Pequenos Heróis

UARÉVIEW
por Freud

Mais que uma homenagem aos heróis da infância, uma homenagem à própria infância, que leva a uma agradável volta ao passado.


Quem nos acompanha há algum tempo deve lembrar que já falei dessa hq algumas vezes, quando ainda estava pra sair (AQUI e AQUI) e quando finalmente a adquiri, na Rio Comicon 2010.


Concebida, roteirizada e editada por Estevão Ribeiro (e co-editada por Mário César) essa coleção de oito histórias curtas homenageia os super heróis da DC Comics ao usá-los como inspiração e referência nas aventuras cotidianas de crianças normais, os pequenos heróis do título.


Sim, crianças normais. Nada de super poderes ou origens mirabolantes, e é dai que vem a tal "volta ao passado" pois todo mundo já viveu situações que lembrem algumas das mostradas e isso cria uma identificação emocional com a obra. Situações tão heroicas quanto praticamente qualquer criança pode viver e não menos grandiosas que os feitos dos super heróis clássicos.


O talentoso time de artistas escalado é outra grande qualidade do livro: a diversidade de estilos é muito legal de acompanhar e todos mandam bem: o próprio co-editor Mário César, Raphael Salimena, Jaum, Emerson Lopes, Ric Milk, Dandi, Vítor Cafaggi, Leo Finocchi, Fernanda Chiella e Davi Calil (o capista do livro).


As formas encontradas pelo Emerson pra homenagear Super-Homem, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Aquaman, Flash, Caçador de Marte e Canário Negro em situações cotidianas e a inclusão de valores, características e referências desses heróis nas histórias são muito criativas. Gostei de todas, mas principalmente das três primeiras:

- Superbro, que mostra um irmão herói e é realmente lotada de várias referências legais ao Super Homem.

- Lanterna, a melhor adaptação de um super poder feita no livro.

- O pequeno rei do fundo do mar, uma viagem visual que termina de forma criativa e descontraída.


Deixei pro fim dessa resenha citar uma das características mais marcantes da obra: a ausência de diálogos. Toda a narrativa é feita sem um balão escrito sequer e isso, além de tornar a hq universal para divulgação fora do Brasil, a torna universal principalmente para as crianças, o que é uma ótima sacada. Não é a toa que faturou o último Troféu HQ Mix de Melhor Publicação Infanto-Juvenil!


E, de quebra, isso me proporcionou o inesquecível prazer de compartilhar sua leitura com um garotinho de 4 anos, que nem sabia ler, os olhos mais vidrados que os do pai, acompanhando página a página as aventuras de crianças como ele.


CLARO que a nota é 10!

Pequenos Heróis
Editora: Devir
Formato: 16,0 cm × 23 cm
Estrutura: 104 páginas colorido em papel off-set 90 g/m²
Capa: Cartão 250 g/m², laminação brilhante
Preço: R$ 29,90

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus