Amanhã é dia de encenar a HQ Cachalote em Curitiba


É bom saber que os quadrinhos vivem um bom momento no Brasil. Prova disso é o projeto Caixa HQ Brasil, que traz leituras mensais ao Teatro da Caixa de 9 Graphic novels dos mais instigantes autores nacionais, e que tem mais uma edição nesta quarta-feira.

A idéia do Cena HQ Brasil é promover discussões sobre a produção nacional de quadrinhos. Cada leitura é seguida de um debate entre o encenador e o autor da obra. Em março o projeto teve sua abertura com Vigor Mortis Comics, dirigida por Dimis Sores, da Cia Bife Seco; em abril contou com a premiada Achados e Perdidos, dos mineiros Luis Felipe Garrocho e Eduardo Damasceno, com direção de Nina Rosa; maio trouxe Yuri - Quarta Feira de Cinzas, de Daniel Og, que recebeu leitura com a encenação de Paulo Biscaia Filho. Mês passado contou com a presença de Lourenço Mutarelli apresentando seu detetive Diomedes.


A leitura deste mês será a Hq Cachalote, uma das mais celebradas dos últimos anos, de autoria de Rafael Coutinho (que, para quem não sabe, é filho do grande Laerte) e Daniel Galera.

A HQ conta seis histórias independentes, mas aparentemente unidas pelo misterioso navegar de um cachalote, a maior das baleias com dentes. De um lado, um decadente ator chinês suspeito de participar da morte do astro do filme, enquanto um garoto mimado é enviado a Paris para se tornar responsável; de outro, um escultor famoso e controverso, que aceita participar de um filme baseado em sua vida por pura vaidade, enquanto um jovem vendedor de ferragens, adepto da dominação sexual com cordas, se apaixona por uma garota que gosta da mesma perversão; e, por fim, um escritor deprimido que se encontra com a ex-mulher a fim de manter esse vínculo afetivo, enquanto uma velha mulher, grávida e solitária,vaga por sua mansão onde tem encontros oníricos com uma baleia na piscina.



O projeto Caixa Cena Hq Brasil tem patrocínio da Caixa com curadoria de autores pelo quadrinista José Aguiar (Ato 5, Quadrinhofilia, Vigor Mortis) e curadoria de encenadores pelo dramaturgo Paulo Biscaia Filho.

Quem é de Curitiba, estiver de passagem ou for de cidades próximas e puder aparecer, acho que é uma boa dica. Quem não leu a HQ ainda terá a oportunidade de conferir de perto a obra; quem já leu vai poder acompanhar uma outra pegada com a encenação.



Cena Hq Brasil Apresenta Cachalote
De Rafael Coutinho e Daniel Galera
Leitura Cênica com direção de Luciana Barone
Elenco: Luiz Bertazzo, Paulo Viniciuse Airen Wormhoudt
Participação do músico Felipe Ayres

Dia 11 de Julho (amanhã)
Na Caixa Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 280)
Informações: (41) 2118-5111
Ingresso: um livro de quadrinhos ou um livro não didático

Mais informações no Blog do projeto.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus