2011 quadrinhos!



Muitas vezes como fã de histórias em quadrinhos eu me sinto como um daqueles cinéfilos que fica louco porque facilmente sabe quando os filmes blochbusters irão estrear, mas, nunca tem certeza de quando, e se, aquele filme que ele ouviu falar - independente ou que obteve pouca bilheteria no estrangeiro - vai chegar ao nosso país.

O mercado de quadrinhos no Brasil sempre foi muito puxado para as revistas de Super-Heróis, blochbusters que todo ano sabemos vão estar nas bancas trazendo as mais novas sagas revolucionárias e que criam expectativa e ansiedade em uma parcela de leitores. Nesse novo ano algumas já se prenunciam como as mais esperadas pelos leitores desse gênero.


Superman Grounded: Após uma grande guerra entre a Terra e os conterrâneos kriptonianos do herói na saga Guerra dos Supermen, Clark Kent resolve se reconectar ao nosso planeta atravessando os Estados Unidos do Norte a pé para conhecer melhor os problemas cotidianos dos americanos. Escrito pelo consagrado J.M. Straczynski, recém-saído da Marvel após uma fase conturbada a frente do Homem-Aranha.

Cerco e Era Heróica: Atualmente no Brasil na Marvel acontece a saga Reinado Sombrio, onde vilões desse universo comandam sem o grande público saber o destino da nação e dos heróis. Norman Osborn, o duende verde, é o novo chefão da Shield e tenta gradualmente acabar com seus inimigos enganando o governo e usando seus recursos. O Cerco é o grande motim dos heróis contra Norman e a reviravolta da saga, levando o Universo Marvel para a chamada Era Heróica, onde o bem novamente toma controle da situação.

Dia Mais Claro: Situação parecida com a da Marvel acontece na DC Comics atualmente nas nossas bancas. Após o surgimento do vilão Nekron em A Noite Mais Densa controlando uma bateria de energia negra e ressuscitando heróis mortos, como algum tipo de zumbi, o mundo dos heróis foi colocado de pernas pro ar. Em O Dia Mais Claro, os heróis venceram Nekron e agora tem que lidar com a “reforma” do Universo.
Batman Inc.: Atualmente nas histórias do Homem-Morcego Bruce Wayne está perdido no tempo, Dick Grayson e Damien Wayne assumiram o manto de Batman e Robin e o escritor Grant Morrison faz uma atualização do personagem com muita ação e genialidade. Seguindo um plano que vem desde há vários anos, Morrison trará um conceito já em uso no “mundo real” de franquia sobre o símbolo do morcego para os quadrinhos, e, assim, o herói criara uma organização mundial de combate ao crime com uma versão sua em cada pais. Confesso que essa é também a saga que mais espero ver.

Já no mundo não super-humano, a editora Panini já anunciou um lançamento esperado para quem curte as histórias de Fábulas, serie de quadrinhos que reinventa os contos de fadas antigos para uma roupagem mais atual. Em Noites (e Dias) da Arábia (148 páginas, papel LWC, capa couché, R$ 17,90) veremos que, com a identidade do Adversário finalmente revelada, os habitantes da Cidade das Fábulas se vêem obrigados a se preparar para a defesa de sua fortaleza no mundo mundano — e isso significa forjar alianças com quem quer que ainda não tenha sido conquistado pelas legiões do inimigo. Mas a chegada de uma delegação das Terras Árabes mostra o quão ardiloso esse tipo de negociação pode ser — especialmente quando um dos lados esconde uma Arma de Destruição Mágica!

Outra serie esperada para lançamento é Vampiro Americano, obra com o desenhista brasileiro Rafael Albuquerque, escrita por Scott Snyder e o mestre do suspense Stephen King. O personagem principal é Skinner Sweet, um vampiro genuinamente norte-americano, diferente de seus assemelhados europeus. Sweet é uma espécie de mutação, pertence a outro ramo da evolução genética dos vampiros, vive do sol, suas presas são como as de uma cascavel, suas unhas são diferentes, assim como seus poderes e fraquezas. Lá fora, além de ter sido indicada no Top 10 das HQs de 2010 do site CBR, a revista ainda ganhou um anúncio de peso: uma minissérie derivada desenhada por Sean Murphy (de Hellblazer e Joe The Barbarian) e um novo arco, passado na 2a Guerra Mundial. A data de estréia da minissérie no Brasil ainda está pra ser anunciada. 

Não posso deixar de citar o aguardado terceiro volume da série, cheia de referencias pop e com uma linguagem voltada para os games, Scott Pilgrim Contra o Mundo, Quadrinhos na Cia. O mangá arrebatou fãs em 2010 e teve uma adaptação cinematográfica muito boa por sinal. A história fala sobre um garoto comum, fã de jogos de vídeo-game, filmes, quadrinhos, que tem que enfrentar os 7 ex-namorados malvados de seu grande amor. 

Outra continuação muito esperada é a da série sobre zumbis Os Mortos-Vivos, da HQM editora, que chega a seu quinto volume: A Melhor Defesa. A espera aumentou muito também por conta de o último volume ter saído há mais de um ano aqui e pelo sucesso do seriado de TV, que reacendeu o interesse dos brasileiros.

No mundo dos quadrinhos nacionais acontece o que me referi no inicio desse texto: você nunca sabe quando algo vai ser lançado mesmo e o que vem por aí com certeza, mas, indo pela lógica do ano passado onde tivemos várias obras com sucesso como Cachalote, Bando de Dois, Necronauta, Pequenos Heróis, MSP50, entre outros. Dois lançamentos já confirmados foram os segundos volumes de “Os Passarinhos”, que sai pela editora Balão, e Pequenos Heróis pela Devir. Com o passar do ano novos lançamentos devem ser anunciados nesse mercado brasileiro que, ainda bem, cresce a cada ano. 

O ano de 2011 promete muitas coisas interessantes em meio a velhas formulas.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus