A História da História

Como todo começo tem um início, a história também!




Era uma vez um homem chamado Grunk. Sua vida se resumia entre acordar em sua caverna, caçar, comer, defecar e tentar se reproduzir. Essa última parte era difícil, pois Grunk era loiro, olhos azuis, nariz e queixo proporcional e dentes brancos alinhados e sem nenhuma marca de doença, em resumo, um péssimo partido para as mulheres da região que o consideravam delicado demais para proteger seus filhos contra os predadores. Grunk, que infelizmente era inteligente, resolveu contar sobre suas grandes caçadas para impressionar a mulherada. Nascia ali a arte de contar histórias.


Com o passar do tempo, além de se reunirem diante das grandes fogueiras para contar seus feitos, também passaram a desenhar. Os egípcios eram mestres nessa arte e emporcalhavam cada pedacinho de suas paredes com desenhos. A colheita foi boa? Bora escrever nas paredes! Por isso que as pirâmides eram tão grandes! Depois eles descobriram o papiro e pararam de fazer pirâmides... Meu professor de antiguidade chutaria minhas brancas nádegas se lesse isso! (Brincadeira viu seu Rui!)
A história sempre existiu, seja na forma de pequenos contos que exaltavam a criação do universo, os deuses e suas aventuras sexuais, às grandes epopéias megalomaníacas chinesas que exaltavam seus grandes imperadores. Mas a história como conhecemos hoje, que se desenvolve de forma linear (começo, meio e fim de forma processual), começou com um rapaz chamado Heródoto que escreveu sobre a invasão Persa na Grécia do século V antes de cristo. Portanto, foi o primeiro a gravar os acontecimentos de forma contínua.

Agora quem complicou a história, ao definir métodos para seu registro foi Tucídides. Quando resolveu contar sobre a Guerra do Peloponeso do qual participou, preocupou-se em tentar ser imparcial, procurando explicar as causas, fazendo muita pesquisa e reunindo bastante fontes. Antes desses caras, podemos chamar a história de pré-história, pois não temos muitos documentos para montar o quebra cabeça dos acontecimentos, somente vasos, estátuas e alguns rabiscos, aqui e acolá. Trabalho de arqueólogos.

Os historiadores de hoje, como toda ciência, usam toda uma metodologia, preocupados com a verdade dos fatos, usam várias fontes de informação para construir a sucessão de processos históricos: escritos, gravações, entrevistas, notinhas de supermercado, achados arqueológicos ou o google.

Essa nova coluna irá contar histórias todas as quartas feiras. Pequenas curiosidades, mistérios da humanidade, presepadas históricas e origem das coisas. Até quarta que vem!




Na próxima Quarta: Suástica, sua origem e seus mistérios!

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus