Mutantes & Malfeitores


Hoje vamos falar de um RPG chubiduba de super heróis. Um gênero que não é muito popular lá fora e que no Brasil nunca fez muito sucesso apesar de que nerd que joga geralmente lê histórias em quadrinhos. Sem mais enrolações vamos à matéria.

Gosto muito de GURPS, é um sistema genérico muito bom que praticamente permite que se mestre qualquer tipo de cenário, bastando uma simples adaptação. O sistema é ridiculamente simples, você rola três dados, se o resultado obtivo for menor que sua perícia, você tem sucesso, do contrário, logicamente é um erro. Simples assim, não precisa explicar mais nada, um ótimo sistema. Porém para o gênero de supers não presta devido ao jogo ser voltado para a simulação de realismo, para simular os poderes do Super Homem é como imaginar um rato tentando parir um elefante e os resultados inviáveis para uma rápida sessão de jogos, muitos dados, muita conta, muito tempo perdido. Mesmo assim mestrei Gurps supers por anos.

Testei inúmeros outros sistemas para super heróis: Marvel Saga onde não se usa dados só cartas; DC Super Heroes que todo mundo que conheço gosta, mas eu detesto jogo que usa muitas tabelas; Aberrant que utiliza o sistema storyteller, apesar do cenário ser extremamente ótimo, o sistema eu comparo a uma tropa de choque marchando sobre uma ponte de papelão toda vez que temos de rolar os inúmeros dados que o jogo exige... Testei muitos outros, infelizmente nenhum me agradou.

Então conheci o Mutantes e Malfeitores. No começo torci meu nariz pois é fincado no sistema de D&D, logo pensei em classes para os super heróis, imaginei o sistema de níveis, enfim, todo o sistema D20 voltado para personagens medievais de capa e espada. Li o livro em uma tarde chuvosa, emprestado por um colega sorridente que espertamente comprou o livro e procurava um trouxa para mestrar.

Cético no início me surpreendi com o que vi, o sistema, apesar de D20 é redondinho, permite que personagens como o Lanterna Verde convivam com heróis urbanos no estilo do Batman. É ligeiramente diferente do D&D, não tem níveis, não tem pontos de vida, o dano é diferente e somente se usa um dado de vintes faces para tudo, parecido com a simplicidade do GURPS, rola o dado e se tirar maior que o número alvo você acertou, só isso!

A criação de personagens segue o esquema de pontos parecidos com Champions, Gurps e Aberrant, você tem um número x de pontos para gastar com poderes, habilidades, atributos e todos os detalhes pertinentes, mas sem complicações, direto ao ponto. Consegui fazer todos os personagens que imaginei, coisa que não foi possível com os sistemas do que testei no passado.

A apresentação do livro é extraordinária, uma homenagem aos quadrinhos e forrado de referências que um simples leitor de HQ pesca de primeira. Tudo é uma mescla de tudo de bom que o universo dos quadrinhos tem a oferecer, casa como uma luva para aventuras fantásticas, até mesmo overpower de doentes como Alan Moore, Neil Gaiman e Peter David. Não fiquei nem um pouco surpreso quando anunciaram o novo DC Heroes usando o sistema de Mutantes e Malfeitores.

O livro se preocupa em causar uma total imersão do cenário, literalmente te educando no gênero, te explicando as eras dos quadrinhos, destrinchando os pormenores de uma história e dando dicas de como se aproveitar de ganchos, tramas e vilões. Não tenho vergonha de afirmar que passei a conhecer muito mais de quadrinhos depois de ler esse livro e olha que coleciono quadrinhos desde 89! A leitura é válida até para aqueles que não gostam de RPG ou não pretendem jogar Mutantes & Malfeitores.

Encerro essa pequena matéria aconselhando os que gostam do gênero a adquirir esse livro o quanto antes, vale cada centavo, diversão garantida tanto na leitura, quanto no jogo em si. Ainda mais pela versão nacional ser barata e facilmente encontrada em livrarias.

Ficha Técnica
Título: Mutantes & Malfeitores
Autor: Steve Kenson
Editora: Jambo Editora
Formato: 21 x 28 cm, 256 páginas, brochura
Preço: R$ 39,90
Link para o site da editora.


Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus