O Besouro Verde


Uaréview
Por Monitor


Muito longa e cheia de conflitos foi a trajetória do Besouro Verde para os cinemas. Kevin Smith já chegou a assumir o filme, que acabou virando uma HQ, Sthepen Chow iria ser o kato e diretor do filme, mas tam,bém saiu e o filme acabou caindo nas mãos de Seth Rogen, o que gerou muita surpresa e desconfiança. Com os roteiros de Rogen e direção de Michael Gondry, como o filme se saiu?


Bem, vamos começar com a história: temos Britt Reid (Seth Rogen), cara que vive a vida sem querer responsabilidade alguma, se abala após a morte do seu pai (Tom Wilkison), dono do jornal Sentinela Diária , e decide tomar alguma decisão da vida, e com ajuda do talentoso assitente do seu pai Kato (Jay Chow) eles decidem se tornar vigilantes de uma aneira alternativa: se infiltrndo no mundo do crime e depois fazê-los pagar perante a justiça.Com a ajuda (involuntária) de Leonore Case (Cameron Diaz), eles colocam como objetivo principal acabar com a mafia comandada pelo gangster com crise de meia-idade Chudnofsky (Christoph Waltz).

Bem, você leu a sipnose e pensa: bem, tem a mesma estrutura de um filme comum de super-hérois não? Sim, e não. Basicamente, o filme do Besouro Verde é umas especie de Liga da Justiça Internacional dos filmes de HQ, no sentido que é um mundo serio que sabe rir de si mesmo,e também um filme que serve para irritar os fanboys, não os fãs saudáveis, mas sim aqueles que levam a paixão pelo personagem a um nivel quase doentio. O filme expõe todas as opiniões negativas na tela e transformando-as em algo positivo.E isso torna algo um filme em que você ama ou odeia, sem meio termos.Eu particulamente curti, e vamos aos porquês.

O filme respeita a historia e as influência do personagem na cultura pop, seja homenageando a cinesserie classica, o seriado com Bruce Lee e o fato da popularização do Kato, ou o pop art dos anos 60 assim como os quadrinhos na era classica e algumas coisas dos games atuais, principalmente na "visão Kato" que por motivos bizarros me lembrou muito Action Man.Não sei o quanto disso é coisa do Gondry ou do Rogen, mas escolher anarquizar o genêro mas em torna-lô uma parodia sem graça ,apesar de o diretor ter assumido que o filme é mais de Seth do que dele, foi uma boa solução que eles conseguiram.

O Britt Reid do filme é um cara que tinha como seu pai um heroi,e por mais severo que ele poderia ser ele o respeitava.É alguem que quer ajudar alguem e a si mesmo mas não vê como, mas enxerga no vigilantismo a solução para isso, e assumindo o jornal de seu pai pode ajudar a dar hype a sua identidade secreta, para o desespero do atual editor e amigo da familia Mike Axford(Edward James Olmos) que tenta botar o cara no caminho certo.Mas basicamente, além do ator se auto-parodiar, vemos Reid como uma criança grande vivendo o sonho de ser super-herói, curtindo o momento, alguem que tem possibilidades de ser alguma coisa mas que por causa da sua imaturidade não as alcança 100%, coisa que muda aos poucos no decorrer do filme.

Kato é um complemento de Reid, sendo que na maioria das coisas é bem superior ao seu parceiro, mas respeita a amizade criada entre eles, fazendo por muitas vezes papel de mente e musculos da equipe.Ambos procuram atingir seus respectivos potências como pessoas agindo contra o crime, apesar que Kato percebe que esse estilo de vida pode realmente matá-los primeiro,e acima de tudo, quer que seja colocado no mesmo patamar de Britt em termos de respeito mutuo.Leonore Case é uma moçinha atípica: não é uma mulher nova, está quase com 40 anos, e ainda mantém sua beleza, e o mais importante, é sem saber o cerébro de toda a operação que tornou o Besouro Verde um grande criminoso, já que ela fez faculdade de psicologia e jornalismo, mais focados em criminologia, ou seja ela não é só bonita mas mais experiente no assunto que os herois principais enfrentam.

E como antagonista temos Chudnofsky, gangster da lingua presa que vive uma crise de meia idade com a possibilidade de estar obsoleto, mesmo estando com todos na mão, inclusive a prefeitura e seu D.A Scanlon (David Harbour), e tenta a cada dia não se submeter as novidades que chegam como novatos insorbodinados querendo espaço no mercado de drogas.Uma das primerias cenas do filme, com James Franco (surpresa!!!), mostra bem o clima geral do filme, de ser uma adaptação anarquica do personagem e do genêro.Enquanto Franco está sendo um exagerado gangster estilo Miami Vice, com sua boate que toca Anvil nas pistas de dança, Chudnofsky mantem a calma e vira a situação a seu favor, mudando de ridicularizado para ridicularizador, e acaba explodindo tudo e confirmando o seu poder ainda mais. Outro fator interessante que devido ao poder do Beleza Negra (carro dos hérois), os bandidos da cidade são obrigados a dar uma repaginada em seus carros, tornando-os mais perigosos para competir no novo mercado.

No fim, como disse acima, o filme é muitas coisas: divertido, anarquico, que homenageia o personagem e tira sarro dos fãs mais exaltados, mas no fim é algo do tipo "ame ou odeie". Adaptações fazem parte quando se transpõe qualquer midia para a outra, e em muitos casos onde temos adaptações que diferem do original mas não desrespeitam a HQ e ainda trazer um bom filme.Vá ver de cabeça aberta e se divirta.

Nota: 8.5

PS: UM MILAGRE! Pela primeira vez vi um 3D convertido que prestasse! Ponto positivo pra quem cuidou dessa parte do filme.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus