PS2 - A Aposentadoria de um dos Maiores Consoles do Mundo!



O PlayStation 2, um dos maiores e mais vendidos consoles de games do mundo se aposentou semana passada e com certeza deixa um legado de ser um dos melhores consoles já lançados, além de ser o elo de evolução do vídeo-game!
Saiba por que no post de hoje da coluna Arcade Noé!



Depois de mais de uma década (exatos 12 anos) de existência do PS2, como é carinhosamente conhecido, a Sony resolveu aposentar seu maior rendimento, e confirmou que não irá mais fabricá-lo, por ora, apenas no Japão. Porém, essa decisão antecipa a ação estratégica da empresa em mostrar o sucessor de seu atual sistema, o futuro lançamento do Ps4


Foram 150 milhões de unidades vendidas, o que garantiu ao console o título de videogame mais vendido da história(!!!), fazendo com que a empresa japonesa se transformasse em uma concorrente de peso contra a então gigante Nintendo e logo após, a mais importante marca do mercado de games em todo o mundo. Pertencente à sexta geração de videogames (da "era 128-bits", ou seja, dos aparelhos que possuíam capacidade de processamento de 128 bits), foi lançado em março de 2000 no Japão, chegou as lojas dos Estados Unidos sete meses mais tarde e seus principais concorrentes eram o Dreamcast da Sega, o GameCube da Nintendo e, vejam só vocês, até do Xbox da Microsoft (só que o antigo, tá?). Durante a década de 2000, ele reinou absoluto... e a razão disso é porque ele foi revolucionário, popularizando vários recursos como a conexão à internet, as entradas USB e a capacidade de rodar CD/DVD, tornando perfeito para quem gostava também de ouvir música e assistir um filme, além de possuir muitos acessórios (como cartões de memória) e ótimos títulos como God Of War, Shadow Of Colossus, Guitar Hero e Need For Speed (meus preferidos), GTA III, Pro Evolucion Soccer (Winning Eleven) e Gran Turismo.


 Acessórios do PS2


Sonho de consumo de qualquer adolescente e, por que não, de adultos também, o PS2 se transformou no videogame mais inovador da época e além de tudo ainda era compatível com o seu antecessor, ou seja, rodava os jogos do PS1, o que ajudou a alavancar o seu sucesso. 


Conheça melhor os pontos de sucesso do console:

Acessórios
O PS2 disponibilizou vários acessórios lançados para o aparelho na última década. Ele possuía um controle de TV, que podia ser usado na reprodução de filmes, HD externo, cartões de memória, teclado, mouse e fone de ouvido. Permitia ainda a conexão de microfones para jogos de karaokê, tapete de dança para games musicais, volantes para títulos de corrida, armas para atrações de tiro e até guitarras para simuladores – caso do revolucionário Guitar Hero, que terá um post especial nessa coluna em breve!

Inovação
A EyeToy, foi a primeira câmera digital capaz de reconhecer gestos do usuário. Isso, muito antes do Kinect, porém, logicamente, com limitações. O acessório detectava movimentos, cores e sons e permitia que o jogador interagisse com os games sem o uso de joystick. Não houve muito investimento por parte da Sony nessa tecnologia e ela não foi muito longe, mas indicou uma tendência que viria mais tarde, mas que ainda não está 100% lapidada.

Jogos
Muitos jogos importantes foram desenvolvidos para o PS2 e ele possui um catálogo fantástico de algo em torno de 11.000 títulos!!! Alguns não tão bons, mas poucos abaixo da média de qualidade e outros que seguem fazendo sucesso até no seu sucessor, o PlayStation 3. Jogos como God Of War (estratégia/ação), que é um dos maiores sucessos da empresa, Winning Eleven (futebol), um dos mais tradicionais jogos de futebol, principal concorrente do FIFA, Need for Speed (corrida) que ganhou recentemente um relançamento do título (Most Wanted) e por fim, mas não menos importante, está um jogo que simplesmente revolucionou não só dentro das plataformas de games, mas também do cenário e da industria musical, o espetacular Guitar Hero!!!


Preço 
Com preço sempre atrativo, nem muito caro, nem muito barato, era a opção certa para quem não tinha aquela grana toda para comprar os avançados Ps3 ou X-Box 360. E por isso, no final dos anos 2000, mais precisamente em 2008, foi o mais jogado daquele ano. 




Foi com o PS2 que eu retornei ao mudo dos games, depois de ficar vários anos afastado dele e foi a melhor coisa que eu fiz na época. Joguei e conheci games fantásticos!

Saudades do meu PS2!
Acho que vou pedir o do minha irmã emprestado em breve!


Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus