Camila entrevista: Jonatas Fróes


Olá amigos do Uarévaa! Aproveitando a mistura entre ressaca brava e falta de verba, com recheio de fotos de todos os tipos de guloseimas de fim de ano postadas nas redes sociais, tive uma conversa interessante com um cara que entende muito do “riscado”, nas interwebs. Dei uma de “Zé Lezinha” e tirei várias dúvidas com o Social Media Jonatas Fróes.



Quanto tempo trabalha na área? Como começou a trabalhar com social media?

Eu comecei a trabalhar com social media em 2009, portanto tenho contato com a área há pelo menos 4 anos. Comecei na área meio que por acaso: Trabalhava com TI em uma instituição de ensino e tinha contato direto com os desenvolvedores do site deles. Na época o Orkut ainda bombava muito e os blogs corporativos estavam começando a pipocar por todos os lados... Achei interessante e acabei dando algumas ideias pra esses desenvolvedores, e implementamos um blog internamente para testes. Foi bem tosco, mas também foi bem aceito e aos poucos inserimos a instituição nas redes sociais. Achei bem divertido fazer isso, mas também achei que dificilmente ficaria encarregado pelo projeto e que conseguisse me aprofundar na coisa toda ali dentro.

Como estava me formando em Comunicação Social, resolvi buscar uma oportunidade nessa área em agências e acabei descolando um freela de 4 meses para trabalhar com políticos, nas eleições de 2010. No início tentei manter meu emprego na área de TI e o freela, mas acabei abrindo mão do TI e me dedicar mais aos políticos, pra me aprofundar na área e entregar um trabalho com qualidade melhor. Acabou dando super certo e fui efetivado na agência (ganhando uma merreca). Em 6 meses estava coordenando algumas contas e desde então, já passei por outras 2 agências e hoje trabalho com marketing digital como um todo, atendendo Natura, Ambev, Panini, Kellogg's, entre outros.

Qual é a diferença entre redes e mídias sociais?

Bom, uma rede social é um grupo de pessoas que possuem interesses em comum e se comunicam por causa deles, independente do meio, da mídia ou da estrutura que utilizam pra isso. Seus amigos no Facebook são uma rede social. O pessoal que trabalha na mesma empresa que você também. Os torcedores do Timão são outra rede social. E assim infinitamente... Tem gosto pra tudo nessa vida né? Já as mídias sociais são os meios pelos quais as redes sociais se comunicam.

Muita gente confunde redes e mídias sociais porque o conceito é realmente muito próximo. Se parar pra pensar no Facebook, por exemplo, se encaixa em ambos e pode ser considerado tanto rede quanto mídia social. Então acaba sendo uma babaquice ficar pensando muito nisso. Só acho inaceitável confundir mídia com mídias sociais... Mídia envolve compra de espaço publicitário e tal, nada a ver mesmo.

Qual é a rede social de maior destaque no momento?

Depende de que público estamos falando. Se for generalizar, o Facebook hoje seria o maior destaque porque praticamente todo mundo está nele... Mas temos o Pinterest crescendo no nicho feminino, o Instagram no mobile, entre outros.

Fale um pouco sobre a mudança de plataformas por parte dos usuários (ex: muitos tinham blogs, hoje publicam no Facebook - empresas que tem como página principal o Facebook).

Essa mudança de cultura acontece e continuará acontecendo sempre. O novo atrai, e as pessoas querem prová-lo. Se existirem ferramentas mais atraentes ali, que facilitem a usabilidade, conversar com os amigos, encontrar conteúdos de que gostam, entre outras coisas, elas vão migrar. Todo mundo está no Facebook por causa disso: Você tem o chat, o feed de notícias, pode compartilhar qualquer coisa que achar legal com um clique, mostrar suas fotos, marcar seus amigos nas publicações... Ou seja, centraliza e facilita a comunicação.

Já as empresas, seguem as pessoas. Elas precisam estar onde seu consumidor está, e se trabalharem de forma estratégica vão conseguir se aproximar cada vez mais desse público em um nível quase pessoal por meio das mídias sociais. Claro que tem muita gente fazendo tudo errado por ai, seguindo modismos apenas porque "todo mundo também faz", o que é um erro gigante... Mas como um todo acho que o mercado está se adequando bem a essas novidades, entendendo melhor seu público, aprendendo a lidar com essa comunicação horizontal e aproveitando muitos insights pra implementar seus produtos e serviços.

O que é mais legal e mais chato nas redes?

As mídias sociais são ótimas ferramentas pra aproximar as pessoas. Hoje você só perde contato com alguém se quiser. Essa galerinha da geração Y e da Alpha, que praticamente já nasce conectada, nunca vai se distanciar dos amiguinhos do colégio, por exemplo, pois poderão manter esses contatos ativos durante a vida toda se souberem administrar bem isso.

Outro ponto que acho bom é a facilidade em se encontrar informações. Muita coisa chega até você sem você precisar se preocupar em procurar, porque as pessoas compartilham rapidamente tudo o que acham interessante. Eu nem entro mais em sites de notícias, ou vejo jornais na TV... Tudo o que acontece de importante está lá no Twitter, e só ler.

No lado negativo da coisa, tem vários pequenos fatores desagradáveis, mas tem um que em especial é extremamente ruim: Apesar de aproximar as pessoas, muita gente se isola nas redes sociais e pára de viver a vida de verdade. Ficam o tempo todo conectadas mesmo quando não precisam e deixam de aproveitar a realidade. Quem nunca saiu pra jantar com um amigo que ficou o tempo inteiro mexendo no celular pra ver o que os outros estão falando? Essa dependência, ao meu ver, é nociva.

---

Vai me dizer que você não achou isso instrutivo? Vai me dizer agora que o Uarévaa também não é sinônimo de “curtura e informação”? Vai achando que rede social é lugar apenas para postar foto do seu “taco de rapadura” depois do almoço, vai!


Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus