Os Trapalhões e a Censura



Escrita por Orlando Costa, com desenhos de Bira Dantas,a revista Os Trapalhões publicada nos anos 80 pela Bloch Editores sofreu censura prévia para evitar problemas com o governo militar. O motivo? Clica ai no leia mais negadis!


Segundo o site Univero HQ a história original fazia uma sátira com famosos super-heróis dos gibis e trazia conotações políticas e sociais que forçaram a editora a alterar a HQ. Agora, o material está disponivel na íntegra no blog Charges do Bira.

São dez páginas arte-finalizadas em nanquim, em preto e branco, que elucidam, dentre outros motivos, o que levou a Bloch a cometer censura prévia. Na história, o inusitado super-herói Homem-Lula, referencia ao então líder sindical Luís Inácio Lula da Silva, era inimigo dos militares, o que na opinião da editora podia causar incomodos com os militares.

Na postagem do blog, o desenhista conta outras histórias de bastidores do estúdio, incluindo a reprodução de um depoimento polêmico do roteirista Orlando Costa.  As páginas inéditas podem ser conferidas aqui.

É interessante ver como a pressão da ditadura militar forçava os editores a tomarem todas as precauções para não entrar em choque com o governo, beirando muitas vezes a paranóia. Pensar que naqueles anos usar um nome em um personagem que faz referencia a um lider politico poderia render quem sabe o fechamento de uma editora, só me faz pensar como as gerações de hoje em dia não sabem usar muitas vezes da forma adequada a liberdade que tem. 

Fonte: Universo HQ

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus