Insônia

“Não se preocupe com as coisas pequenas, querido, é um longo caminho de volta ao Éden”
Insônia





Tema Macabro





Se alguém perguntar para você “existe algo na realidade além daquilo que os olhos podem ver?”, dificilmente a resposta vai ser negativa, por uma série de motivos. Sabemos que existem níveis de realidade fora do escopo de nossos sentidos tanto micro quanto macroscopicamente (as distâncias estelares e o mundo subatômico são os principais exemplo), e muitas pessoas ainda acreditam num mundo que coexiste com nossa realidade material, para onde nós vamos quando morremos (e talvez de onde viemos em primeiro lugar). Independente do ponto de vista, é seguro dizer que sim, existe uma realidade além daquela que nossos sentidos podem comprovar. O que quer que isso signifique.

Agora imagine que ter acesso a essa outra realidade seja apenas questão de um mero detalhe como, por exemplo, a privação do sono. Este é o problema de Ralph Roberts, um aposentado recém viúvo da pequena cidade de Derry que passa a ter grandes problemas para dormir. Como se não bastasse, a cidade se torna o epicentro e um acalorado debate sobre a liberação do aborto, o que pega Ralph em cheio, já que é um senhor liberal.

A insônia de Ralph começa a ser mais do que um inconveniente e se torna em pesadelo quando ele percebe que esta vendo coisas estranhas que outras pessoas não conseguem ver. Será sua insônia que o está deixando louco? Ou será que Ralph, por algum motivo, acaba podendo vislumbrar um mundo ignorado pelos sentidos humanos?

Com certeza uma das obras mais complexas do autor Stephen King (arroz de festa do Madrugada Macabra), Insônia nos coloca dentro do mundo da terceira idade, em meio a polêmicas reais e eventos supranaturais que se entrelaçam de forma tensa e apavorante.

Quem gosta dos livros do autor certamente não vai se decepcionar com Insônia, que apesar de ter um ritmo lento no início (o que na verdade é bastante comum em muitas de suas obras, literárias, televisivas ou cinematográficas), merece uma leitura atenta, especialmente para os entusiastas. Insônia foi lançado no Brasil pela editora Objetiva.

Curiosidades:
- Fãs de Stephen King, prestem bastante atenção ao ler insônia: a história contém diversas referências a outras obras do autor (o que não é muito novidade), como Saco de Ossos, Cemitério Maldito, Jogo Perigoso, Creepshow e em especial A Torre Negra;
- A obra foi indicada para o Bram Stocker’s Award de 1994;
- Um possível filme está para ser feito, a ser dirigido por Rob Schimidt (Pânico na Floresta), mas não há confirmação sobre início de filmagens ou qualquer outra informação a respeito da produção;


Na próxima Madrugada:
Um dos temas mais antigos da humanidade será o tema da próxima série de posts do Madrugada Macabra. Na próxima semana, Bruxaria – No princípio.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus