Curta Você Também: Superbaroco (2008)



Cinema é uma arte de criatividade acima de tudo, de usar recursos de forma a gerar efeitos e significados tanto psicológicos quanto imagéticos. É o que encontramos no curta-metragem Superbarroco, da diretora Renata Pinheiro.



Conhecida por sua atuação como diretora de arte dos filmes Baixio das Bestas, A Festa da Menina Morta, Amarelo Manga, Feliz Natal e Estamos Juntos, Pinheiro nos mostra a jornada de um personagem sem nome, interpretado pelo paraibano Everaldo Pontes, desde o inicio em um lixeiro atrás de materiais para fazer um bolo, passando pela confecção da comida, até uma inusitada festa de aniversário. Contudo, o mais interessante do filme é o experimentalismo utilizado pela diretora com projeções de imagens pré-gravadas em cena, de forma a tornarem pessoas que não estão lá de fato em companheiros de atuação.

O recurso é muito bem utilizado como uma forma de flashback ou materialização de memórias do protagonista, que junto com os “fantasmas” de sua mente se prepara para uma comemoração bem peculiar. Além da boa direção, o curta também conta com a força da interpretação de Pontes, onde gestos e expressões se tornam um grande espetaculo para a pintura montada por sua diretora e seu fotógrafo, Pedro Urano inspirado trazendo belas passagens.

Não é a toa que o filme foi exibido na Quinzena dos Realizadores em Cannes, 2009, e ganhou o prêmio de melhor curta no Festival de Brasília no mesmo ano. Fiquem com o vídeo (abaixo) e dêem suas opiniões nos comentários sobre essa pérola de forma irregular cinematográfica.


SUPERBARROCO from Aroma Filmes on Vimeo

Serviço:

Título: Superbarroco
Duração: 17min08s
Gênero: ficção
Direção: Renata Pinheiro
Elenco: Everaldo Pontes
Produtora: Aroma Filmes
Ano: 2008

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus