Bienvenido: um passeio pelos quadrinhos argentinos


Conhecer da cultura, e ainda mais da produção cultural, de outros países aqui no Brasil sempre foi um ponto um tanto quanto ignorado por nós mesmos. Acredito que a única cultura que normalmente é mais valorizada e procurada é a americana, com seus "enlatados prefabricados". Por isso, quando soube do lançamento fiquei curioso por ler essa obra do jornalista e professor Paulo Ramos, uma verdadeira viagem não só aos quadrinhos, mas a própria história e vida Argentina.


Paulo Ramos em sessão de autográfos de Bienvenido

Normalmente, o autor e personagem mais conhecidos dos Hermanos é Quino e sua Mafalda, com suas sacadas inteligentes e questionadoras, a baixinha se tornou um símbolo das histórias em quadrinhos argentinas. Contudo, nem só de Mafalda vive as historietas (como os quadrinhos são chamados por lá) portenhas, e essa gama de nomes e história que o jornalista Paulo Ramos (Blog dos Quadrinhos) busca resgatar no seu livro Bienvenido – Um Passeio pelos Quadrinhos Argentinos.

De autores de tiras como Liniers, que assina a capa do livro e é autor das tiras de Macanudo, passando por trabalhos consagrados como de Héctor Germán Oesterheld e seu O Eternauta, da cartunista Maitena que fala acidamente sobre as neuras femininas e o universo masculino, a obra do brasileiro radicado argentino Adão Iturrusgarai, pai de Aline. Seguindo esse passeio,entendemos melhor como funciona aquele mercado e seus pormenores, aliado a como o contexto político influenciou essa produção.



De acordo com o autor, o livro surgiu de “um antigo estranhamento”. “Ficava muito incomodado em ter acesso a obras e autores norte-americanos, europeus e japoneses, geograficamente tão distantes de nós, e não saber quase nada sobre os quadrinhos de um país vizinho”, diz Ramos, logo no início do livro.

Um trabalho mais do que recomendado para quem de fato gosta de narrativas gráficas e de conhecer novas culturas. Gostaria muito de ver mais obras como essas mostrando os quadrinhos de outros países pouco conhecidos por nossas bandas.

Bienvenido - Um Passeio Pelos Quadrinhos Argentinos
Formato: Livro
Autor: Paulo Ramos
Editora: Zarabatana Books
Páginas: 176

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus