Xampu - Lovely Losers


Existem histórias que se propõem a serem impactantes, cheias de reviravoltas, cenas fortes e por isso chamam a atenção. Mas, também, existem histórias simples, sobre coisas comuns, que não tem lá grandes momentos de impacto, e por isso chamam a atenção. Assim é Xampu.

 
Xampu - Lovely Losers traz pequenos capitulos cada um contando a história de pessoas diferentes, resgatando o “lado b” dos anos 80 com seu sexo, drogas e rock’n’roll. A HQ é a primeira de uma série de três álbuns produzidos pelo quadrinista Roger Cruz retratando suas próprias experiências e de amigos durante o período abordado na história.

Conhecemos "Sombra", líder de uma banda de rock e “comedor” inveterado de meninas do todos estilos e gostos, entre elas Nicole, que vive em todas as festas e se envolve sempre com as homens errados para depois se lamentar com amigos como Max, o personagem que poderíamos dizer ser o mais principal do álbum.

Sem usar de tom saudosista, como na maioria das vezes obras que retratam esse período histórico fazem, Cruz recria uma atmosfera bem típica da chamada “década perdida”, com todo seu ar sujo, underground, repleto de conversas desconexas, viagens psicodélicas e dramas pessoais que hoje em dia podem até parecer clichês, mas que se encaixam bem para uma época menos tecnológica e mais experimental.



O trabalho gráfico do álbum é algo realmente muito bonito, com uma capa simulando um disco de vinil, seu papel interno em sépia e os títulos dos capítulos em fontes que lembram logos de bandas de rock, tudo minimamente esquematizado para fazer de Xampu não só uma HQ, mas uma experiência visual. E isso o Cruz traz também em seus desenhos, remetendo a um estilo mais de fanzine/HQ underground da época, dando um ar caricato aos personagens, mas sem ser exagerado, dentro da proposta. Além do trabalho de “direção de fotografia”, onde ele encontra planos e saídas gráficas muito interessantes para contar sua história.

Claro que nem tudo é perfeito na obra, o caráter mais solto de cada história, apesar de no total contar algo maior, nos deixa, pelo menos foi assim comigo, dispersos em conhecer mais profundamente o personagem que seria o principal. Mas, imagino eu, era essa mesmo a intenção.
Sendo uma viagem de volta ao passado para quem foi adolescente nos anos 80 ou simples curiosidade para quem viveu essa fase da vida só depois, como é meu caso, Xampu – Lovely Losers não será um quadrinho que marcará época, mas, com certeza, uma ótima e divertida leitura.

Editora: Devir Livraria - Edição especial
Autor: Roger Cruz (roteiro e arte).
Preço: R$ 29,50
Número de páginas: 80


Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus