Porque, em alguns países, animais são mais valorizados que pessoas?

(Pergunta feita por Isabella Félix)


Freud Explica praticamente ressucitando nessa semana especial do Uarévaa, pra não ficar de fora dessa iniciativa tão legal. Tirei as teias de aranha do velho Formspring da coluna pra catar alguma pergunta por lá que eu pudesse usar pra falar de consciência.


Desde "os tempos mais primórdios" o homem é fascinado pelos animais e sempre houveram muitos cultos a eles, adorando-os como divindades ou até relacionando-os (ou suas características) com divindades humanóides. Ainda hoje persistem no mundo alguns desses cultos.

Mas, pelo menos pra mim, essa pergunta remete a Índia, de onde desde pequeno ouvia falar que as vacas são animais sagrados. Isso se deve graças ao Hinduismo, tradição religiosa amplamente dominante no país, onde a vaca simboliza fertilidade, renovação e transformação e seria o animal que transportava e controlava os impulsos do deus Shiva.

Diz-se ainda que, no sistema de castas existente na Índia, a vaca é considerada mais "pura" até do que os brâmanes (indivíduos pertencentes à casta mais elevada, dos sacerdotes) - por isso, não pode ser morta nem ferida e tem passe livre para circular pelas ruas sem ser incomodada. O leite do animal, sua urina e até mesmo suas fezes são utilizados em rituais de purificação.

Esse mesmo sistema de castas é conhecido por discriminar e humilhar sua casta mais baixa, conhecida hoje como os Dalits.



O Hinduismo e toda a questão social da Índia são assuntos bastante complexos e talvez eu até já tenha cometido alguma gafe grave nesse início de texto, mas o ponto onde quero chegar, ao ter escolhido essa pergunta especialmente nessa semana é o respeito ao próximo e a vida.

Porque certemente ver outros animais serem mais bem tratados que humanos realmente ofende a gente e a questão não fica restrita a culturas específicas. Afinal tem ou não tem quem ama "seu cachorrinho" mas tem repulsa por gente com ideologia, classe social, origem, credo, raça, opção sexual, gosto pessoal, e etc... diferentes dos seus?

Talvez porque animais de estimação nunca vão discordar de seu ponto de vista e tem amor incondicional a quem cuida deles. Se voce os ama, eles nunca vão discutir seriamente contigo ou te decepcionar, apenas deixar um grande vazio e saudade boa quando partirem.

Mas é esse o caminho? Fugir de qualquer contrariedade ou questionamento?

Às vezes é mais fácil amar e dar apenas valor a seu companheiro de estimação pois o ser humano sabe mesmo ser podre e bem mais irracional que os outros animais, capaz de todo tipo de crueldades. E a maioria dos animais é quem pena na mão do homem e sofre com maus tratos, e não o contrário. A mesma voz que eles não podem levantar pra te contrariar é a que tambem não tem para se defender de tamanha COVARDIA.

Só que esse não é o caminho. E o outro lado, apenas valorizando o homem, também não. O caminho deveria ser respeitar A VIDA, não importando de que forma ela seja diferente de você.



"Podemos ser humanos, mas ainda somos animais."

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus