurecer na marra diante dessa grande e real mudança prestes a acontecer na sua vida. Ele também é fruto de uma gravidez adolescente, mas sua namorada, Alicia, não. A família de Alicia tem uma condição social e financeira melhor que a dele. Sam mora com sua mãe “sarada” e tem um pai “bronco” e ausente. Tudo isso gera conflitos e situações interessantes, sem moralismos exagerados. É, não tenho como esconder que é um drama. Mas que drama você já viu em que um dos personagens é um pôster do Tony Hawk que conversa com o protagonista ? E mais, um drama com tudo isso e ainda...... VIAGENS NO TEMPO?

Como assim “viagens no tempo”? Bem, na verdade eu nem deveria ter comentado isso, foi até baixo de minha parte e um tremendo spoiler safado, mas elas realmente acontecem. Pode parecer sem nexo a princípio, mas o livro fala muito sobre o futuro, expectativas, possibilidades e incertezas, questionamentos normais na idade de Sam (na verdade em qualquer idade, em maior ou menor grau) e Hornby usa esse surpreendente recurso de uma forma que funciona muito bem na estória. Mas... ao ler o livro, tente esquecer disso até o meio dele, ok? Hehehehe.... (Sorry!!)

Slam é o último trabalho de Nick Hornby, o primeiro voltado para o público adolescente, mas acho igualmente interessante para adultos, assim como seus livros adultos tambem devem ser interessantes pra galera mais jovem. Saiu aqui ano passado pela Editora Rocco (capa ao lado), tem 264 páginas e voce pode conferir o primeiro capítulo “de grátis” clicando aqui. O preço inicial era de R$ 33,00, mas fuçando por ai dá pra encontrar mais barato.

Pra quem nunca ouviu falar em Nick Hornby, outros livros dele já foram adaptados pro cinema: "Alta fidelidade", "Um grande garoto" e o primeiro deles, "Febre de bola", já teve duas versões: uma inglesa com roteiro assinado pelo próprio autor e uma americana, chamada "Amor em jogo". Recomendo principalmente Alta Fidelidade, estrelado pelo John Cusack, pra mim o melhor desses filmes. Foi o único deles que também já li o livro, posso garantir que foi muito bem adaptado. Fuça nas locadoras pela capa abaixo e pode alugar que vale a pena.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus