Consciência


É uma falta de responsabilidade esperarmos que alguém faça as coisas por nós.
John Lennon

Consciência é um termo que provém do latim “conscientia” que significa conhecimento, o cumprimento do dever, o zelo ao se executar um trabalho e a responsabilidade do que se faz. Partindo desta significação conclui-se que “consciência” tem estreita ligação com o entendimento do que é bom e do que é ruim, do bem e do mal; envolvendo em sua significação o entendimento, a moralidade, a ética.



Consciência é uma palavra que muitas vezes pode simplesmente tornar-se pura pregação ou termo de ordem, propaganda, algo que se perde no meio de tanto falatório ou ainda pseudo-engajamento. Mas, ela é antes de tudo isso um estado, uma idéia, algo que deve existir dentro de nós mesmos sempre e ser repassada, transmitida, como um vírus benéfico, que agrega, que constrói, que combate os maus vírus, aqueles que dominam tantas pessoas e as levam a gerar mais tons de cinza em um mundo já muito poluído.

Com esse pensamento que o Uarévaa faz essa semana sua primeira semana temática do ano, onde todos nossos posts estarão abordando essa temática da consciência, ou pelo menos próxima a ela, seja uma consciência ambiental, social, etc. Nossa idéia é levantar uma discussão na blogosfera (termo meio clichê, mas que serve ainda a seu propósito) e junto com isso uma reflexão nas mentes de nossos leitores.
O conhecimento nos faz responsáveis.
Che Guevara
Esperamos que tal proposta sirva nem que seja para motivar a nós mesmos em agirmos em proatividade, se conseguirmos que leitores e outros blogueiros também ajam e aumentem essa corrente estaremos mais do que felizes, com a mente e o coração alegre pelo dever cumprido. Então é isso galera, acompanhem o blog essa semana que coisas legais vem por ai.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus