O Beijo Adolescente:

Primeira Temporada

"Dizem que a adolescência é a melhor fase da vida, 
mas ninguém explica o que acontece quando ela acaba" 



Em 2011 o portal IG lançou o projeto IG Quadrinhos, uma junção de trabalhos de artistas brasileiros variados, de temas distintos, em formato webcomic e algumas até tomaram forma impressa. Entre as obras, uma me chamou muito a atenção, tanto por explorar de forma inteligente e bem interessante a adolescência quanto por seu lado gráfico que, pra mim, é muito belo. A obra é O Beijo Adolescente, e o artista Rafael Coutinho.

A sinopse da revista já deixa bem claro que aquela é a história sobre o começo do fim do Beijo Adolescente, um grupo formado por jovens até dezoito anos que da noite pro dia se viram com poderes fantásticos após darem seu primeiro beijo. 


Invocando uma óbvia, mas nem tanto, alusão aos X-Men, Coutinho nos trás personagens fascinantes como o garoto de 12 anos Ariel, que percebe que seu vômito parece um arco-íris saindo de sua boca, ou as gêmeas da gangue das Gatinhas, incumbidas de protegê-lo, ou ainda Tomás, o descobridor de talentos, o garoto de 17 anos que vê as cores vivas da adolescência desaparecendo de si. Ainda nos deparamos com o Palhaço, um empresário em luta para manter o controle dos negócios, ainda mais quando um monstro que ninguém nunca viu começa a desaparecer com os membros do Beijo.

A obra é, em minha opinião, uma das melhores coisas que apareceram nos quadrinhos brasileiros nos últimos anos, de uma sensibilidade, beleza, mas que não deixa a ação, a reflexão e uma boa retratação da juventude urbana brasileira - apesar de não se prender em uma identificação explicita de onde se passa a história. Focando sua visão no universo adolescente, o autor não só desenha jovens mais próximos de como de fato são (afinal, nem todo garoto é superforte), além de trazer a tona temas bem da juventude contemporânea como  um mundo feito para e por jovens, adolescentes milionários, ritmo de vida e de consumo intensos.


Caracterizando seus personagens muito bem, tanto individualmente quanto as tribos juvenis - com visuais e comportamento distintos - dando bom ritmo e suspense a história, Rafael Coutinho cria um trabalho impar que dialogo muito bem com seu público, trazendo reflexões sobre o fim da adolescência, aquele tempo onde tudo é possível, o que se importa é viver no máximo e as preocupações com o futuro sempre ficam para o amanhã.



Agora, o autor está em busca de captação de recursos para a segunda temporada de O Beijo Adolescente, utilizando os recursos do Catarse - site de captação via apoio público. Confira o video de apresentação do projeto.




No vídeo o Coutinho fala que são 3 meses para captar os recursos, mas ele mesmo se corrige no site dizendo que são 2 meses na verdade. Para apoiar o Projeto clique aqui.

O primeiro volume da saga juvenil tem seus poréns também, claro. Apesar da edição ser bonita, o álbum tem um formato um pouco inadequado (25 x 40 cm), que dificulta ser guardado  e transportado. Além disso, falta um texto com mais informações sobre  projeto do Portal Ig Quadrinhos - de onde se originou - e do universo que a história trata, além de sobre o próprio autor.

Excetuando-se isso, O Beijo Adolescente é uma boa e divertida viagem ao mundo dos jovens de hoje em dia, com boas metáforas e narrativa, mostrando que mesmo ainda não firmado como mercado no Brasil, os quadrinhos tem muito o que mostrar de nossa realidade ainda, sem perder seu caráter de entretenimento.


O Beijo Adolescente - Primeira Temporada
Editora: Cachalote - Edição especial
Autor: Rafael Coutinho (roteiro e arte)
Preço: R$ 25,00
Número de páginas: 32

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus