Shake And Bake!

Coluna SHAKE AND BAKE fazendo sua estréia no Uarévaa moçada!!!O que? Você nem sabia que ia estrear uma coluna nova hoje? Sinal que você não leu a minha coluna semana passada ( nerd feio!! Muito feio!).
Well caros leitores Uarevianos, excepcionalmente hoje e em algumas datas mega especiais, eu e o ser de mãos amarelas resolvemos fazer a dancinha da fusão (er..muito respeito nessa parte) e juntar nossas duas colunas em uma só. E o tema dessa semana não podia ser outro além da super estréia do Homem de ferro. Então acompanhem aí, o clima da estréia, o review do filme e a critica da trilha sonora da adaptação para os cinemas da história de Tony Stark.

Pois bem, quarta-feira passada combinamos de ir ao cinema, Eu (Duende) Pin e Romezinho (meu ex-cunha foda bagaraio!!) o esquema era fácil, se encontrar no shopping pegar as entradas e encarar a quilométrica fila e curtir o latinha com a latinha de coca na mão! Mas como todo mundo ta sabendo que vida de nerd pobre é uma merda, a Pin estava engarrafada!!
TCHARÃAMMM.......e trocentas ligações para saber onde a Pingüim mais cheirosa do mundo nerd se encontrava. Os ingressos estavam na mão, o clima era de euforia das crianças com menos de 10 anos, e nada da Pin. Resumindo o moio...a Pin chegou faltando 5 minutos para começar a sessão!!! Ufa! Num faz mais isso com esse Duende pô, eu já estava a ponto de vender os ingressos e superfaturar para comprar bolachas waffer.


Mas eu cheguei... a tempo, viva, com fome, mas com um puta ódio do transito dessa cidadezinha que eu vivo. Resolvemos encarar a looooonga fila pra entrar na sala, quando Romeuzinho, O ex-cunha do Duende foda pra caralho, achou uns amiguinhos e adivinha só?? Furamos fila!!! Conseguindo assim pegar um lugar supimpa, o preferido do Duende, na ótima sala do Shopping taboão.
E assim, com latinhas na mão e pipoca pra disfarçar a fome, foi só esperar o filme começar. E já nos trailers, duas surpresas mais do que agradáveis. Bátema e Indiana Jones, que prometem estar entre os melhores filmes do ano junto com o ferroso.
Bom, lembro que assim que começaram a falar sobre fazer a adaptação do homem de ferro, meu irmão comentou que esse seria o primeiro filme da Marvel Studios ( estúdio que a Marvel criou para bancar suas adaptações sozinhas, usando os grandes estúdios apenas para distribuição), e ele me garantiu que a partir dali os filmes de heróis seriam muito melhores. Bom... depois de ver o primeiro fruto dessa manobra, posso dizer que ele acertou na mosca!
O filme começa com Tony Stark saindo de uma apresentação de um de seus produtos, e logo de cara, uma sacada genial... é pelo foco no copo de uísque que sabemos que Tony está ali. Seu vício não tem destaque no filme, mas sutilmente sabemos que ele está ali.


Sim, Stark esta com o copinho na mão e o som que se destaca no cinema fazendo mais da metade da sala batucar na cadeira é de uma das bandas mais róquen rou do universo..AC/DC com Back in Black, a música saia de um radinho vagabundo de veio dentro do carro militar, não, ele não estava instalado no carro...era um mini-system prata e azul podrão mesmo!! Mais rock que isso? Porra..ponto pro filme!

Qualquer um que tenha assistido qualquer um dos trailers, e saiba alguma coisa de Homem de Ferro, sabe que ele é vitima de uma emboscada e é seqüestrado, dando inicio a bem estruturada história do filme.
Jon Favreau apresenta o histórico pessoal do personagem de uma maneira simples e criativa, e a partir daí conhecemos a personalidade carismática de Tony Stark, completamente diferente de sua fase atual dos quadrinhos mas muito parecida com sua versão no universo ultimate. Não sou muito fã dessa sua personalidade, mas admito que para um primeiro filme da franquia, ela funciona perfeitamente.
E dizer que Downey Jr incorporou essa característica com maestria, é chover no molhado. O ganhador do Oscar por Chaplin, convence como Tony Stark, agrada os antigos fãs e conquista novos admiradores. E diferente de alguns filmes onde apenas um ator se destaca, Homem de Ferro surpreende pela qualidade de seu elenco, que junto com os efeitos visuais é o grande responsável pelo sucesso do filme.
As relações pessoais entre os personagens, estão perfeitas. O clima sutil de romance entre Tony e Pepper, a relação inicial quase de pai e filho entre Stark e Obadiah, e a amizade entre o protagonista e o General estão fielmente adaptadas e muito bem incorporadas pelos atores, que foram presenteados com ótimos diálogos e cenas muito bem construídas.
Diferente de muitos filmes nesse estilo, onde milagrosamente o Herói aparece com um traje lindo e já sabendo usar todos seus poderes, em Homem de Ferro, podemos ver a construção da suas armaduras e os testes realizados por Tony até que esse aprenda a usá-la com perfeição. E é com ele desenhando, construindo e testando a armadura que temos a parte mais divertida do filme. Stark parece uma criança com seu primeiro brinquedo.

Tudo isso com uma trilha sonora foda de boa...confesso que não reconheci a maioria que tocava nas cenas, mas meu...stark é do rock! Carros, mulheres, explosões, muita ação, bebidas e muito rock and roll. Olha, deu orgulho de ser um Nerd Rock!! Tinha partes do filme que eu só olhava pra pin e falava “Caraca....olha essa base de guitarra”. E pra ajudar o som do cinema é incrivelmente alto, claro e ensurdecedor.

Como eu disse na matéria anterior, o universo de Tony Stark esperou 45 anos por uma adaptação as grandes telas, e sinceramente, valeu a espera. Não consigo imaginar esse filme sendo feito em outra época, apenas nos dias de hoje é possível dar o nível de realidade que Fravreau e sua equipe deram aos movimentos, vôos e cenas de ação do Homem de Ferro. Cenas que fizeram as pessoas vibrarem dentro do cinema cada vez que ele voava, atirava ou falava.

Vou dar umas pitadas sobre o filme também, achei a atuação do Downey Jr. Fodaralhaça, concordo com a Pin quando ela fala que Iron Man não dava para ser feito em outro tempo, realmente não tinha como...os movimentos da armadura, os efeitos especiais, a qualidade da trama em si. Tony não é um personagem tão querido e popular quanto Peter Parker, mas o clima do filme deixou Stark com uma personalidade extremamente bem humorada, um cara que se fode para despertar seu lado humano e heróico!
Mas voltando a trilha sonora, me lembro de uma parte em especial que o cachacinha milionário estava fazendo uns ajustes em seu carro, a Pepper entra na sala e abaixa o volume do som...uma puta música pesada, com uma baita distorção, o pinga reclama “Não gosto que você abaixe o volume das minhas músicas” (alguma coisa do tipo).
Mas o melhor fica para o final mesmo, onde Tony dá uma coletiva e revela que é o ferroso! Rapaz, sai um Black Sabbath quentinho do forno e empoeirado que só.... com a clááássica Iron Man!! Putz que foda!


O filme tem todas as qualidades para brigar pelo título de melhor adaptação do ano (lembrando que ainda temos um bom numero de estréias vindo por ai!), o filme TEM uma história bem amarrada e muito bem escrita, diálogos interessantes, um clima perfeito para o começo da franquia, cenas de ação na medida e sem excesso, atores competentes e um diretor que acertou em todas as suas decisões e começou com o pé direito a provável trilogia do Homem de ferro.
E vocês lembram no comecinho da matéria quando eu comentei sobre o Marvel Studios? Pra mim essa foi a grande sacada da Marvel depois de ver dois de seus mais adultos e melhores heróis terem adaptações para criancinhas. Por quê? Porque agora a Marvel não vende mais os direitos de personagem pra ninguém, ou seja ela manteve os direitos do Homem de Ferro e manda em tudo (roteiro, atores, diretor, grana!), e fez a mesma coisa com o Hulk, o que nos dá a esperança de um filme, e provavelmente um excelente filme dos Vingadores. E se você não levantar a sua bunda da poltrona antes do fim dos créditos, saberá que essa esperança em breve se tornará uma certeza.
Embora não seja muito fã do personagem (na verdade pra mim ele é um dos mais FDP do universo Marvel), não há como negar que Tony Stark se tornou um dos mais importantes heróis da casa de idéias e merecia um filme decente, e ele ganhou mais do que isso, ganhou uma excelente adaptação que arrebentou no seu fim de semana de estréia faturando mais de 190 milhões de dólares no mundo todo. Homem de Ferro é um filme obrigatório para qualquer um que se considere um tiquinho nerd, portanto, chame sua namorada, rolo, amigo, pai (se você não tiver dimdim chama o papi que ele banca!) e corra pros cinemas.... Pinzinha garante que vale a pena.

Nota 9 para o filme.....
Nota 10 para a trilha sonora...

Média de 9,5 para a melhor adaptação de um personagem para as telonas!!!

Fiquem ai com um vídeo supimpa....





Bjusss da Pin...
Abraços do Duende...
E Até semana que vem!

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus