PalhetadA

Hoje eu quero falar de uma banda clássica que ouvia no roadstar do carro meu pai quando eu era um duendinho....a banda que surgiu para bagunçar o coreto.... LED ZEPPELIN a a aaaaaaaa AAAAAAAHHHH!!!

A banda começou em 1968 com Jimmy Page (guitarra), John Bonham (bateria e percussão), John Paul Jones (baixo e teclado) e Robert Plant (vocalista e gaita). A banda se destacou no mundo por ser umas das mais influentes no mundo do Rock ao Lado do Black Sabbath e um pouco mais atrás o Deep Purple...formando a “trindade do Rock and Roll” essas bandas merecem todo o respeito por seus feitos, mesmo que você não curta qualquer uma delas ok? Bom, o Led trazia nos seu som elementos de soul, jazz, funk, rockabilly e até reggae! Sendo umas das mais versáteis e musicais do mundo, alguns dizem que a banda reinventou o Rock....mas há controvérsias.
O Zeppelin conseguiu vender mais de 300 milhões de cópias no mundo todo (há boatos que até o surfista prateado comprou uma cópia....mas hoje em dia virou emo...) e é até hoje a única banda a colocar todos...veja bem...TODOS os seus albúns no Top 10 da Billboard. Caaaraio meeeoo!!! Aliais vocês sabem como surgiu o nome da banda? Vamos para o momento Wikipédia...rs.
“Esse nome surgiu depois que Keith Moon e John Entwistle comentaram que um "supergrupo" contendo eles dois, Jimmy Page e Jeff Beck (que era a idéia original de Page) cairia como um "balão de chumbo" (do inglês "lead zeppelin"). A palavra "lead" é propositadamente mal escrita para que a pronúncia correta seja usada (também poderia ser lida como "lid", que lhe daria outro significado)”
Em 1969 sai o primeiro albúm “Led Zeppelin”, que já trazia uma enorme carga de blues e rock tendo pitadas de influências orientais também, em pouco tempo a banda já tinha seguidores e suas apresentações ficaram cada vez mais frequentes, não demorou muito para sair o segundo trabalho de estúdio no mesmo ano! Chamado de “Led Zeppelin II” (criativo né?) trazia a mesma pegada do sucessor mas ali tinha o que seria o primeiro clássico da banda....



Whole Lotta Love...essa deu um puta rolo meo a banda foi acusada de usar a letra de Wiilie Dixon e não creditou o hômi nem nada, rolou um processo que demou só 15 anos...rs..ai pagaram o que deviam ao Dixon que viria a se tornar amigo de Page e Plant!
A banda também fazia alguns covers em seus shows, Elvis Presley e Eddie Cochran. Geralmente as apresentações do Led duravam em torno de 2 horas...mas já rolou de tocar 4 horas no “Texas Pop Festival” em 1969! Em 1970 eles lançam o terceiro álbum chamado de?de?de? “Led Zeppelin III” (realmente criativo rapaz) dali saiu "Immigrant Song".



A banda estava numa crescente incrível e não gostava de aparecer na tv. para divulgação, Plant sempre dizia que preferia que seus fãs os vissem ao vivo. 1972 sai o quaaaarto albúm do Led chamado de? de? Vai uma chance pra você adivinhar.....


É....isso ai era o nome do Disco novo do Led usualmente é chamdo de “Zoso”, “Four Symbols” ou siiiiiimm “Led Zeppelin IV” (como não né?rs) desse albúm surgiu “Black Dog” e "Stairway to Heaven" que veio a se tornar um dos hinos do Rock, por sua melodia e letra! Em 1973 sai o álbum seguinte, “Houses of the Holy” nesse a bagagem musical é maior, as músicas são mais longas e experimentais mesmo, os arranjos e sintetizadores usados por J'onn J'onzz...digo John Paul Jones renderam músicas como "The Song Remains The Same", "No Quarter" e "D'yer Mak'er". Esse álbum bateu os recordes de audiência, tendo chegado ser ouvido por mais de 50 mil pessoas. Três concertos no Madison Square Garden foram filmados para a realização de um filme, mas o projeto foi adiado por vários anos infelizmente. Em 1974 a banda lança seu próprio selo Swan Song, que era o título de uma música do Led Zeppelin que nunca foi lançada, tendo sido gravada posteriormente com o nome "Midnight Moonlight" no primeiro álbum dos "The Firm", banda criada por Page após o fim do Led Zeppelin.


Em 1975 foi lançado “Physical Graffiti”, o primeiro álbum duplo para a "Swan Song". Este álbum incluía músicas que sobraram dos 3 álbuns anteriores e mais algumas novas. Mais uma vez a banda mostrou a sua enorme diversidade de estilos, que iam do folk e rock progressivo ao heavy metal. Um tempo depois disso o todo o material do Led alcançou a lista dos 200 mais vendidos, fato inédito até então...a coisa chegou num nível tão absurdo de popularidade que a banda estava tocando 5 noites seguidas, (muita coisa foi gravada desses shows que foram editados após 28 anos e virou um DVD fodasso!) No auge da carreira a banda era considerada pela maioria como a “Maior Banda de Rock do Mundo!”. Ai claro começaram os excessos de Rockstar, viajavam num jato particular, alugavam pisos inteiros de hotéis, e tornaram-se objecto de algumas das histórias mais famosas, envolvendo danos materiais a quartos de hotel, aventuras sexuais, abuso de drogas e culto à magia negra.


Em 1976 sai o sétimo albúm da banda...”Presence” O álbum conquistou disco de platina antes de chegar às lojas, algo inédito para a época...dando mais gás ainda para a banda até um certo ponto quando o filho de Plant morre de infecção estomacal. No final de 1976 finalmente sai o filme “The Song Remains the Same” e a sua trilha sonora, esse seria o único registro oficial da banda ao vivo durante os viiiiiinte anos seguintes até a edição de “BBC Sessions” em 1997. Em 1978, a banda voltou ao estúdio para as gravações de “In Through the Out Door”, álbum lançado em 20 de agosto, aniversário de Robert Plant. Esse álbum continha "All My Love", dedicada a Karac, seu filho. Agora eram 8 discos no Top 200 da Billboard e shows com ingressos esgotados por todos os lados, provando que o Led Zeppelin ainda era uma banda forte, mas já era considerada antiga, isso por que no Reino Unido começava a se alastrar o Punk Rock, o Led nadava contra a própria característica que os marcou como uma banda de Rock pesada, usando teclados e partindo para sons mais experimentais, longos, intermináaaveis a nhaca do Rock-progressivo! Boham (bateria) estava descontente com o atual rumo que a banda tomava e dizia que ele e Plant deveriam assumir o controle criativo da banda para lançarem um novo disco pesado e “combater” o punk-rock...infelizmente não deu mais tempo devido a morte do baterista sufocado pelo próprio vômito na mansão de Jimmy Page, dando fim a banda que não tinha mais motivos para continuar com o nome Led Zeppelin.


De lá pra cá ainda rolaram algumas apresentações especiais com outros bateristas como Tony Thompson e Phil Collins no festival “Live Aid” em 1988 tocaram com o filho de Boham no 40º aniversário da Atlantic Records, Esta formação ainda voltou a tocar no 21º aniversário da filha de Bonham, Cármen, e no casamento de Jason. Page e Plant, sem Jones, ainda voltaram a tocar juntos em 1994 para contribuir para o “MTV Unplugged” intitulado de “No Quarter” Jones ficou puto da vida por não ser chamado para tocar e mais ainda porque o albúm levava o nome de uma música que ele havia feito. Atualmente a banda quer voltar aos palcos e sentir a energia e carinho dos fãs, fecharam com Jason Boham na bateria assumindo o lugar que foi do seu pai por anos. Plant não concorda em voltar a usar o nome Led Zeppelin e não se juntou aos ex-amigos de banda...isso abriu margem para Page e Jones convirarem amigos para ensaiar, e segundo expeculações tem rolado ensaios produtivos com o líder do Aerosmith, Steven Tyler!
Hum...eu não acho que isso ficaria ruim não, o Tyler canta pra caraio e acho que segura o vocal numa boa colocando o estilo animal de cantar, a notícia me agradou muito e o guitarrista do Aeros já confimou que realmente esta rolando ensaios, mas segundo ele é só “diversão”....hum...sei....é esperar pra ver. Por hora fiquem ai com um vídeo FOOODA de Stairway to Heaven tirado do filme “The Song Remains the Same”.

Leeet´s Rock!!

Duende Amarelo.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus