No Cinema com a Pin - Especial Halloween

Oláááá pessoal.... dois posts meus em 1 semana hein?? E ainda por cima um fora da panela feminino... eita q essa semana o blog ta cheiroso!!

Bom, vamos ao que interessa. Semana de Halloween, e é claro que eu não podia deixar passar esse dia sem fazer um post especial, então aqui está o “No cinema com a Pin - Especial Dia das Bruxas”.

Foi muito difícil fazer um post como esse, pois o Terror envolve tantos gêneros que fica quase impossível fazer uma lista que não fique incompleta... então dentre os muitos tipos de terror, eu escolhi alguns filmes de cada categoria que eu considero bons, ótimos, e alguns até indispensáveis. Se eu esqueci de algum, por favor me lembrem nos coments ok??...

O gênero ficcional de Terror existe nos meios de comunicação desde a década de 60 e fazem parte desse gênero, tudo o que envolve lendas, ficção científica, mitos, assassinos e claro sangue, muito sangue! E pra começar essa matéria ao melhor estilo, vou começar falando de uma das minhas categorias favoritas... Aliens.

Quem nunca assistiu um filme com aqueles bichos asquerosos, inteligentes e que simplesmente adoram matar seres humanos? Entre esses filmes, eu ouso dizer que o maior clássico ainda é “Alien - O oitavo passageiro” que deu inicio a longa franquia do monstro com sangue ácido. A história todo mundo conhece, com 117 minutos, o filme de 1979, narra a saga de um cargueiro espacial que ao atender um pedido de socorro supostamente alienígena, abre a porta para o terrível e já conhecido Alien. Dos 7 tripulantes que o cargueiro levava, apenas uma sobrevive... a mulher que do lado de Sarah Connor é a mulher mais macho q eu já vi no cinema, Tenente Ripley, interpretada por Sigourney Weaver.

"No espaço seu grito não será ouvido", esse era o slogan do filme. Foi a partir dele os alienígenas deixaram de ser apenas homenzinhos verdes, pra se tornarem verdadeiros vilões do cinema.

Ainda nesse estilo, há ainda diversos filmes que eu gosto como: “O predador”, “Sinais”, “A experiência”, “Independence Day”... Mas pra mim, nenhum deles é tão assustador quanto o clássico “ET- o extraterrestre”... OK podem rir agora, mas aquele dedo brilhando e aquele cabeção ainda me assustam mais do que o Alien e o Predador juntos.

Mudando completamente de estilo, vamos agora ao que eu considero a categoria mais nojenta do terror... Serial Killers. Entre essas figuras que só vivem para matar já tivemos Homens normais, canibais, zumbis e até um carro... afinal quem ai não se lembra de “Christine – O carro assassino”?.

Mas entre esses filmes, um dos meus favoritos com certeza é “Seven”... o clássico de 1995 ainda embrulha meu estomago cada vez que assisto. É nessa hora que eu bato em alguém se me disserem que nunca viram esse filme... a história narra a caçada de um policial experiente e outro no início de sua carreira a um Serial Killer que usa os pecados capitais como inspiração para seus assassinatos. Os assassinatos são nojentos, as atuações são fantásticas e o final é uma surpresa de arrepiar qualquer um.

Junto com “Seven”, é importante lembrar de filmes como “ Hannibal”, “O Colecionador de ossos”, “O Albergue”, “ Sweeney Todd” ....e entre esses filmes da nova geração, eu como grande fã de “Jogos Mortais” tenho que dar crédito à série por trazer algo novo a um conceito que já estava um pouco desgastado a tempos.

Outra categoria um pouco parecida com essa, mas um pouco mais sangrenta, vamos aos Massacres, estilo de filme muito querido entre os amantes do Terror... Como falar de Terror sem se lembrar de Freddy Krueger, Michael Myers, O Boneco Assassino e o meu preferido dos amantes de sangue: Jason Voorhess!

Como falar de Terror sem se lembrar de Sexta-Feira 13? A clássica historia do menino que morreu afogado na colônia Crystal Lake em 1957, e de sua mãe que assassina vários jovens um a um em busca de vingança. O filme ainda teve muitas seqüências em que o número de corpos só aumentava, sendo que nesse primeiro filme apenas 10 pessoas morreram, e no ultimo o número de vítimas dobrou. Apesar de no primeiro filme o assassino não ser Jason e sim sua mãe, o Morto com o facão na mão virou um ícone do terror.

Além dos clássicos já citados ainda temos os filmes mais recentes nesse estilo como: “Pânico”, “Eu sei o que vocês fizeram no verão passado” e o meu favorito “ Olhos famintos”.Esse filme é trash, eu sei, é nojento demais, eu sei, mas eu simplesmente adoro.

Chegamos ao Sobrenatural, os filmes envolvendo fantasmas, espíritos, demônios e coisas sem explicação. É um estilo que eu gosto muito, mas normalmente discordo da opinião de todos. Entre os meus favoritos estão filmes desconhecidos como “Navio Fantasma”, “Premonição”, “Treze Fantasmas”, “Os outros”, “1408”.

Mas aqui vou abrir mão do meu gosto pessoal pra dar um pouco mais de destaque aos grandes clássicos desse estilo: “O Iluminado”, “O chamado”, “Poltergeist”, “A profecia” e é claro “O Exorcista”. A história da jovem que teve seu corpo dominado por um terrível demônio, que mudou seu comportamento, seu modo de falar... assustando a todos, principalmente sua mãe, que sem saída recorre ao exorcismo como solução.

Até hoje, a história e principalmente as cenas, como a cena do crucifixo, da escada, da cabeça ainda chocam quem assiste, e por isso esse filme mesmo com 35 anos, ainda é considerado um dos clássicos desse gênero.

E está na hora das lendas... Os chupadores de sangue, os comedores de carne, e os monstros incompreendidos. Esse é um estilo que gira em torno de Lobisomens, Vampiros e Frankstein, esses 3 ícones dos livros e dos filmes já renderam diversas adaptações, versões e estilos de filmes. Entre eles os inúmeros Dráculas, “O lobisomen”, “ Um lobisomem Americano em Londres”, “ Frankstein” e por ai vai...

Mas ao falar de vampiros não há nerd que não se lembre de “Garotos Perdidos” e não há fã que não pense na hora em “Entrevista com o Vampiro”.

Dois dos meus favoritos nesse estilo, “Entrevista com o Vampiro” ainda está no topo por fugir da fórmula sessão da tarde de “Garotos Perdidos”. No filme vemos 2 visões diferentes da mesma realidade, enquanto Louis acha q foi condenado ao inferno, Lestat acha que tem a maior dádiva que existe... A historia, os atores e o ritmo do filme pra mim são excelentes e é um filme que eu ainda assisto todas as vezes que passa.

Com certeza se existe uma categoria do terror que chega mais perto do gosto dos nerds é essa que eu vou falar agora: Zumbis. Entre games que viraram filmes, filmes q viraram HQ e Graphic Novels que viraram filme também, temos trocentos filmes sobre os mortos-vivos. Entre eles “Uma noite Alucinante” com Ash e sua eterna serra elétrica que há pouco tempo teve que encarar os zumbis mais poderosos da Terra nos quadrinhos da Marvel... Temos a eterna Alice, a mulher de pouca roupa que adora dar “Head Shots” em tudo quanto é zumbi que apareça na frente na clássica série dos games “Resident Evil”... e ainda a adaptação de “ Silent Hill” tão nojenta e assustadora quanto o game e o péssimo “Doom – A porta do inferno”, que a única cena que se salva é a em primeira pessoa igual o games... vale assistir só por consideração ao game, mas só!

Mas os Vampirinhos dos quadrinhos e games também não ficaram de fora das telas, afinal “Blade”, “ 30 dias de noite” e “ BloodRayne” estão na prateleira de qualquer locadora como prova disto.

Mas esquecendo o mundo nerd de zumbis, o maior clássico dos cinemas ainda é “A noite dos mortos-vivos” de 1968, que apesar da falta de roteiro, afinal um monte de morto andando por causa de um meteorito que caiu na Terra não é lá um grande roteiro, ainda é aclamado como um dos grandes filmes do gênero, talvez pela iniciativa de um estilo de terror diferente.

Você deve estar se perguntando... “ mas Pin, cadê os clássicos?” Eu reservei o final da matéria especialmente pra eles. Filmes como “Psicose”, “Os pássaros” e “o Bebê de Rosemary”, são da época do Freud e eu infelizmente não assisti... mas aproveito esse espacinho final da matéria pra destacar 3 filmes das antigas que eu gosto muito: “ A mosca”, “Carrie - A estranha” e o clássico “Tubarão” e se alguém ai me disser que depois de assistir esse filme não ficou com aquela musiquinha na cabeça durante 1 mês e com medo de entrar no mar por um pouco mais do que isso eu vou ser obrigada a dizer que você está mentindo... “Tubarão” marcou época e merece estar na matéria.

Com certeza eu devo ter esquecido muitos filmes que marcaram a vida de cada um de vocês... E como hoje é Dia das bruxas, convidem um amigo, uma paquera, vários amigos... aluguem um desses filmes, apaguem todas as luzes e façam uma sessão Terror... mas só não façam pipocas, afinal a maioria desses filmes são nojentos e eu não sei o que pode acontecer com a pipoca até o final do filme....

Espero que tenham gostado...
Grande beijo...
Pin....

Ps: Happy Halloween

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus