Mortal Kombat: Os Quadrinhos


Semana passada, o Vini falou sobre o lançamento do novo jogo da série Mortal Kombat. Inspirado pelo lançamento resolvi fazer um breve resumo - com uma "pequena" ajuda do google - do que a série já teve dentro das histórias em quadrinhos. Confere ai!



Mortal Kombat teve uma série de histórias adaptadas dos seus jogos por duas editoras americanas: a Midway e a Malibu Comics. A primeira, acompanhando de perto a história dos jogos, e a segunda, com algumas liberdades criativas em relação ao material de origem.

Pela Midway, as histórias foram publicadas para coincidir com o lançamento de Mortal Kombat, Mortal Kombat II, Mortal Kombat 4 e Mortal Kombat vs DC Universe, mostrando os bastidores de cada jogo, expondo acontecimentos ocorridos antes deles.

Em 1993, Mortal Kombat Collector's Edition é lançado simultaneamente ao jogo com texto e ilustração de John Tobias, designer também do jogo. A história começa com o preenchimento do passado de Shang Tsung e Goro, mostrando que a vitória de Goro em Mortal Kombat significou um novo começo para o torneio, trazendo uma era de escuridão. A partir daí, é mostrado como cada um dos personagens do jogo adentrou o barco que os levaria até o reino de Shang Tsung e ao combate mortal. A edição trazia ainda, nas páginas finais, perfis para os sete personagens jogáveis e o chefe, Goro.

Mortal Kombat II Collector's Edition traz a história do segundo jogo, sendo também escrito e desenhado por John Tobias. Tudo começa com Johnny Cage narrando os acontecimentos dos últimos momentos do primeiro jogo, explicando que Shang Tsung lançou uma horda de guerreiros sobre os lutadores logo após a vitória de Liu Kang sobre Goro, iniciando uma nova batalha.

Mortal Kombat 4 Limited Edition traz um novo roteirista no comando, Ted Adams, com uma história baseada em uma ideia de John Tobias, em que explica fatos passados do jogo e insinua que o final de Mortal Kombat Trilogy, versão atualizada de Mortal Kombat 3 (o qual não teve uma versão em quadrinhos), seria verdadeiro. Dessa vez, a história mostra mais do mundo de Outworld, onde a Rainha Sindel condenou Reptile a uma vida de trabalho nas minas de cobalto, enquanto uma conspiração para um ataque aos Deuses Antigos é realizada.

Em 2004, é lançado Mortal Kombat: Deception Limited Edition, um livro hibrido de história em quadrinhos com artes conceituais, trazendo uma história especial de Sub-Zero e desenhos de Alé Garza, Tomm Coker, Keron Grant, Garry Leach, Steve Pugh e Mark Texeira.

Mortal Kombat vs DC Universe: O início traz o encontro dos personagens da franquia com os do universo de super-heróis da editora DC Comics. A história mostra a vitória de Raiden sob Shao Kahn quando o envia em um portal, ao mesmo tempo, em outra realidade, Superman faz o mesmo com o vilão Darkseid. Os dois atos fazem com que os derrotados sejam fundidos em uma única entidade, levando os dois universos a começarem a se fundir. A revista serve como introdução ao jogo Mortal Kombat vs DC Universe, lançado em 2008, e teve o retorno de John Tobias aos desenhos com John Vogel nos roteiros.

Enquanto a Midway retratava o enredo oficial do jogo, a Malibu Comics trazia cenários alternativos para o início da série com as publicações Battlewave e Blood & Thunder, contudo, dez meses depois dos lançamentos, a Malibu cancelou sua linha, devido ao baixo volume de vendas.


As revistas faziam uma "re-imaginação" de Mortal Kombat alterando vários detalhes e modificando personagens sem muito espaço como Smoke e Jade. Além disso, alguns personagens foram “adaptados” por conta do enredo. Por exemplo, em Mortal Kombat II, Baraka é subserviente a Shao Kahn e segue suas ordens sem questionar. Nos quadrinhos, porém, ele se junta a uma aliança com Kung Lao, Kitana, e Sub-Zero que desejam derrubar Kahn.

Ao longo da série, conceitos interessantes são levantados, como a revelação de que Mileena foi projetada por Shang Tsung, por meio da feitiçaria, como um clone imperfeito de Kitana. No entanto, apesar de ser criado artificialmente, Mileena se considera ser "a verdadeira filha de Shao Kahn" e refere-se a si mesma desta forma toda a série, mesmo depois que ela descobre a verdade. Além disso, temos Kung Lao e Kitana tendo uma relação de amor em vez da relação mais tradicional entre Kitana e Liu Kang nos jogos. Johnny Cage e Sonya também têm um relacionamento na série.

Sub Zero tem tratamento particularmente interessante. Nos jogos, o Sub-Zero original tinha sido morto logo no início (antes de Mortal Kombat II), tornando-se o espectro Noob Saibot, e substituído por seu irmão mais novo. No entanto, o mais antigo Sub-Zero é retratado de forma destacada durante toda a execução da série de quadrinhos, enquanto o irmão mais novo faz apenas uma pequena aparição.

Além de Battlewave e Blood & Thunder, a Malibu lançou também Goro: Principe das Trevas, MK U.S. Especial Forces, Mortal Kombat Tournament Edition, Mortal Kombat: Especial, Mortal Kombat: Rayden e Kano e Mortal Kombat Tournament Edition 2.


Apesar do pouco sucesso de vendas, é inegável a importância das histórias em quadrinhos para a história de Mortal Kombat. Com elas, aqueles que já eram fãs puderam conhecer mais sobre seus personagens preferidos, além de ver novas visões sobre eles, e os que não eram fãs dos jogos puderam conhecer o universo que eles retratavam. 

Com quase 20 anos de jornada, MK, como é carinhosamente chamado pelos admiradores, se reinventou, buscou outras formas de contato com seu público mas sem deixar suas origens de violência e humor negro que levaram-no ao sucesso. E que mais vinte anos venham!

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus