PalhetadA

Ok, já vou avisando que estou com vinho até a tampa...então não me responsabilizo pelo erros de digitação aqui cometidos, sim, eu to...er....legal!
Elvis Presley - Burning Love


Essa coluna é inteiramente dedicada ao rock e todo mundo ta sabendo disso certo? Já falei do Principe das Trevas, dos Mestres do Metal, do Pai do Punk...mas nunca falei aqui até hoje do REI DO ROCK! Como não lembrar do Rei ontem hein? Sim, ontem foi o “Dia mundial do Rock” (aahh como é bom ter nascido no mês do Rock..HÁ) Me lembro claramente que nos tempos de moleque eu comprei meu primeiro disco de Rock....era Elvis Presley, um bolachão de capa azul que tenho guardado até hoje...comprei todo feliz, ouvia tanto que mamãe Duende estranhava quando a casa estava sem música na parte da manhã, mas era só eu voltar da escola e já tacava o vinil na vitrolinha...vambora!!

Elvis Aaron Presley, nasceu em 8 de janeiro de 1935 em Mississippi uma cidadezinha do tamanho de um ovo no interior dos ZEUA. Elvis um moleque pentelho pacas e branquelo pra daná adorava música e em 1945 o reizinho participou de um concurso de “novos-talentos” e acabou ficando em segundo lugar da bagaça...recebendo o prêmio incrível de 5 dólares! O Pai de Elvis (que alguns dizem ter origem escocesa) deu no mesmo ano um violão para seu filho, que nunca mais largou o instrumento, nem mesmo na escola....sim, Presleyzinho já fazia barulho com seu violão nos corredores da escola deixando a mulherada doida, doida. A Familia do Rei nunca teve uma vida confortável, pelo contrário era precário (uia rimou...até que é legal escrever assim..perai tcho pegar mais um copo de vinhuzinhu)...hum..ah sim, Elvis trabalhou como lanterninha de cinema, caminhoneiro e mais uma porrada de coisas, nas horas vagas ele grudava no violão e as vezes arriscava uns acordes no piano também, diz a lenda que adorava cantar no escuro..no breu mesmo para se concentrar em sua voz, ouvia muita música evangélica, country, blues, pop, musica erudita e clássica.

Olha só como são as coisas...rs..no dia 18 de julho (já falei que é bom nascer no mês do Rock né?) de 1953 Elvis entra em estúdio e grava algumas músicas experimentais, alguns arranjos e melodias, e no mesmo mes do ano seguinte ele volta a entrar no estúdio para começar a carreira musical que o levaria ao estrelato! Dia 5 ele ensaia algumas músicas e na bagunça e empolgação começa a cantar “That´s All Right, Mama” surgia ali....o Rock and Roll. Todo mundo pensando “Porra, como não pensei nesse estilo antes?” gravou mais algumas músicas na mesmo pegada com o guitarrista Scotty Moore e o baixista Bill Black. No Dia 7 de julho são executadas duas canções pela primeira vez numa rádio em Memphis, sucesso imediato! Todo mundo pirou no estilo do tupetudo, e finalmente no dia 17 de julho (já falei o quanto eu gosto desse mês?) Elvis faz sua premera apresentação na cidade! Dai pra frente não parou mais de se apresentar para o crescente número de fãs e seguidores do homem das costeletas. O País todo já está contaminado pelo estilo e Elvis começa a aparecer em programas de rádio e tv, na televisão começa a polêmica e surge seu apelido...Elvis Pelvis...o cara foi o primeiro a mexer o esqueleto sem dó nem pena, seu jogo de pernas, cintura deixavam alguns horrorisados e outros bem animadinhos, num tempo onde o preconceito de uma sociedade conservadora e repressiva aquilo era uma afronta. Em 1956 Presley alcançaria o sucesso internacional, impressionando o mundo e se tornando o primeiro “Mega Star” do estilo pop, campeão de Marketing na época por ser o ícone máximo da chamada revolução cultural do século XX. Por ser o pioneiro no estilo, surgiram muitas bandas com clara influencia no som feito pelo Rei do Rock...mas engana-se quem achou que tudo foi fácil também no lado artístico, pois Elvis foi implacavelmente perseguido pelos múltiplos segmentos reacionários estadunidenses e por todas as etnias. Os brancos, preconceituosos burgueses representantes da classe dominante, achavam-no vulgar, enquanto representante de uma estética popular, cuja interface negra... era uma música de negros e para negros e, por isso, considerada "menor" por aquele grupo dominante. Já os negros, achavam que por ser uma música de origem negra, nenhum branco deveria representá-la e divulgá-la, Elvis, em verdade, foi perseguido e tornou-se vítima de muitos preconceitos por ir de encontro a um sistema estabelecido e por ter origens humildes, um "caipira sulista", fato pelo qual ele sempre foi discriminado. (Bom, tem muuuuita história do cara, então vou resumir meio por cima por o vinho já ta passando...droga!) Em 1958, Elvis se fodeo e pegou exército e foi transferido para a Alemanha , nesse meio tempo a mãe do cara morre! Fato que o mudou para sempre.
Elvis Presley - Blue Suede Shoes

Na volta em 1960 o cara é considerado o maior ídolo mundial de todos os tempos...e voltou com a corda toda! Foi parar num programa dum tal de Frank Sinatra "The Frank Sinatra Show - The Timex Special" Ali, o tupetudo fez uma das suas melhores apresentações televisivas de sua história. Dali pro cinema foi um pulo...)mas como não falo de cinema quem sabe um dia a Pin quebra essa pra gente né?) bom como todo astro que se perde nas merdas das drogas e álcool com o Rei infelizmente não foi diferente, e ele mandava muito nesse campo ai, tanto que quem vê as fotos nota o resultado disso tudo...(Pô se um dia você ficar famoso fica viciado em comer verduras, frutas e coca-cola ok?) Bom, o dia da morte do Rei...16 de Agosto de 1977, imaginem o mundo de luto..(o Freud lembra e nos conta nos coments) diz a lenda que Elvis volta a Graceland, joga um pouco de tênis e toca algumas canções ao piano, indo dormir por volta das 4 ou 5 da madrugada do dia 16. Por volta das 10 horas Elvis teria levantado para ler no banheiro, o que aconteceu desse ponto até por volta das duas horas da tarde é um mistério, o desenlace ocorreu, possivelmente, no final da manhã, no banheiro de sua suite, na mansão (Graceland), na cidade de Memphis, no Tennessee. Elvis só foi encontrado morto no horário das duas horas da tarde por sua namorada na época, Ginger Alden. Logo após, o seu corpo é levado ao hospital "Memorial Batista" e sua morte confirmada. Mas a quem diga que o homi não morreu e continua vivinho da silva num rancho fundo bem pra lá do fim do mundo...Enfim, que o Rei do Rock viva para sempre na mente de cada um que gosta do bom e velho Rock and Roll em todas as suas vertentes!
Bom, vambora para os vídeos pra comerorar o Dia Mundial do Rock com o Reeeeeiii!!!!




Let´s Rooooock!!
Abraços,
Duende Amarelo.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus