Tiras Abençoadas


Fala molecada!
Fim de ano chegando e quase não arranjo tempo pra fazer o último Tira de Letra de 2010.
A sorte é que eu tinha feito parte da matéria e salvo no meu blog. E quem disse que só o Word e Jesus salvam?
Por falar no filho do homem, hoje vamos falar das tiras especialmente boladas para ele, o Todo Poderoso, o celestial e Inefável... o meu, o seu e o "puái" do Inri Cristo: Deus!



Criado em 2008 pelo designer gráfico de Nitéroi, Carlos Ruas para um blog chamado Um Sábado Qualquer, Deus acabou se tornando um personagem de tiras de humor, que nasceu diretamente para a internet.
As tiras tomaram uma proporção tão grande de conhecimento do público que Carlos acabou largando o emprego para se dedicar integralmente as suas tiras. E a manobra vem dando certo.
Com um ganho de R$2.000,00/mês entre patrocínios e venda de objetos, como bonecos de pelúcia baseados em seus personagens, ele vem se firmando entre as tiras mais vistas da internet. E não só pela visita em seu próprio blog, mas pela avalanche de blogs que republicam suas tiras.

Há quem se engane que os beatos de plantão se importam com a releitura bem humorada do Criador que o tirinista fez, pois segundo ele, já recebeu muitos elogios de pessoas de várias religiões que costumam acompanhar seu trabalho.Poucas reações negativas ou críticas foram feitas por parte dos cristãos, pois segundo ele, aqui no Brasil as pessoas estão mais adaptadas ao humor religioso. Bom, isso até ele mexer com os Fundamentalistas Maometanos, aí sim quero ver se a coisa não fica séria!Ele diz que recebe um ou outro e-mail dizendo que vai queimar no inferno, mas ainda a oposta que Jesus contava ótimas piadas, e não liga muito pra isso!

Ruas explicou que a inspiração para fazer suas tiras vem de encontros com seus amigos e pelo gosto em estudar várias religiões e mitologia. Habilidoso no desenho, criou personagens com traços simples, mas o que conta mesmo é o humor presente nos roteiros. Ruas afirma que sempre curtiu fazer piadas com temas religiosos e como é ilustrador, resolveu investir em sua própria série de tiras.

A ideia no começo era fazer um messias que ninguém acreditava, mas que porém era o verdadeiro messias! Mas depois chegou a conclusão que ninguém seria melhor que o próprio Deus para ser o personagem principal.

Com cerca de 27 mil acessos diários, as tiras que já estão em sua quarta temporada, contam algumas particularidades da vida de Deus, um senhorzinho barbudo que veste uma toga amarela, de sua "criação", o homem-palito Adão, sempre as voltas com problemas conjugais com sua parceira Eva, além de outros personagens bíblicos e mitológicos e de Luciraldo, uma espécie de "demônio" com cara de raposa.
 
Pra quem se interessa em como são feitas as tiras, Ruas postou em seu vlog como ele produz seu material, que ao meu ver é da maneira mais correta possível! Sempre fazendo as tiras primeiramente no papel e depois montadas e colorizadas no computador, com os progrmas Corel Draw (aaaargh!) e no Photoshop para a pintura. O tempo de produção varia de 3 à 7 horas.
Tô falando sobre o tempo de execução, porque tem muita gente que acha que é fácil e rápido fazer tiras, e não é não!



Assim como Laerte criou um personagem baseado na figura de Deus, o personagem de Carlos Ruas se difere tanto em desenho quanto em conteúdo, pois percebe-se que seu Deus é menos  "bonzinho". Ou seja, ele apresenta uma raiva acumulada pelos fracassos da humanidade, fazendo com que ele tenha um comportamento um pouco mais ofensivo e estressado em determinados momentos. Além de apresentar outros personagens já citados que compõe o time, mas sem tirar o foco do personagem principal.
Apesar do conteúdo religioso, o tirinista não entrega sua inclinação religiosa para preservar a neutralidade de seu trabalho. É uma posição muito interessante, mas não me admiraria se ele resolvesse contar que é ateu. =)
O interesse pela Bíblia e/ou pelo estudo das relações com Deus estão bem presentes e é isso que importa para o sucesso das tiras.
Tanto sucesso vai render um livro que está sendo preparado para o lançamento sem data prevista. Além disso, ainda outros produtos com a sua marca estão sendo criados como camisas, adesivos e desenhos originais na moldura. O cara até apareceu numa entrevista no programa Mais Você, da Rede Globo, onde conta um pouco mais de sua carreira.




Além de leituras de cunho religioso, o artista tem como pilar de criação as tiras do argentino Quino, criador da pequena Mafalda.
Não sou muito ligado nessas tiras, mas é inegável o talento do artista e a repercussão que elas possuem. Por várias vezes, pessoas que não são muito ligadas a ler quadrinhos ou tiras, me abordavam comentando sobre "Um Sábado Qualquer", querendo saber minha opinião e tal. Eu sempre dizia que ainda não tinha visto (o que era verdade) e depois, com a curiosidade aguçada pelos comentários, resolvi ler várias de uma paulada só, e acabei achando que elas tem o sucesso merecido, pois falam sobre um assunto difícil de se escrever, mas que são feitas de uma maneira tão bem colocada que, se o cara que é mais fervoroso em sua fé for um pouco mais tranquilo e souber separar as coisas, com certeza essas tiras vão agradar até a ele.

É isso, pequenos padawans! Bom início de ano pra todos e espero encontrá-los por aqui em 2011.
Uarévaa!!!
  O nosso querido velhinho gagá Freud também fez umas pontas nas tiras!

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus