Games Rock N´ Roll!



Fala molecada!
Existe uma infinidade de games onde a trilha sonora é montada com músicas do bom e velho rock n´ roll. Ah, sim e todas as suas vertentes... Já se imaginou jogando Final Fantasy sem o Heavy Metal Melódico que embala a série?
Bom, existem vários jogos dos quais eu poderia falar que tem como base a "música do capeta", mas eu teria que fazer isso em pelo menos uns 10 posts! E pra não encher lingüiça e leitor vagabundo (RA-TI-NHOOO!) não reclamar depois que o post tá quilométrico, eu resolvi falar pelo menos dos dois que fizeram mais sucesso no mundo e de lambuja, mais algumas dicas de games curiosos que vale a pena dar uma conferida.
Então, afinem suas guitarras de plástico e... Let´s Rock!!!

 


Quando o assunto é games de música não tem pra ninguém! Esses dois se destacaram tanto nesses anos todos que talvez demorasse muito para algum similar do gênero chegar perto, se não fosse o lançamento prometido para esse ano do game Rocksmith, conforme eu falei aqui anteriormente. Isso se ele vingar entre os jogadores comuns, que não possuem uma guitarra ou violão "real", lógico...

Primeiro, vamos falar do primeiro sucesso para o mercado de games musicais:

 
O Guitar Hero foi desenvolvido pela Harmonix Music Systems e publicado pela RedOctane pela primeira vez para o console Playstation 2. Lançado em 2005 nos EUA e 2006 na Europa, o game foi um grande sucesso logo de cara.
Nascido para ser o Guitar Freaks americano (GF que é jogo japonês para o Play), o jogo, como é de conhecimento de todos, se utiliza além dos controladores normais do Playstation, uma réplica da guitarra Gibson SG como controlador, fazendo com que o jogador "toque" a música escolhida. Na verdade é uma simulação, pois os botões no braço da guitarra nada tem haver com as cordas nem tampouco com as notas musicais executadas, mas não é que realmente dá a impressão de que você está tocando alguma coisa com a danada?
E foi essa simulação para a reprodução do som, que nada mais nada menos eram músicas clássicas do rock, que fez com que conquistasse tantos fãs! O primeiro jogo apresentava 30 músicas populares, abrangendo cinco décadas do rock, dos anos 60 até 2005, além de faixas bônus de artistas independentes. Foi graças a esse jogo que a molecada começou a ouvir música de verdade e que "More Than a Feeling" do Boston, começou a ser tocada repetidamente em festas de casamento! Sério!
Mais pra frente foram lançadas outras versões de controladores, simulando outras famosas guitarras que fizeram parte da História do Rock:



Guitar Hero tornou-se uma surpresa positiva, ganhando críticas e elogios, além de muitos prêmios por parte das principais publicações de jogos. O jogo alcançou a soma de mais de um bilhão de doletas em vendas, além de várias sequências também de sucesso, expansões e outros produtos relacionados ao jogo.

Vendo o sucesso do jogo as produtoras do game começaram a desenvolver a continuação da série, com "Guitar Hero II", lançado em 2006 trazendo 64 músicas no repertório, com menos clássicos e mais dificuldade aos jogadores. As músicas atingiam além do rock clássico, todos os sub-gêneros do rock, passando de punk rock a hard rock. O controle desta vez era uma guitarra-periférica baseada no modelo real da Gibson SG vermelha.
O jogo ainda sofreu boas mudanças como o novo modo cooperativo, onde dois jogadores poderiam tocar juntos, um jogador na guitarra e outro no baixo e dependendo da música, para guitarra solo e guitarra base.
Em 2007, a Microsoft se entregou ao sucesso e lançou esse jogo para o console X-Box 360, com mais 10 músicas adicionais e um controlador exclusivo que simulava o modelo real da Gibson X-Plorer, mais mesmo assim, não alcançou o número de vendas do console concorrente, o simplório PS2.

Logo depois, teríamos "Guitar Hero III: Legends of Rock" (2007), agora distribuido pela Activision e desenvolvido pela Neversoft para os consoles PS3, XBox, Wii, PC e Mac. Desta vez, o repertório fora escolhido mais cuidadosamente, selecionando músicas clássicas e famosas segundo inúmeros pedidos de fãs. Novamente algumas mudanças ocorreram, como melhoria da interface e os locais dos shows que foram totalmente redesenhados, mas sem perder a padronização dos jogos anteriores. Outra novidade foi o controle, desta vez a guitarra era sem-fio (wireless) e apenas uma Gibson Les Paul, uma das guitarras mais bonitas do mundo!

Ainda tivemos o Guitar Hero Encore: Rocks the 80s a continuação da série Guitar Hero, feita pela Actvision. Criada para os amantes da "Década dos Sonhos", os anos 80. Mas ao contrário das versões anteriores, o game não vem com vídeos nem faixas bônus, só a promessa de músicas que iriam lembrar os bons tempos.



No ano de 2008, vieram  "Guitar Hero: On Tour" (2008) para Nintendo DS, que apresentou alguns problemas como o controle, que era desconfortável e o jogo, que ficou maior do que um portátil pode suportar e "Guitar Hero: Aerosmith", o jogo baseado na banda de rock mais pop dos EUA e que tinha como estrutura fazer com que o jogador experimentasse um pouco da história da banda.
No final desse mesmo ano, "Guitar Hero: World Tour" chegou às lojas com a novidade de que o jogador poderia escolher entre guitarra, baixo, vocal ou bateria.
Em 2009 foi a vez da banda Metallica ganhar seu próprio jogo da série.


A franquia Guitar Hero já se tornou uma lenda dos jogos eletrônicos e o para muitos é o melhor do gênero!

Mas, e quando o assunto é Rock Band? Alguém se arrisca a dizer que essa série é melhor que Guitar Hero? E a resposta é: "Por que não?"



Afinal, depois que a Harmonix deixou de desenvolver a série Guitar Hero, ela já tinha gabarito para fazer algo de qualidade, pois já possuia conhecimento em outros jogos musicais que havia lançado como Frequency, Amplitude e a série Karaoke Revolution. A empresa se juntou a MTV Games (que já fechou as portas) e a Electronic Arts para produzir mais uma série popular de jogos baseados em música. Aliás, Rock Band ficou conhecido por ter sido o primeiro do estilo que permitia o uso de bateria e microfone além da guitarra, podendo ser jogado em até 4 jogadores.

O primeiro da série foi lançado em 2007. Em 2008, Rock Band 2 chegaria para o XBox 360 e só no final do ano para os outros consoles (PS2, PS3 e Wii) Os controles guitarra e bateria forão melhorados e novas características foram inclusas como o "Drum Trainer" (treino de bateria), "Battle of the Bands" (batalha das bandas) e compatibilidades online do "World Tour" (turnê mundial). O jogo possui 84 canções e todos os downloads são compatíveis com ambos os jogos.
O Rock Band 3, produzido pela EA Games, em parceria com a Harmonix e a MTV Games foi lançado em Outubro de 2010 e tem músicas de bandas como The Doors, Amy Winehouse, Paramore e Bob Marley.

Esse título já ganharia disparado na minha opinião só por ter lançado uma versão dos Beatles, AC/DC e do Green Day. Vi alguns vídeos a respeito dos games e achei fantásticos, mas é uma pena pois eu nunca consegui jogar nenhum deles! =(



Eu não sei, mas me parece que o tracklist do Rock Band é bem melhor do que o Guitar Hero apesar de algumas "coincidências". Ainda espero poder comprar minha "guita de prástico" para poder começar a jogar novamente esses jogos no meu Play3.

Abaixo, você confere todos os jogos do "RockBand", suas expansões e para que plataformas foi lançado!
Ano Título Plataformas
PS2 PS3 360 Wii PSP NDS
Jogos principais
2007 Rock Band Não Não
2008 Rock Band 2 Não Não
2010 Rock Band 3 Não Não
2009 Rock Band Unplugged Não Não Não Não Não
2009 The Beatles: Rock Band Não Não Não
2009 Lego Rock Band Não Não
2010 Green Day: Rock Band Não Não Não
Rock Band Track Packs
2008 Rock Band: Track Pack Volume 1 Não Não Não Não
2008 AC/DC Live: Rock Band Track Pack Não Não
2008 Rock Band: Track Pack Volume 2 Não Não
2009 Rock Band: Track Pack Classic Rock Não Não
2009 Rock Band: Track Pack Country Não Não
2009 Rock Band: Track Pack Metal Não Não


 #Fica a Dica:

Frets on Fire, um jogo de PC no qual o jogador utiliza o teclado para selecionar as notas músicais completando a música. O jogo foi o vencedor do Assembly Demo Party de 2006 e em 2007 algumas Mods ("Modificações") foram lançadas para deixar o jogo com outra 'face' e até mesmo um clone do Guitar Hero III, isso porque ele é um software open source.

Ultimate Band é outro jogo musical lançado para o Nintendo DS e Wii. O jogo foi desenvolvido pela Fall Line Studios e publicado pela Disney Interactive Studios. O jogo permite ao jogador tocar guitarra, bateria, baixo ou ser o vocalista feminino ou masculino da banda (porém, não existe suporte aos vocais).
A versão do Wii é composta por uma banda de rock que o jogador deve desenvolver sua carreira, com costumização de personagens, desbloqueio de músicas e acessórios. O jogo não utiliza nenhum acessório extra, utilizando apenas o Wii Remote e Nunchuk do Wii.
A versão do DS, baseada no código de Hannah Montana: Music Jam, disponibiliza aos jogadores criar e gravar músicas, e ter maior opções de costumização.


Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus