Suástica, sua origem e seus mistérios!


Desde que foi adotado pelos Nazistas, a suástica passou a ser associada ao fascismo, ao racismo, à supremacia branca, à Grande Guerra Mundial e ao Holocausto. Proibido em muitos países, odiado e repudiado, foi no pior momento da história da humanidade. Mas o que é esse símbolo? De onde veio?


A primeira vez que a suástica apareceu foi em vasos de cerâmicas datados de 4.000 AC, acredita-se que simbolizava os solstício e equinócios, ou as quatro direções, quatro elementos, e os quatro deuses guardiães do mundo.


É encontrado em diversas culturas antigas, como os Astecas, Celtas, Budistas, Gregos e Hindus. A dos nazistas tem os braços em sentido horário, a dos Astecas e Budistas é exatamente ao contrário, a dos Celtas é meio estilizado e a dos Islâmicos parecem mais com hélices. Existem diversas teorias sobre como tantas culturas misteriosamente possuírem o mesmo símbolo sem terem contatos umas com as outras. As mais conhecidas é a teoria do inconsciente coletivo de Jung e a fantástica teoria de Carl Sagan que dita que foi trazida por aliens que visitavam constantemente a china.

A Índia a utiliza para decorar seus templos, casamentos, festivais e celebrações, significando uma boa marca de felicidade. A Suástica é considerada extremamente santa e auspiciosa por todos os hindus, e seu uso decorativo está presente em todos os tipos de artigos relativos à sua cultura. O Japão a usa para representar templos e santuários em mapas. O número dez mil é escrito com esse símbolo na china. Na Europa antiga era considerado um amuleto de sorte e sucesso. No sânscrito significa felicidade, prazer e boa sorte.

O Partido Nazista bebeu da cultura oriental para montar suas ideologias. A raça Ariana é tida como a mais antiga e perfeita versão da humanidade segundo Helena Blavasky, após gerações essa raça foi se diluindo ao se misturar com as raças impuras e inferiores. A suástica era, portanto, é associada aos arianos ancestrais puros que deram origem ao povo germânico, provindo da Atlântida e difundido em diversas culturas inferiores ao longo do tempo. Por causa disto, o mundo deveria ser subordinado à Alemanha, pois era do direito da melhor raça dominar e guiar as raças impuras. A suástica então se tornou um símbolo de orgulho racial.

Além da Suástica, Hitler também acrescentou cuidadosamente outras idéias simbólicas, como o vermelho expressando o pensamento social que está sob o movimento, Branco, o pensamento nacionalista, formando a luta pela vitória da raça humana ariana.

Desde a II Guerra Mundial a maior parte do mundo tem a suástica apenas como um símbolo nazista, um símbolo do mal, ignorando o seu papel sagrado e histórico em diversas outras culturas que ainda a utiliza como primordialmente.

Curiosidades:
- O Símbolo já era usado pela sociedade de Thule, a ordem dos novos templários e também não oficialmente pelo partido trabalhista alemão antes de Hitler a vincular ao Partido Nazista.
- Em 2002 a China exportou para o Canadá alguns brinquedos em que a suástica aparecia, o que provocou muitas reclamações naquele país. Antes, em 1995 a cidade norte-americana de Glendale, na Califórnia, teve de cobrir mais de 900 postes de iluminação, marcados com a suástica - embora estes tenham sido fabricados por uma companhia norte-americana antes dos anos 20, e nada tivessem a ver com o nazismo.


Na próxima Semana: Nazismo e a busca pelo sobrenatural

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus