O que é um Super Vilão?


O que seria dos heróis sem um bom super vilão? Mulher Hulk em sua fase Byrne já dizia que a qualidade de um super-herói era medida pela sua galeria de super vilões: Quanto mais formidável for, mais heróico será. O quarteto fantástico tem o Doutor Destino, Super Homem tem Lex Luthor, Homem Aranha tem o Joe Quesada!


“Vilão é a encarnação do mal em relatos históricos e trabalhos de ficção. Cumprem o papel de antagonista ante o herói/protagonista. Geralmente é uma figura ardilosa, que utiliza suas habilidades com o intuito de prejudicar alguém ou conseguir algo que deseja de formas excusas. Muitas vezes com planos, que são aplicados ao longo da trama, prejudicando normalmente o protagonista, mas ao termino, é de praxe que para ter um final aceitável aos olhos do publico, o vilão tem seu plano arruinado de forma heróica pelo personagem principal.” Wikipedia

Todo herói que se preze tem um inimigo que é totalmente oposto. Não vou chateá-los com extensos debates filosóficos que essa coluna não é pra isso, mas vou dar uma palhinha: tudo tem igual potencial para o bem, quanto para o mal. Uma arma de fogo serve tanto para proteger o cidadão de um assalto quanto para cometê-lo, portanto um cara que ganha super poderes tem igual potencial para usá-lo de forma boa e ponderada, quanto chutar o pau da barraca e fazer coisas ruins. Um herói preza a vida acima de tudo, acredita que toda vida é importante, que todos são relevantes e que os fins nunca justificam os meios. Já o vilão está pouco se lixando pra vida, se tiver que sacrificar dezenas de inocentes para concretizar seus planos, fará!

Estereotipo de super vilão existe aos montes: Temos assassinos mercenários que matam por dinheiro, clássicos assaltantes de banco superpoderosos que só querem enriquecer, traficantes, gênios do crime, Alienígenas, invejosos, mimados, desocupados ou simplesmente os que viram vilões para se vingarem do herói maldito que causou o acidente que lhe concedeu seus incríveis poderes!!! (Dã... Que burro! Dá zero pra ele!)

Então todo vilão é mal que nem Pica-Pau? Nem sempre. Muitas vezes o vilão nem sabe que é um vilão, veja o caso de Ozymandias de Watchman, o cara sacrifica uma caralhada de gente para acabar com as guerras, salvando bilhões no processo. Ele fez uma coisa ruim? Claro que fez! Gerou uma coisa boa? Ô se gerou! Mas o cara é vilão pronto e acabou! Herói de verdade como escrevi acima não faz essas coisas, portanto, ele é um vilão que acredita piamente que esta fazendo uma coisa boa! Doutor Destino, só quer dominar o mundo para ditatorialmente acabar com as coisas ruins, Magneto só quer destruir todos os humanos para que os mutantes possam viver em paz e o pobre Galactus só quer se alimentar de planetas para poder sobreviver... Dá para se entender com poucas explicações por que fazem o que fazem!

E tem os loucos. Não existe galeria de vilões mais insanos que os do Batman, o mais melhorzinho de bom tem a compulsão incontrolável de espalhar charadas sobre seus crimes e o mais insano se veste como palhaço, aleija Batmoças, mata Robins e passa a mão na bunda do Batman! Esses caras já transcendem a vilania, sociopatas, psicopatas, os caras não tem senso moral nenhum! Seus objetivos são tão escrotos que nem mesmo eles sabem quais são! Lembro quando o cramunhão Neron comprou a alma de muitos vilões em troca de um pedido, geralmente pediam mais super poderes, o Coringa pediu um sanduíche! Tem como analisar um cara assim?

E para fechar, o arquiinimigo da Mulher-Hulk na fase Byrne: Doutor Bong:


Na próxima semana: Parceiros Mirim

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus