CinemaScope: A Reinvenção dos Westerns


Com a chegada oficial de Rango aos cinemas brasileiros, o CinemaScope vai falar sobre a volta do gênero western ao mainstream, e o que ele está fazendo para que se torne relevante para esses dias.


O Western desde a decáda de 80 e durante os anos 90 sofreu uma dura baixa em sua produção e popularidade, tendo poucos exemplares durante este periodo.De cabeça só me vem a mente Os Imperdoavéis, Rapida e Mortal (do Sam Raimi) e a serie Adventures of Brisco County Jr. (com o rei Bruce Campbell). Mas durante a decada passada os faroestes tem voltado a ativa timidamente, até que na chegada desta decáda você voltou a ver cowboys e tiroteios novamente. Minha intenção aqui é mostrar que desde os anos 90 há um movimento de preparação para a volta do Western, e com a conectividaade que as midias tem hoje em dia permite que esse retorno pudesse chegar de forma natural para a absorção do publico, com filmes do quais certos movimentos já foram utilizados anteriormente e agora voltam com força total pronto para ser explorados em toda sua profundidade.Vamos rever num recaptula aonde de fato esta volta começou e como está a situação hoje, como essas filmes (entre outras coisas) estão fazendo para chegar ao publico.

No Começo, Havia o Cantor
El Mariachi, do diretor Robert Rodruiguez, foi o primeiro passo para um rosto mais conteporaneo ao western, fortemente influênciado pelo western spaguetti e pela nova linguagem cinematografica feita por Quentin Tarantino, ao mesmo tempo complementando os trabalhos de Quentin e criando sua própria linguagem.Na sequência A Balada do Pistoleiro a influência dos westerns fica muito mais evidente, e afirma a identidade narrativa do diretor, e a conclusão da trilogia veio com Era Uma Vez No Mexico, que no caso seria a versão do diretor para os Westerns Zapatisas (focados mais na alegoria politica) para aquele mundo, mas as muitas historias interligadas deixa o filme confuso e meio fora de foco de quem seja o personagem principal(se é o Mariachi de Antonio Banderas ou agente do FBI de Johnny Depp) deixa o filme um pouco inferior em comparação aos outros.

Matar é Amor
A volta de Quentin Tarantino com Kill Bill trouxe duas das grandes influências do diretor divido entre dois filmes: filme de kung-fu com Kill Bill Volume 1 e um faroeste modernizado no Volume 2, com um estilo similar ao de Robert Rodriguez, Sam Peckinpah e e Sergio Leone, especialmente.Misturando elementos japoneses e americanos (como o seriado de David Carradine, Kung-Fu), o clima e o estilo de faroeste (amplificado pelo tema da vingança) é bem forte aqui, tanto pelo clima quanto pelo cenário.

A Nova Geração
Hoje em dia podemos dizer que há 3 sub-tipos de faroeste: os refeitos por remake, que mantém o estilo classico, os westerns urbanos e aquilo que chamo de "western misto", por colocar outros gêneros (especialmente ficção ciêntifica) dentro do mundo do faroeste.

Na area de remakes podemos citar 3:10 to Yuma, conhecido por estas terras como os Imndomavéis, com Christian Bale e Russel Crowe, um dos primeiros westerns antigos a serem refeitos,e o mais recente Bravura Indômita, filme esse que pode nos dar a possibilidade de ver uma nova versão do classico de Sam Peckinpah: Pat Garrett & Billy the Kid.




Apesar de tanto Rodriguez quanto Tarantino terem flertado com a idéia, foi os irmãos Coen em Onde os Fracos Não Tem Vez que deu a cara para os Westerns urbanos, passados nos dias reais, seguindo mais ou menos os passos de Meu Nome é Coogan e Traga-me a Cabeça de Alfredo Garcia.O filme hoje em dia é exemplo do novo tipo de western e está gerando seus primeiros "filhos", como a serie de Tv Justified.




Os "westerns mistos" começaram a muito tempo com o filme Westworld - Onde Ninguém Tem Alma, com Yul Brynner, mas atualmente esse tipo de filme tem voltado a ativa, tendo até então seu melhor representante com o western apocaliptico O Livro de Eli. A Europa já está a algum tempo fazendo este tipo de filme, como o cartunesco Les Daltons (focado nos vilões de Lucky Luke) e a adaptação dod quadrinhos de Moebius, Blueberry - Desejo de Vingança (com Vincent Cassel). Este ano teremos mais dois desse tipo de filme: Priest e Cowboys & Aliens. Exemplos em outras midias você pode encontrar no game Red Dead Redemption, especificamente sua versão zumbi Undead Nightmare e The Walking Dead (serie de TV e HQ).




Um outro movimento que é interessante de ser observado são os westerns asiáticos, vindos da China ou Coréia, num movimento que tem de tudo para crescer.O bacana que é eles ultilizam a estrutura do western americano e spaghetti mas se mantém fiéis ao estilo da terra delas, tornando um resultado com forte influência do cinema asiático.Os principais representantes são "The Good,The Bad and The Weird" e Sukiyaki Western Django.




Parte da historia do cinema foi contruida em cima do primeiro gênero genuinamente americano, e como tudo na vida passa por altos e baixas, mas sempre arranja algum jeito de se reinventar e trazer algo novo.A ideia é mater as tradições classicas mas ao mesmo tempo abranger novas areas.Espero que com isso uma nova leva de filmes de faroestes (bons) chegue ns proximos anos.

Na proxima semana: 800 Balas!

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus